Nutrição e saúde

Benefícios do mamão

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 1 fevereiro 2023
Benefícios do mamão

O mamão é uma fruta ideal para consumir todos os dias no café da manhã, sabia? Ela está entre uma das mais consumidas entre os brasileiros e traz inúmeros benefícios, inclusive, para o funcionamento saudável do intestino.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), são produzidas mais de 6,8 milhões de toneladas de mamão no mundo, sendo o Brasil o segundo maior produtor dessa fruta, de acordo com dados do ano de 2018.

Sendo uma fruta de origem tropical das Américas, o nome científico do mamão é Carica papaya, tendo mais de 57 variedades, entre elas, o mamão-papaia, o mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho, mamão-da-índia, etc.

Quer aprender todos os benefícios do mamão? Continue lendo este artigo do TudoReceitas!

Também lhe pode interessar: Benefícios do chá de erva-doce

Índice

  1. Quais os benefícios mamão para o intestino - E todo o corpo!
  2. Como conservar o mamão
  3. Receitas com mamão

Quais os benefícios mamão para o intestino - E todo o corpo!

O mamão pode ser considerada um laxativo natural, porque essa fruta auxilia no funcionamento do intestino, sendo rico em fibras e substâncias que ajudam na digestão de proteínas, principalmente, o mamão do tipo formosa - mais do que o mamão papaia - segundo dados do TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

Além disso, para quem está em uma dieta de baixa calorias, o mamão é um ótimo aliado, pois tem apenas 40 calorias em 100 gramas, ou seja, tem baixo índice glicêmico.

Você conhece as vitaminas do mamão? Essa fruta é rica em vitaminas A, C, E e do complexo B, além dos minerais cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, você deve estar se perguntando, mas afinal quais os benefícios do mamão?

  • Fortalecimento do sistema imunológico;

  • Combate dos radicais livres e retardamento do envelhecimento precoce;

  • Melhoria da saúde da visão;

  • Benefício da resistência dos ossos;

  • Combate à fadiga;

  • Prevenção da diabetes;

  • Manutenção do nível sadio do colesterol e redução da absorção de gorduras;

  • Benefício da pele e do cabelo.

Também é importante dizer que as sementes do mamão aumentam o poder laxativo da fruta, além de serem fontes de vitaminas e proteínas, podendo ser igualmente consumidas ao natural, secas ou moídas em molhos e vitaminas.

Como conservar o mamão

Quando o mamão estiver maduro, ele deve ser mantido na geladeira por no máximo 3 dias, depois disso essa fruta pode começar a criar fungos.

No entanto, se a fruta estiver aberta, você deve colocá-las em um recipiente hermético ou embalar no papel alumínio, e conservar na geladeira de 3 a 5 dias, no máximo.

Benefícios do mamão - Como conservar o mamão

Receitas com mamão

Agora que você já sabe para que serve o mamão, te contamos que além de comer a fruta de forma natural, também é possível aproveitar o mamão para vitaminas e sobremesas, confira:

1. Receita de Suco de mamão: um suco fácil e super saudável para a sua saúde, e muito recomendado para quem está numa dieta de baixa caloria ou para crianças. Aqui também acrescentamos limão, água de coco, cenoura e banana.
2. Receita de sobremesa de mamão: que tal uma sobremesa deliciosa com iogurte e mirtilos? Bom para o lanche da tarde ou consumir depois do almoço!
3. Receita de Doce de mamão: apesar de levar um tempo para ficar pronta, essa receita de doce de mamão tem um preparo simples e vale a pena cada minuto de espera.
4. Receita de Doce de mamão cristalizado: aqui uma receita fácil e deliciosa! Feito com mamão verde, água, açúcar, canela, cravos e bicarbonato de sódio, o resultado é incrível e ainda fica um doce lindo para colocar em uma compoteira ou até presentear!
5. Receita de Bolo de mamão cremoso: sim, é possível fazer bolo de mamão! Confira o passo a passo e aprenda a obter a textura e o sabor perfeitos para um café da manhã gostoso que deixará seu dia melhor.

Benefícios do mamão - Receitas com mamão


6. Receita de Doce de mamão com rapadura: o tipo de doce que nos remete à infância! Aromatizado com cravo e canela, o cheiro desse doce é de nos envolver completamente.
7. Receita de Doce de mamão maduro fácil: este doce de mamão em pedaços é uma receita deliciosa, com cara de gourmet, capaz de surpreender qualquer um! Veja como fazer o mamão numa calda aromatizada com canela e casca de limão.
8. Vitamina de banana com mamão: preparada com leite vegetal, essa vitamina de banana vai ajudar no funcionamento do intestino e a desinchar a barriga.
9. Receita de Creme de papaia com licor de cassis: quem inventou a receita de creme de papaia com licor de cassis com certeza merece um prêmio! Esta sobremesa cremosa é perfeita para o verão, por ser leve e refrescante, além de muito saborosa!
10. Receita de Doce de abacaxi com mamão: o doce de abacaxi com mamão é uma delícia que ninguém pode perder. Esta sobremesa gostosa pode ser apreciada durante todo o ano e é muito fácil de preparar.

Se gostou do artigo Benefícios do mamão, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios do mamão