Truques e técnicas

Como fazer bolo no microondas

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 13 setembro 2018
Como fazer bolo no microondas

Assar bolo no microondas é muito tentador: é fácil, rápido, gasta poucos ingredientes e rende um bolinho de porção individual para comer logo na hora. No entanto todo o mundo que já fez bolo no microondas percebeu que nem sempre dá certo! Porquê? Existem algumas noções e truques a ter em conta na hora de fazer bolo no microondas, por isso criamos este artigo aqui no TudoReceitas em que respondemos às principais dúvidas: Pode assar bolo no microondas com forma de alumínio? Quantos minutos para assar um bolo no microondas? Como fazer bolo no microondas com mistura para bolo? Como fazer bolo no microondas na xícara? Confira abaixo todas as respostas e ainda várias receitas de bolo no microondas que dão muito certo!

Também lhe pode interessar: Como fazer o teste do palito no bolo

Índice

  1. É possível assar bolo no microondas?
  2. Qual forma usar para fazer bolo no microondas?
  3. Quanto tempo para fazer um bolo no microondas?
  4. Como fazer bolo de caneca com a massa pronta?
  5. Como assar bolo no micro-ondas sem perder o sabor?
  6. Receitas de bolo no microondas

É possível assar bolo no microondas?

É possível sim! E você não precisa de um microondas muito moderno para fazer um bolo gostoso nele, basta aquele microondas básico que até ao momento você usava apenas para esquentar comida! Usar microondas para fazer bolo é também uma alternativa para quem não tem forno em casa.

Como fazer bolo no microondas - É possível assar bolo no microondas?

Qual forma usar para fazer bolo no microondas?

Esse é um tópico bem importante, pois certos materiais reagem de maneira diferente ao serem aquecidos no microondas e podem mesmo acabar danificar o próprio microondas, seja ele um forno-microondas ou microondas simples.

Pode assar bolo no microondas com forma de alumínio? A resposta é: NÃO, nunca faça isso! Esquentar alumínio no microondas, seja uma forma ou uma marmita, é muito perigoso pois os campos elétricos e magnéticos do microondas criarão corrente elétrica no metal, resultando no superaquecimento e faíscas que podem levar a um incêndio.

Nesse caso, qual forma usar para fazer bolo no microondas? Você pode fazer bolos no microondas em segurança usando formas de vidro (pirex) ou de silicone (se usar de silicone, não precisa untar). Alguns bolos, como os bolos de xícara, são feitos em xícaras de cerâmica e também não tem nada de errado nisso, mas fique sabendo que a cerâmica, ao ser exposta a altas temperaturas, pode começar criando rachaduras e quebrar. Potes e vasilhas de plástico também não são legais pois podem começar a derreter, além de libertarem gases tóxicos ao sobreaquecerem.

Como fazer bolo no microondas - Qual forma usar para fazer bolo no microondas?

Quanto tempo para fazer um bolo no microondas?

Assim como acontece com os bolos assados no forno, não existe uma potência nem tempo padrão para fazer bolo no microondas, isso sempre depende da quantidade de massa que queremos cozinhar, dos ingredientes nela e da própria potência do aparelho. Por isso confira na receita qual a potência e quantos minutos são necessários para assar um bolo no microondas. Se for um bolo de xícara, por exemplo, poderá a assar em potência máxima por 4-6 minutos mas, novamente, consulte a receita do bolo em questão para ter a certeza.

Assar o bolo por tempo demais ou numa potência muito alta pode acabar resultando num bolo seco e rijo, que perdeu grande parte da sua umidade e quase queimou. Por isso, quando na dúvida, asse o bolo de microondas pelo tempo indicado, retire e confira a consistência fazendo o teste do palito. Se o bolo estiver quase pronto, talvez seja preferível servir assim mesmo ao invés de voltar com ele ao microondas e arriscar passar do ponto. Mesmo que o resultado seja um bolo de microondas cru não tem problema, ficará tão gostoso quanto um bolo vulcão!

Como fazer bolo no microondas - Quanto tempo para fazer um bolo no microondas?

Como fazer bolo de caneca com a massa pronta?

Para tornar ainda mais prático e rápido o preparo de um bolo de microondas, você pode usar uma massa pronta de bolo. Mistura para bolo pronta de paçoca, de chocolate, de fubá, de banana... qualquer uma é válida, escolha o seu sabor favorito e veja como fazer bolo de caneca com massa pronta:

  1. Num bowl prepare a massa de bolo de acordo com o indicado na embalagem;
  2. Distribua a massa por três ou mais canecas, lembrando que não pode encher até ao topo pois o bolo irá crescer;
  3. Coloque as canecas no microondas em potência máxima por 2-3 minutos;
  4. Retire as canecas com cuidado (estarão quentes!) e faça o teste do palito para conferir se o bolo está pronto;
  5. Se a massa estiver muito crua, leve ao microondas por mais 1 ou 2 minutos.

Você pode também assar receita de bolo convencional no microondas, basta dividir a massa por várias xícaras e assar pelo tempo indicado acima.

Conselhos: A estas massas prontas de bolo você pode acrescentar outros ingredientes simples a gosto, como raspas de limão ou gostas de chocolate. Assim o seu bolo ficará ainda mais gostoso!

Como fazer bolo no microondas - Como fazer bolo de caneca com a massa pronta?

Como assar bolo no micro-ondas sem perder o sabor?

Se você acha que bolo feito no microondas tem pouco sabor, confira nossas dicas para preparar um bolo no microondas bem gostoso, que você vai querer repetir por muitas mais vezes e até chamar amigos e família para provar!

Prepare a receita de bolo para microondas do jeito habitual ou seguindo uma receita. Após, você pode turbinar a massa do bolo de microondas com ingredientes a gosto que irão conferir aquele toque diferente e mais gostoso! Nossas sugestões: raspas de limão, raspas de laranja, gotas de chocolate e essências ou extratos (a mais comum é de baunilha, mas existem outros como menta). Apenas não exagere na quantidade: uma colher de sobremesa de um destes extras é o suficiente para assar bolo no micro-ondas sem perder o sabor!

Como fazer bolo no microondas - Como assar bolo no micro-ondas sem perder o sabor?

Receitas de bolo no microondas

Depois de reunir todas as dicas e truques para assar bolo no microondas com sucesso, vamos conferir as receitas de bolo de microondas? Aqui você encontra várias sugestões, comece pela sua favorita e vá testando das restantes, pois todas merecem ser provadas!

Bolo de microondas de caneca/na xícara

Bolos de microondas saudáveis

Bolos de microondas grandes

(que não são de xícara)

Como fazer bolo no microondas - Receitas de bolo no microondas

Se gostou do artigo Como fazer bolo no microondas, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como fazer bolo no microondas