Nutrição e saúde

Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 10 agosto 2022
Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento

Você sabia que o inhame é um dos melhores alimentos em nutrição para incluir na sua dieta? Esse alimento pode ser consumido cozido, frito, refogado, em sopas, em saladas, em chá e até fazer suco! Também é bem saboroso, o que estimula ainda mais adicioná-lo no seu dia a dia!

O inhame faz muito bem para o nosso organismo, porque aumenta a imunidade e é rico em nutrientes. Além disso, ele é um carboidrato que fornece energia, mas não é muito calórico – a cada 100g, há cerca de 97 calorias. Isso faz dele ótimo para substituir o pão ou o arroz, e contribuir em dietas de quem deseja eliminar peso, sem perder massa muscular.

No Tudo Receitas, separamos informações para você saber mais sobre esse superalimento e colocá-lo no seu cardápio do dia a dia. Aqui, conheça os benefícios do inhame e saiba como aproveitá-lo melhor em suas receitas - separamos as 15 melhores receitas com inhame.

Também lhe pode interessar: Benefícios da água com limão

Índice

  1. O que é o inhame?
  2. Inhame: para que serve?
  3. Como cozinhar inhame
  4. O que é elixir de inhame
  5. Como fazer suco de inhame
  6. Receitas com inhame: 15 sugestões imperdíveis

O que é o inhame?

O inhame é um tubérculo, parente da batata-doce, que é cultivado desde 5.000 a.C. em regiões da África e da Ásia. No Brasil, o inhame também é conhecido como taro, cará ou taioba-de-são-tomé, e é muito popular no Nordeste, a região de maior produção e consumo no país.

Dependendo da região, a aparência do inhame pode variar, mas, no geral, ele possui uma casca grossa e de cor marrom, e branco ou cor clara por dentro.

Inhame: para que serve?

O inhame vem sendo estudado continuamente e muitos de seus benefícios estão comprovados, reforçando seu caráter de superalimento. Por isso mesmo, entre os benefícios do inhame para a saúde destacamos esses como principais:

  • Ajuda a funcionar o intestino, combatendo a prisão de ventre, por ter fibras solúveis;
  • Fortalece o sistema imunológico por ter vitamina C e vitaminas do complexo B;
  • Melhora a visão, por causa da vitamina C e B6;
  • Faz bem para a pele devido às propriedades antioxidantes e a presença de vitamina A, que ajuda na eliminação de radicais livres e manutenção da pele hidratada;
  • Previne doenças cardíacas e de hipertensão, por causa da vitamina B6 e do potássio;
  • Ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, porque diminui a velocidade de absorção de açúcar, combatendo o risco de diabetes;
  • Diminui os efeitos da menopausa, porque contém diosgenina, uma substância que tem a estrutura similar aos estrógenos humano e que comprovadamente equilibra os hormônios femininos.

Como cozinhar inhame

Para cozinhar o inhame, a primeira coisa a ser feita é descascar-lo. E descascar o inhame não é uma tarefa fácil! Esse tubérculo solta uma espécie de baba, que dificulta o descascamento, e ainda pode provocar uma reação alérgica na pele, porque ele solta ácido oxálico.

Então, o que recomendamos é fervê-lo na água com casca por pelo menos 10 minutos para eliminar essa baba. Depois de ferver, a casca dele vai estar bem molinha. Espere esfriar um pouco e o inhame está pronto para você descascar!

Outra dica é ferver o inhame cru na panela de pressão - mas faça isso depois de limpá-lo com uma escova para retirar toda a sujeira - por cerca de 10 minutos.

Depois de descascar, é só cortar o inhame no formato de sua preferênciarodelas ou tiras – e cozinhá-lo do modo que preferir! Geralmente, ele leva 40 minutos no cozimento para ficar macio e apetitoso. Você pode fazer isso colocando-o descascado diretamente na água ou no vapor, que ajuda a preservar os seus nutrientes.

Também é possível cozinhar o inhame no micro-ondas, se não for possível usar o fogão. Mas nesse caso, use luvas para descascá-lo e deixe em uma bacia com água e um pouco de vinagre por cerca de 10 minutos. O vinagre faz com que a substância ácida do inhame seja expelida. Depois, corte da maneira de sua preferência e coloque em um recipiente com água e sal a gosto, cobrindo-o. Depois de 15 minutos em média, ele estará pronto!

Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento - Como cozinhar inhame

O que é elixir de inhame

O elixir de inhame é uma poção feita com extrato de inhame dissolvido em álcool em sua composição, com objetivo de extrair o mais benéfico que esse tubérculo tem a oferecer. Esse elixir tem propriedades antioxidantes, antibacterianas, imunológicas e anti-inflamatórias.

Ele deve ser consumido por via oral, no máximo 3 vezes por dia, na hora das refeições. No entanto, não é recomendável ser consumido por mulheres grávidas e crianças menores que 14 anos.

Para fazer o seu elixir caseiro de inhame, você vai precisar:

  • 2 inhames médios;
  • 1 cenoura média;
  • suco de 1 laranja;
  • 200 mL de água.

Lave os inhames e a cenoura, e retire a casca, colocando-as dentro de uma panela. Ferva as cascas por 5 minutos. Em uma panela à parte, acrescente o 200 ml de água e as cascas, e deixe ferver até que metade se evapore. Depois, coe e coloque o elixir em um vidro com tampa. Armazene na geladeira e consuma-o em até 1 semana.

Como fazer suco de inhame

O suco de inhame é ótimo para aumentar a imunidade, além de saciar por ser nutritivo. Você pode consumi-lo de manhã, à tarde ou à noite, ou até mesmo antes do seu treino parar dar mais energia. Esse suco é bem funcional e prático de preparar. Para fazê-lo você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • ½ inhame pequeno
  • 1 maçã média ou grande
  • 1 rodela de gengibre fresco
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1½ xícaras de água gelada

Depois de preparar o inhame - lavar e descascar - corte pedacinhos e faça o mesmo com a maçã. Coloque os dois no liquidificador, acrescentando água, o suco de limão, e o gengibre. Bata bem até triturar todos os ingredientes, uniformizando-os. Prontinho! Se quiser, você pode coar, fica opcional. Agora, é só desfrutar do seu suco de inhame! Gostou?

Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento - Como fazer suco de inhame

Receitas com inhame: 15 sugestões imperdíveis

Versátil, esse tubérculo pode servir de ingrediente para alimentos tão distintos quanto um purê, um suco ou até um pão de queijo. Por isso mesmo, preparamos uma lista abaixo com 15 receitas imperdíveis com inhame:

  1. Receita de Pão de queijo de inhame: Pão de queijo é muito bom e a gente ama descobrir variações dessa receita clássica tão saborosa! Aqui nessa versão a estrela é o inhame, que ajuda a dar o ponto perfeito e torna o preparo desse pão de queijo muito fácil.
  2. Receita de Purê de inhame light: esta receita de purê de inhame light é ótima porque é fácil de preparar e fica bem gostosa, sem adição de creme de leite, manteiga nem outros ingredientes calóricos. Experimente!
  3. Receita de Panqueca de inhame cozido: Prepare esta receita de panqueca de inhame vegano se você segue uma alimentação sem glúten, sem lactose e sem ingredientes de origem animal e garanto para você que vai gostar!
  4. Receita de Caldo de inhame saboroso: o caldo de inhame é uma das sopas mais reconfortantes. Seu preparo é bem simples, até quem não é muito experiente na cozinha conseguirá fazer.
  5. Leite vegetal de inhame: também chamado de suco de inhame, é um excelente substituto do leite comum para quem apresenta intolerância à lactose ou segue uma alimentação vegana. Este leite vegetal é sem lactose e pode ser preparado com inhame cru ou inhame cozido.
  6. Receita de Nhoque de inhame: fazer um de nhoque de inhame é boa ideia para variar nas receitas de inhame e diversificar seu cardápio semanal. Essa receitinha você prepara bem facilmente com apenas 4 ingredientes: inhame, farinha de trigo, ovo e queijo parmesão.
  7. Receita de Panqueca de inhame: esta é uma receita de panqueca vegana simples sem ovo e sem outros ingredientes de origem animal. O inhame é batido no liquidificador junto com os restantes ingredientes, por isso seu sabor é praticamente imperceptível.
  8. Receita de Bolinho de inhame: o bolinho de inhame é uma delícia saudável e perfeita para toda a família, inclusive para bebês a partir dos 6 meses.
  9. Receita de Escondidinho de inhame: um prato saboroso, recheado com frango e requeijão, perfeito para aqueles dias que queremos preparar algo diferente do convencional!
  10. Receita de Sopa de inhame com carne: a sopa de inhame com carne tem um sabor maravilhoso e além disso, é muito nutritiva! Ela rende uma refeição completa por isso é indicada para servir como prato principal no almoço ou no jantar.
  11. Receita de Inhame refogado na manteiga: com poucos ingredientes, o refogado desse inhame leva manteiga, cominho e alho, uma combinação simples e deliciosa. Esse inhame refogado fica pronto em menos de 30 minutos.
  12. Receita de Chips de inhame na AirFryer: esses chips podem ficar crocantes ou macios dependendo da espessura em que você corta as rodelas de inhame. Pode também fazer inhame com casca ou sem casca, abaixo falo sobre as diferenças.
  13. Receita de Caldo de inhame com frango: uma receita super fácil, com poucos ingredientes e, acima de tudo, deliciosa! Fica pronta em 45 minutos.
  14. Suco de inhame para aumentar a imunidade: a melhor forma de usufruir dos benefícios do inhame é consumindo-o cru, neste caso em forma de suco com alguns outros ingredientes, como a maçã, que além de serem muito nutritivos, ajudam a melhorar o sabor deste suco funcional!
  15. Receita de Sopa de inhame com tofu: graças ao inhame e ao tofu, esta é uma sopa muito nutritiva e que sacia bastante, podendo ser servida como refeição principal no seu almoço ou jantar
Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento - Receitas com inhame: 15 sugestões imperdíveis

Se gostou do artigo Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios do inhame: descubra tudo sobre esse superalimento