menu
Partilhar

Benefícios da água com limão

 
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. 30 setembro 2022
Benefícios da água com limão

Muito se fala sobre os benefícios da água com limão, principalmente quando tomada com o estômago vazio. Fala-se, sobretudo, das suas propriedades emagrecedoras e desintoxicantes, mas muitas outras também são divulgadas.

No entanto, essa prática tem prós e contras. Alguns afirmam que este é um placebo e argumentam que não existem estudos que sustentem muitas das suas supostas propriedades, enquanto outros apostam nesta medicina tradicional com base em evidências empíricas (próprias experiências e/ou de outras pessoas) e alguns factos científicos.

Vamos descobrir neste artigo os benefícios da água com limão, quando usar e suas contra-indicações. Ficou curioso para saber outros benefícios de certos alimentos? Confira, então, mais informações sobre os alimentos abaixo:

Também lhe pode interessar: Benefícios da cúrcuma

Para que serve a água com limão com o estômago vazio?

Embora não existam estudos científicos que atestem os benefícios da água com limão com o estômago vazio, existem muitos estudos que apoiam os benefícios do limão e da água separadamente.

É interessante notar que a água, sozinha, é especialmente importante durante o jejum, de acordo com o Instituto Europeu de Hidratação. De todas essas observações, compilamos os seguintes benefícios da água com limão com o estômago vazio:

  • Alivia a prisão de ventre: a água acelera o metabolismo e, consequentemente, o movimento intestinal. Também transporta os resíduos para fora do corpo e mantém as fezes hidratadas, facilitando a sua evacuação. Se quisermos um melhor efeito desta bebida, a água deve estar morna (não quente).
  • Ajuda a perder peso: a água hidrata o corpo, influenciando, assim, no aumento da quebra da gordura corporal, ajudando a mobilizá-la e eliminá-la. Além disso, mantém o corpo limpo, eliminando os resíduos do intestino, promovendo também a perda de peso. Por sua vez, o limão também ajuda a reduzir esses quilos extras. Explicamos a você neste outro artigo: "O limão emagrece ou engorda?".
  • Hidrata o corpo após horas de descanso: é muito importante beber água assim que se levantar, assim você ajuda a manter as funções vitais do corpo sempre ativas, como o funcionamento correto do cérebro, os rins funcionam corretamente, lubrifica os músculos e articulações, entre outras outras funções.
  • Fortalece o sistema imunológico: o limão ajuda a aumentar as defesas do organismo graças à sua alta porcentagem de vitamina C. As primeiras horas do dia são as melhores para consumir vitamina C, pois o corpo a assimila melhor.
  • Evita a retenção de líquidos: beber água mantém o corpo hidratado, evitando a sensação de inchaço e peso.
  • Melhora digestão: a água dissolve os nutrientes para que sejam absorvidos pelo sangue e transportados para as células.
  • Alivia o mau hálito: segundo a crença popular e o gingivite, o limão combate o mau hálito e funciona como bactericida. Da mesma forma, ajuda a combater os sintomas da gengivite devido ao seu poder germicida. No entanto, não foi comprovado cientificamente que o limão alivia especificamente essas dores, mas existem estudos que afirmam seu poder bactericida e anti-inflamatório.
  • Melhorar a qualidade da pele: a água é vital para a preservação da pele, para manter a sua elasticidade e tonicidade. Por sua vez, o limão fornece vitamina C que protege contra dois radicais livres, que causam o envelhecimento prematuro da pele.
  • Pode estimular o seu metabolismo: alguns estudos ligam beber muita água com a função mitocondrial melhorada e outros estudos com a termogênese. Ambos os processos estão relacionados à aceleração do metabolismo, porém, não há estudos que vinculem a água potável ao limão com o estômago vazio, nem ou sozinho o limão, à aceleração metabólica.
  • Ajuda a reduzir o índice glicêmico (IG): a American Diabetes Association (ADA) recomenda o uso de limão para combater o diabetes porque retarda a conversão de amido em açúcar, ou reduz o IG de dois alimentos que são consumidos com esta fruta. Além disso, essa característica da cal pode influenciar na perda de peso corporal.

Conselhos: O Instituto Europeu de Hidratação recomenda começar o dia bebendo 4 copos de água.

Benefícios da água com limão - Para que serve a água com limão com o estômago vazio?

Água com limão é bom para quê?

Embora seja verdade que a água com limão proporciona muitos benefícios ao corpo com o estômago vazio, também é verdade que essa combinação tem outras propriedades que funcionam muito bem durante o resto do dia.

Portanto, abaixo mostramos os benefícios da água com limão com o estômago vazio, mas também em qualquer outra hora do dia:

  • Produz uma sensação de saciedade: consumir água entre as refeições acalma o apetite, pois mantém o corpo hidratado e faz você se sentir satisfeito. O limão servirá para dar sabor.
  • Fornece uma bebida de baixa caloria: a água com limão serve para reduzir a ingestão calórica e estimular o consumo de água sem se aborrecer. O limão tem apenas 6 calorias, perfeito para substituir bebidas muito calóricas (1 copo de suco de laranja tem 110 calorias e ½ litro de refrigerante 200 calorias).
  • Mantém o corpo hidratado: a água ajuda a regular a temperatura corporal, transporta nutrientes para as células, contribui para a expulsão de resíduos, melhora a pele e promove o desempenho desportivo.
  • Alivia a diarreia: o limão tem propriedades anti-inflamatórias e adstringentes que impedem esta doença. Assim, juntamente com a água, tornam-se uma bebida hidratante muito eficiente nestes casos.
  • Ajuda na absorção do ferro: a vitamina C permite que o corpo aproveite melhor o ferro, facilitando sua absorção, segundo um estudo realizado pela policlínica de ensino Ramón López Peña, em Cuba.

Agora, também existem alguns mitos em torno de beber água com limão que é importante negar. Os mais comuns são estes:

  • Regula o pH do organismo (alcaliniza-o): esta crença não é fundamentada por nenhum estudo atual.
  • Limpa o fígado: outro mito difundido que ainda está sob investigação, sem resultados até agora.
  • Ajuda a baixar o colesterol: isso não é comprovado cientificamente, mas há estudos que defendem que o limão favorece o aumento da parede capilar.

Como preparar água com limão: receita passo a passo

Preparar a água com limão é muito simples e você só precisa reunir estes ingredientes:

  • 1 copo de água mineral em temperatura ambiente
  • 1 limão

Depois de ter os ingredientes, siga estes passos para fazer água de limão:

  1. Prepare um copo de água à temperatura ambiente. Você pode deixar um copo de água fora da geladeira na noite anterior para economizar tempo de manhã ou tirá-lo de manhã com bastante antecedência (o tempo vai depender do clima). Outra alternativa é aquecer um pouco a água. Em qualquer caso, use água mineral, pois a água não deve conter nenhum produto químico (como flúor, cloro ou outros). Também ajuda usar água filtrada, pois remove a maioria dessas substâncias.
  2. Esprema 1 limão na água. Corte um limão ao meio e esprema o suco de ambas as partes. Evite que as sementes caiam na bebida.
  3. Mexa a mistura. Faça isso até que ambos os líquidos estejam unificados.
  4. Consuma esta bebida com o estômago vazio. Se você deseja perder peso, reabastecer o corpo de uma noite de descanso, fortalecer o sistema imunológico ou aliviar a constipação, tome-o assim que acordar e espere 30 a 45 minutos antes de tomar o café da manhã. Após o café da manhã, de preferência não coma ou beba nada por 2 horas. Da mesma forma, durante o almoço e o jantar, não coma ou beba antes de 2 horas.
  5. Beba a água com limão entre as refeições. Se você deseja que a água com limão ajude na perda de peso, alivie a fome ou acelere o metabolismo, você pode beber essa mistura entre as refeições. Neste caso, após tomá-lo, evite comer por 30 minutos.
Benefícios da água com limão - Como preparar água com limão: receita passo a passo

Quanto tempo você deve beber água com limão com o estômago vazio?

A água com limão é uma bebida que você pode beber praticamente o quanto quiser, pois é baseada em dois compostos muito saudáveis. Apesar disso, é sempre aconselhável permitir que o corpo se adapte às mudanças, principalmente as alimentares. Você deve levar em consideração as contra-indicações desta bebida e seus efeitos colaterais.

Então, para começar, você pode consumir água com limão com o estômago vazio por 1-2 semanas. Depois, você pode descansar por 1 mês e, após esse período, reiniciar o ciclo.

Contra-indicações de beber água com limão com o estômago vazio

Cada corpo é único, por isso nem tudo que é benéfico para uns é, necessariamente, benéfico para outros. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento natural é sempre bom se informar sobre suas contraindicações, ou melhor ainda, consultar seu médico. Então, em que casos não é recomendado beber água com limão?

  • Se você usou esmalte ou sofre de sensibilidade dentária: a acidez do limão ou de qualquer outro alimento semelhante (especialmente pela manhã) pode afetar a sensibilidade das gengivas, causando dor nos nervos orais após consumir alimentos muito quentes ou frios. Por outro lado, se for desgaste do esmalte, essa condição pode até ser agravada. Por isso, em ambos os casos, antes de beber água com limão com o estômago vazio, pergunte ao seu dentista se você pode consumi-la e, em caso afirmativo, como fazê-lo.
  • Se sofre de úlcera gástrica ou refluxo: nesses casos, a acidez do limão pode causar uma grande variedade de problemas estomacais: azia, refluxo, náusea e vômito. Isso pode ser agravado pela manhã, pois quando você bebe água com limão com o estômago vazio, seu estômago fica mais sensível.
  • Não o use para tratar aftas: há uma crença de que a água com limão ou limão melhora as úlceras na boca, mas de acordo com a American Dental Association, o que realmente faz é irritar mais essa lesão. A melhor coisa a fazer em qualquer caso é deixar as úlceras na boca curarem por conta própria.
  • Evite se você sofre de enxaquecas ou dores de cabeça severas: as frutas cítricas podem piorar essas doenças, pois têm um efeito vasoconstritor que desencadeia ataques.
  • Evite em grupos de risco: o suco de limão é contra-indicado para crianças menores de 4 anos de idade. Pessoas com saúde frágil (dependendo do tipo de doença), gestantes e idosos devem consultar um médico antes de ingerir esta bebida por períodos médios ou longos.

Efeitos colaterais da água com limão

Assim como a água com limão pode ser contraindicada para algumas pessoas devido às particularidades de cada organismo, exceder a dose dessa bebida ou consumi-la por muito tempo também pode levar a alguns problemas de saúde menores, mas irritantes. Aqui estão alguns efeitos colaterais da água com limão, tomada com o estômago vazio ou em qualquer outra hora do dia:

  • Ele desgasta o esmalte dos dentes e pode causar cáries: alimentos ácidos, em geral, em excesso, desgastam o esmalte dos dentes e, consequentemente, nos tornam suscetíveis às cáries. Para amortecer esse efeito, depois de beber esta bebida, escove os dentes por 30 segundos a 1 minuto com água. Em seguida, lave a boca com um enxaguante bucal que contenha flúor. Desta forma, o flúor protegerá seus dentes e reduzirá sua sensibilidade.
  • Pode causar problemas digestivos: algumas pessoas têm estômagos muito sensíveis, apesar de não terem nenhuma doença estomacal. Nesses casos, é preferível consumir essa bebida com moderação, pois podem aparecer desconfortos digestivos como refluxo, azia e até irritação no esôfago.
  • Pode causar diarreia: se você exagerar, a vitamina C no limão pode fazer com que seu estômago se solte.

Se gostou do artigo Benefícios da água com limão, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Bibliografia
  • Thornton, S. (junio 10, 2016). El aumento de la hidratación puede estar asociado con la pérdida de peso. julio 21, 2020, de Frontiers in Nutrition Sitio web: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4901052/
  • Dennis, E., Dengo, A., Comber, D., Flack, K., Savla, J., Davy, K., “&” Davy, B. (febrero 18, 2010). Water Consumption Increases Weight Loss During a Hypocaloric Diet Intervention in Middle-aged and Older adults. Julio 21, 2020, de HHS Author Manuscript Sitio web: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2859815/
  • Boschmann, M., Steiniger, J., Hille, U., Tank, J., Adams, F., Sharma A., Klaus, S., Luft, F., “&” Jordan, J. (diciembre, 2003). Water-induced thermogenesis. Julio 21, 2020, de PubliMed Sitio web: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2859815/
  • Da Silva, A. (Mayo, 2005). Determinación de la actividad antibacteriana de tres variedades de limón (Citrus limón (L) Osbeck, Citrus limón (L) Osbeck en combinación con Citrus reticulata y Citrus medica L.) Frente a Staphylococcus aureus y Escherichia coli1. Julio 21, 2020, de Universidad, Ciencia y Sociedad Sitio web: http://www.revistasbolivianas.org.bo/scielo.php?pid=S8888-88882015000100006&script=sci_arttext
  • Martín, I., “&” Vilar, E. (diciembre, 2005). Papel de la vitamina C y los β-glucanos sobre el sistema inmunitario: revisión. Julio 07,2020, de Revista Española de Nutrición Humana y Dietética Sitio web: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2174-51452015000400008

 

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Benefícios da água com limão
1 de 3
Benefícios da água com limão

Voltar ao topo da página