Partilhar

Receita de Caruru baiano legítimo

 
Por Andréa Porto. 25 agosto 2020
Receita de Caruru baiano legítimo

Caruru é um prato típico da culinário baiana, preparado com quiabo, azeite de dendê, camarão seco, gengibre, amendoim, castanha de caju e outros temperos que ajudam a acentuar ainda mais esta iguaria. Poucos pratos são tão tipicamente brasileiros quanto o caruru baiano, que evidencia as influências africanas e indígenas na nossa gastronomia.

Quer aprender a preparar essa receita rica em aromas e sabores? Então, acompanhe aqui no TudoReceitas a receita de caruru baiano legítimo completa com passo a passo em fotos e prove logo este prato delicioso!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Vatapá baiano tradicional
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece preparando os quiabos: lave-os bem e, após isto, retire as pontas e os cabos dos mesmos. Faça um corte em formato de cruz no sentido do comprimento e, em seguida, pique-os.

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 1
2

Com os quiabos cortados, separe os demais ingredientes: a cebola e o alho, o camarão, a castanha e o amendoim, o gengibre, o azeite de dendê e o cheiro verde.

Dica: Antes de usar o camarão seco, faz-se necessário lavá-los ou deixá-los de molho na água por alguns minutos, escorrendo-os depois, a fim de que retire o excesso de sal.

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 2
3

No liquidificador bata a cebola com o alho, o amendoim, o camarão seco, a castanha de caju, o gengibre e o cheiro verde com 1 xícara de água (aproximadamente). Reserve.

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 3
4

Numa panela funda aqueça um pouco o azeite de dendê e acrescente os quiabos previamente picados. Misture bem e adicione meia xícara de água.

Dica: O azeite de dendê tem um sabor bem marcante e contribui também para dar mais cor ao prato. Se desejar, acrescente mais uma colher de sopa antes de refogar os quiabos.

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 4
5

Adicione o tempero batido no liquidificador, os camarões secos inteiros (opcional), a pimenta do reino e acerte o sal (se for necessário).

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 5
6

Cozinhe o caruru em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e acrescentando mais água, se for preciso. Ele não poderá ficar com consistência rala ou grossa demais.

Dica: Para quem não gosta da baba do quiabo, pode-se pingar gotas de limão ou de vinagre durante o cozimento para retirar o excesso da mesma.

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 6
7

O caruru estará pronto quando os quiabos estiverem macios e a cor das suas sementes ficarem um pouco rosadas. Sirva este caruru baiano tradicional acompanhado de arroz branco, vatapá a seu gosto, moqueca de peixe ou de frutos do mar. Bom apetite!

Procurando mais receitas baianas? Veja como fazer:

Receita de Caruru baiano legítimo - Passo 7

Se você gostou da receita de Caruru baiano legítimo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Vatapá. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Caruru baiano legítimo

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Caruru baiano legítimo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Caruru baiano legítimo
1 de 8
Receita de Caruru baiano legítimo

Voltar ao topo da página