Nutrição e saúde

Benefícios da farinha de linhaça

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 19 janeiro 2023
Benefícios da farinha de linhaça

Você sabe para que serve a farinha de linhaça? ela é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo e você pode usá-la na preparação de bolos, tortas, panquecas e biscoitos. Além de altamente nutritiva, a farinha de linhaça não tem glúten, estimula a saciedade e é muita boa para quem deseja perder peso!

Aqui no Tudo Receitas, você vai descobrir mais dos benefícios da farinha de linhaça, e como inseri-lo no seu dia a dia. Mas, antes, vamos entender mais sobre a linhaça?

Também lhe pode interessar: Benefícios da quinoa

Índice

  1. O que é a farinha de linhaça?
  2. Benefícios da farinha de linhaça
  3. Receitas com farinha de linhaça

O que é a farinha de linhaça?

Linhaça é a semente da planta do linho, muito utilizada na culinária - de preferência, deve ser consumida sem casca e triturada para aproveitar o seu valor nutritivo - e considerada um alimento funcional, por ser rica em fibras, ácidos graxos e proteínas. Cerca de 39% de sua composição é de óleos, ricos em ômega 3 e ômega 6.

No Brasil, podemos encontrar suas variedades: a linhaça marrom e a dourada. A diferença é que a linhaça dourada possui mais nutrientes – como ômega 3 e ômega 6 – do que a marrom. Quanto à produção nacional, o principal estado produtor dessa semente é o Rio Grande do Sul.

Imagem: reprodução/lifepressmagazin.com

Benefícios da farinha de linhaça

Vamos saber mais sobre os benefícios do consumo da farinha de linhaça?

  • Por causa da sua baixa porcentagem de gordura, a farinha de linhaça ajuda na perda de peso, acelerando metabolismo e provocando sensação de saciedade por maior tempo.
  • A presença de ácidos graxos faz com que a farinha de linhaça tenha propriedades anti-inflamatórias.
  • Previne doenças cardíacas e ajuda a controlar o colesterol (diminuir os níveis de LDL e aumentar os de HDL), e a pressão arterial, por causa do alto teor de Ômega 3.
  • Tem propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce, além de aumenta a imunidade.
  • Colabora na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), porque tem substâncias que ajudam a controlar os hormônios.
  • Ajuda no melhor funcionamento do intestino e da digestão, porque tem grande quantidade de fibras alimentares.
  • É rica em proteínas do complexo B, sendo um alimento muito benéfico para quem não consome proteína animal.
Benefícios da farinha de linhaça - Benefícios da farinha de linhaça

Receitas com farinha de linhaça

Agora que você já sabe dos benefícios da farinha de linhaça, deve estar se perguntando como usar a farinha de linhaça no seu dia dia! Nos te ajudamos! Selecionamos algumas receitas bem práticas e fáceis, para você descobrir o quanto você vai se sentir mais leve, inserindo esse ingrediente nas suas receitas, e também como ela deixa o resultado final do prato incrível!

Se gostou do artigo Benefícios da farinha de linhaça, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Benefícios da farinha de linhaça