Sorvetes e picolés

Receita de Sorvete de chá verde

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 16 julho 2019
Receita de Sorvete de chá verde

Se você quer provar um sorvete de chá verde matcha japonês, o TudoReceitas é o sítio certo! Aqui compartilho com você esta receita de sorvete verde preparado com matcha em pó ou chá verde moído, uma sobremesa gostosa e perfeita para quem gosta de sabores diferentes!

Esta receita de sorvete de matcha é para preparar sem máquina de sorvete. Não vai emulsificante nem liga neutra, apenas matcha em pó ou chá verde moído, açúcar, leite, nata ou creme de leite e gemas de ovo, que ajudam na consistência. Abaixo compartilhamos com você como fazer sorvete de matcha passo a passo em fotos, para que seja ainda mais simples de fazer.

Experimente hoje mesmo esta receita de sorvete de chá verde matcha caseiro e delicie-se!

4 convidados 24h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Popular na Primavera-Verão, Receitas japonesas

Ingredientes para fazer Sorvete de chá verde:

Também lhe pode interessar: Sorvete de matcha

Como fazer Sorvete de chá verde:

1

Primeiramente misture numa tigela o matcha, 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de leite e misture bem. Isso ajuda a conseguir uma mistura de matcha sem grumos. Reserve.

Dica: O matcha é o broto do chá verde em pó ou moído. É muito popular na culinária japonesa porque é rico em antioxidantes, é calmante e está associado à longevidade.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 1
2

Noutra tigela bata as gemas de ovo com o açúcar restante, de preferência usando uma batedeira ou batedor de mão. A este procedimento chama-se "branquear" e consistente em bater bem os dois ingredientes até dissolver os grãos de açúcar, para obter um creme liso. Reserve.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 2
3

Leve o restante leite ao fogo baixo e esquente sem deixar ferver. Adicione a mistura de matcha, açúcar e leite preparada no primeiro passo e deixe ferver por 1-2 minutos sem parar de mexer. Desligue o fogo.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 3
4

Enquanto bate a mistura de gemas de açúcar adicione nela a mistura anterior (leite, matcha e açúcar), aos poucos e sem parar de mexer, para as gemas não coagularem.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 4
5

Coloque toda a mistura do sorvete matcha na panela onde ferveu o leite e leve novamente ao fogo baixo. Fique mexendo e esquente sem deixar ferver (a temperatura não deve superar os 80ºC). Depois retire do fogo e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 5
6

Bata a nata ou creme de leite até ficar bem firme. Incorpore pouco a pouco na mistura anterior e em movimentos envolventes, para conseguir um sorvete cremoso de matcha. Por fim coloque num recipiente com tampa e reserve no congelador por 40 minutos.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 6
7

Após os 40 minutos indicados retire o sorvete de matcha do congelador e mexa com uma colher ou espátula até ficar cremoso. Devolva ao congelador por mais 40 minutos e repita mais 4 ou 5 vezes a cada 40 minutos, sempre devolvendo ao congelador entre cada mexida.

Dica: Este procedimento é importante para conseguir um sorvete muito macio e cremoso, como se tivesse sido feito numa máquina de sorvete.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 7
8

Quando terminar de mexer o sorvete do jeito indicado deixe no congelador por 12 hora seguidas. Depois disso está pronto a servir seu sorvete de chá verde! Delicie-se e diga nos comentários o que você achou desta receita de sobremesa japonesa.

Procurando mais receitas com matcha ou receitas com chá verde? Veja estas sugestões:

Dica: Recomendo retirar o sorvete do congelador cerca de 10 minutos antes de servir, para que fique mais cremoso.

Receita de Sorvete de chá verde - Passo 8

Se você gostou da receita de Sorvete de chá verde, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sorvetes e picolés. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Suba a sua foto de Receita de Sorvete de chá verde

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
rosiane
deve ficar dos deuses 😋
1 de 9
Receita de Sorvete de chá verde