Outras sobremesas

Receita de Semlor

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 28 fevereiro 2024
Receita de Semlor

Semlor, semla, fastlagsbulle ou mais conhecidos como pãezinhos suecos da Quaresma, são pães doces de brioche aromatizados com cardamomo e recheados com uma pasta de amêndoa que contrasta perfeitamente com um arejado creme de chantilly. Uma sobremesa tradicional da Escandinávia (Suécia, Finlândia e Estónia) e dos países bálticos. É consumido principalmente durante a época da Quaresma, período entre o Carnaval e a Páscoa.

Sendo assim, no TudoReceitas ensinamos como fazer semlor. Vamos lá!

6 convidados 1h 30m Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, Receitas da Suécia

Ingredientes para fazer Semlor:

  • Para o creme de amêndoas:
  • Para o chantilly:
Também lhe pode interessar: Bolo de sorvete gelado

Como fazer Semlor:

1

Comece por derreter a manteiga numa panela, faça-o em fogo baixo para que derreta lentamente. Em seguida, despeje imediatamente o leite e aqueça até ficar morno.

Receita de Semlor - Passo 1
2

À parte, na tigela da batedeira, despeje a farinha, o sal, o açúcar, o fermento biológico seco, o cardamomo moído ou em pó e o ovo. Misture um pouco.

Receita de Semlor - Passo 2
3

Despeje o leite morno por cima e comece a misturar utilizando o acessório da batedeira.

Receita de Semlor - Passo 3
4

Misture durante 10 minutos na velocidade a máxima até que a massa esteja suave e aveludada.

Receita de Semlor - Passo 4
5

Abra um pouco a massa, coloque em uma tigela e cubra com um pano úmido ou papel filme. A seguir, leve para a área mais quente da casa para crescer até dobrar de volume.

Receita de Semlor - Passo 5
6

Terminado o tempo de descanso, faça furos com os dedos na massa, enrole novamente e divida em pãezinhos de aproximadamente 70 a 100 gramas.

Receita de Semlor - Passo 6
7

Cubra essas porções com pano úmido ou papel filme para evitar que ressequem e amasse-as uma a uma. Em seguida, aperte a junta feita na base para evitar que ela se abra durante o descanso.

Receita de Semlor - Passo 7
8

Disponha essas massas em um prato untado ou com tapete de silicone, deixe uma boa separação entre elas e cubra novamente para deixá-las em local aquecido para que cresçam até dobrarem de volume.

Receita de Semlor - Passo 8
9

Quando estiverem com o dobro do tamanho, pincele-os com ovo batido.

Dica: para isso, utilize um pincel.

Receita de Semlor - Passo 9
10

Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 230°C por 15 minutos ou até que doure. Se estiverem tomando cor muito rapidamente, podemos reduzir a temperatura para 190°C. Depois, quando estiverem prontos, retire-os do forno e coloque-os sobre uma assadeira para esfriar.

Receita de Semlor - Passo 10
11

Prepare o creme de amêndoa. Comece por colocar as amêndoas torradas no processador de alimentos e acrescente o açúcar, bata até virar um pó. Se desejar, você pode substituir as amêndoas inteiras por amêndoas em pó para pular esta etapa e, se quiser que o marzipã fique com uma cor creme uniforme, deixe as amêndoas de molho em água quente por alguns minutos. Em seguida, retire a casca e proceda à trituração junto com o açúcar.

Receita de Semlor - Passo 11
12

Adicione o leite ou creme de leite até formar uma pasta. Adicione também uma pitada de sal e, se desejar, algumas gotas de essência de baunilha.

Dica: ajuste a consistência do creme e, se quiser que fique mais líquida, acrescente um pouco mais de leite ou creme de leite.

Receita de Semlor - Passo 12
13

Por fim, prepare o creme de chantilly. Para fazer isso, coloque o creme de leite, o açúcar e um pouco de essência de baunilha em uma tigela fria.

Receita de Semlor - Passo 13
14

Comece a bater, aumentando gradativamente a velocidade até formar picos suaves. Depois bata mais um pouco com a mão até obter picos firmes, assim o creme não irá quebrar.

Receita de Semlor - Passo 14
15

Monte a sobremesa. Corte o topo dos pães com uma faca de serra e corte novamente este topo com um anel para obter um círculo perfeito ou dar-lhe um formato triangular.

Receita de Semlor - Passo 15
16

Retire um pouco do miolo do pão e despeje ali o creme de amêndoa.

Receita de Semlor - Passo 16
17

Por cima, decore com chantilly. Para ter um desenho bonito, coloque o chantilly em um saco de confeitar com bico estrela e passe por cima em formato de espiral.

Receita de Semlor - Passo 17
18

Coloque a tampa por cima e polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro. Aproveite! Dê-nos a sua opinião nos comentários e partilhe conosco uma fotografia do resultado final.

Receita de Semlor - Passo 18

Se você gostou da receita de Semlor, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas.

Mais receitas de Quaresma

Se quiser saber mais receitas para fazer durante a Quaresma e a Páscoa, não perca estes preparativos:

Suba a sua foto de Receita de Semlor

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 19
Receita de Semlor