Pão de queijo

Receita de Pão de queijo com batata

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Receita de Pão de queijo com batata
Imagem: trembom.com

Você já ouviu falar em pão de queijo com batata? Essa é uma receita de pão de queijo caipira mais completa e nutritiva do que o pão de queijo tradicional. Se você é fã da delícia mineira, experimente essa alternativa deliciosa!

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer pão de queijo com batata na massa. O preparo é semelhante ao pão de queijo tradicional e o resultado é um pão de queijo mais consistente, leve e igualmente gostoso, com casquinha crocante e interior macio.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de pão de queijo caseiro fofinho e experimente hoje mesmo!

30 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Pão de queijo com batata:

Como fazer Pão de queijo com batata:

1

Passe as batatas por uma peneira ou coador para obter um purê lisinho. Coloque esse purê de batata numa panela junto com o leite e a margarina ou óleo e leve ao fogo. Fique mexendo a mistura deste pão de queijo e batata até levantar fervura.

Dica: Esta receita também pode ser feita com batata doce para reduzir as calorias.

Receita de Pão de queijo com batata - Passo 1
2

Coloque o polvilho e o sal numa tigela, adicione os ingredientes da panela e misture primeiramente com uma colher e depois com as mãos, até obter uma massa lisinha. Junte os ovos um a um e incorpore bem na massa.

Dica: É importante adicionar os ovos um a um para não perder o ponto da massa caso o ovo seja muito grande. A massa deve ficar macia e numa liga só, sem desgrudar.

Receita de Pão de queijo com batata - Passo 2
3

Por fim incorpore o queijo ralado na mistura de pão de batata e queijo e volte a amassar bem. Modele a massa em bolinhas do tamanho que desejar e coloque em um tabuleiro de forno (não precisa untar). Leve para assar em forno quente (200ºC) até dourar.

Dica: Unte as mãos com um pouco de óleo para que seja mais fácil modelar os pãezinhos.

Receita de Pão de queijo com batata - Passo 3
4

Tire do forno seu pão de queijo feito com batata e deixe esfriar um pouco antes de se deliciar. Confira abaixo como congelar o pão de queijo que sobrou e diga nos comentários o que você achou desta sugestão. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão de queijo diferente? Confira:

Receita de Pão de queijo com batata - Passo 4
Imagem: trembom.com

Se você gostou da receita de Pão de queijo com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão de queijo. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Pão de queijo com batata para congelar - como fazer?

Você preparou esta receita de pão de queijo com batata e percebeu que rendeu bastante? Dê um jeito: basta congelar o pão de queijo para comer noutro momento! Após modelar as bolinhas de massa disponha em uma forma e leve para congelar. Após congelar, coloque os pães de queijo em saquinhos e deixe por até 3 meses na geladeira.

Como congelar pão de queijo assado?

Sim, você pode congelar seu pão de queijo assado! Isso é muito útil para quando você está preparando uma festa e quer deixar tudo prontinho com antecedência e também para quem vende pão de queijo. Asse o pão normalmente, porém sem deixar secar muito para não ficar duro, tire o pão do forno, espere esfriar completamente e coloque em saquinhos para congelar. Simples assim!

Como assar pão de queijo congelado?

Quando você quiser assar seus pães de queijo congelados ligue o forno nos 200ºC. Coloque os pães de queijo num tabuleiro, cuidando para que não fiquem muito próximos uns dos outros e, quando o forno estiver quente, coloque os pães de queijo para assar (não precisa descongelar). O pão de queijo congelado demora um pouco mais para assar, no entanto fica bem crocante e delicioso como se tivesse sido acabado de fazer!

Suba a sua foto de Receita de Pão de queijo com batata

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
7 comentários
A sua avaliação:
Marcelle
Esse paozinho de queijo fica duro no outro dia, ou se mantem fofinho guardando num pote fechado?
Equipe TudoReceitas
Oi Marcelle, o ideal é sempre guardar o pão de queijo dentro de um pote ou saquinho.
A sua avaliação:
Patricia
Bom dia qual é o tamanha das xícaras?
Equipe TudoReceitas
Oi Patrícia, use xícaras de tamanho padrão, as de 200 ml de capacidade.
A sua avaliação:
Margareth
Esse pão de queijo tem que ser feito mesmo com o polvilho doce ou posso usar o azedo na falta do doce?
Sara Silva
Oi Margareth, não testámos esta receita com polvilho azedo por isso não sabemos dizer se dá certo. Se você fizer, conte para nós como ficou!
Paula
Já fiz várias vezes com polvilho azedo fica muito bom😘
A sua avaliação:
Marcelo
Uma dúvida e para misturar o puré quente ao polvilho ou tem de esperar esfriar? Obrigado
Sara Silva
Oi Marcelo, pode é para adicionar quente mesmo. Experimente esta receita de pão de queijo e conte para nós o que achou!
eliana
qual rendimentoto dessa receita num tamanho lanche,pois vendo pai de queijo e gostaria de estar trabalhando com essa receita.obrigada
Sara Silva
Oi Eliana, esta receita de pão de queijo rende o suficiente para aproximadamente 10-15 pessoas. Prepare ela e, se quiser, dobre a quantidade de ingredientes para render mais.
A sua avaliação:
edite
nossa, que terem booommm esse pão de queijo com batatinha!! não conhecia ele até minha cunhada me passar esta receita e estou fazendo esta semana pela terceira vez! rsrsrsr congelo do jeito indicado e ofereço para meus filhos
Sara Silva
Oi Edite, que bom que você gostou desta receita! Obrigada pelo seu comentário e suba foto dos seus pães de queijo quando estiverem prontos! 🙂
Zelia
Geralmente tem que ser escaldado o polvilho,e nao tem esse item nesse preparo.Colocando sem escaldar vai dar certo?Essa é minha duvida.
Sara Silva
Oi Zelia, o polvilho é escaldado com a mistura de batata, leite e óleo 🙂
Imagem: trembom.com
Imagem: trembom.com
1 de 5
Receita de Pão de queijo com batata