menu
Partilhar

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco

 
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 8 julho 2021
Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco

Pão é paixão nacional, por isso vale a pena testar diferentes receitas de pão caseiro, sobretudo se forem fáceis de fazer! É o caso desta receita de pão de batata caseiro com fermento seco que pode ser servido no café da manhã, no lanche ou como pão de hambúrguer, pois fica bem macio.

Nesta receita de pão de batata fofinho substituímos parte da farinha de trigo por batata, assim agregamos mais fibra e umidade no pão. O preparo, apesar de não ser feito no liquidificador, é bem simples e inclusivamente, se você não quiser sovar, pode preparar este pão de batata na batedeira.

Ficou com vontade de saber como fazer pão de batata caseiro passo a passo em fotos? Continue aqui no TudoReceitas e temos a certeza que você vai adorar o resultado final!

6 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, No forno
Ingredientes para fazer Pão de batata caseiro com fermento seco:
Também lhe pode interessar: Pão caseiro simples com fermento seco
Como fazer Pão de batata caseiro com fermento seco:
1

Para começar a preparar seus pãezinhos de batata lave bem a batata e, sem descascar nem cortar, cozinhe-a no micro-ondas por 5 minutos em potência máxima. Depois vire a batata com cuidado (estará bem quente) e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Pique-a com um garfo para conferir a consistência: se ainda estiver dura, devolva ao micro-ondas por mais 5 minutos.

Dica: cozinhar a batata no micro-ondas é um truque para que fique macia sem ficar úmida, como aconteceria se a cozinhassemos na panela com água.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 1
2

Espere a batata amornar e, em seguida, retire a pele/casca e amasse para obter um puré rústico (não acrescente nenhum ingrediente na batata). Reserve até esfriar completamente.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 2
3

Continuando o preparo desta receita de pão com batata: esquente o leite sem ferver e dissolva nele o fermento e o açúcar. Reserve por 5 minutos, para dar tempo de o fermento ativar. Numa superfície de trabalho limpa e seca coloque a farinha e, no centro, adicione o ovo e a misturinha de leite, fermento e açúcar.

Dica: você saberá que o fermento está ativo quando formar uma espuminha, como na foto. Se preferir, pode misturar estes ingredientes na batedeira, com a o acessório de gancho ou outro equivalente para massas densas.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 3
4

Usando suas mãos, misture os ingredientes do centro com a farinha, fazendo movimentos circulares de dentro para fora. Faça isso até obter uma massa de pão homogênea e levemente seca.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 4
5

Após, acrescente a batata amassada e o sal. Volte a misturar e a sovar com as mãos, incorporando tudo muito bem.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 5
6

Quando a massa estiver consistente, como na foto, acrescente a manteiga e amasse para incorporá-la. Esse ingrediente vai ajudar a conseguir um pão mais fofinho e saboroso!

Dica: mesmo após misturar tudo muito bem essa massa continuará grudando um pouco na bancada e nas suas mãos. Para evitar isso, passe um pouco de manteiga ou óleo nas mãos no momento de sovar.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 6
7

Modele a massa em forma de pão longo e corte em 6 partes iguais, como na foto, para formar pãezinhos de batata em porção individual.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 7
8

Role essas porções de massa na bancada ou nas suas mãos, para conferir um formato arredondado.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 8
9

Coloque os pãezinhos numa assadeira previamente untada com óleo vegetal, deixando alguma distância entre cada um deles, pois irão crescer! Cubra com um pano limpo e reserve por 1-2 horas ou até dobrarem de tamanho.

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 9
10

Após esse tempo, pré-aqueça o forno nos 200ºC e, se quiser, pincele cada pão com clara de ovo batida ou leite e polvilhe o gergelim, para melhorar a apresentação. Quando o forno estiver na temperatura indicada, coloque os pães assando por 15-20 minutos ou até ficarem douradinhos.

Dica: não abra o forno durante os primeiros 10 minutos, para garantir que o pão não fica solado!

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 10
11

Retire os pãezinhos de batata do forno e deixe esfriar um pouco para degustar. Pode servir do jeito que quiser, inclusivamente pode montar sanduíche ou hambúrguer com este pão caseiro de batata!

O que você acha? Diga nos comentários e confira também estas receitas de pão caseiro:

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco - Passo 11

Se você gostou da receita de Pão de batata caseiro com fermento seco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco
1 de 12
Receita de Pão de batata caseiro com fermento seco

Voltar ao topo da página