Truques e técnicas

Como fazer macarrão de abobrinha

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 outubro 2019
Como fazer macarrão de abobrinha

A constante procura por receitas saudáveis e formas diferentes de cozinhar e preparar legumes fez com que o macarrão de abobrinha se tornasse uma realidade em muitos restaurantes e nas nossas casas também. Se você ainda não está por dentro desta tendência gastronômica continue aqui no TudoReceitas pois vamos lhe contar tudo acerca de como fazer macarrão de abobrinha!

O macarrão de abobrinha, também chamado de espaguete de abobrinha, é um jeito diferente de incluir abobrinha no seu cardápio e uma forma de substituir o macarrão tradicional, feito de farinha de trigo. A vantagem deste macarrão vegetal é que é baixo em carboidrato, baixo em calorias, rico em água, vitaminas e minerais, perfeito para quem segue uma alimentação low carb e para quem quer reduzir o consumo de trigo na sua alimentação!

Fazer macarrão de abobrinha em casa é bem fácil mas, para quem ainda não experimentou, surgem dúvidas de como cortar abobrinha para fazer macarrão, se é necessário cozinhar abobrinha, como temperar macarrão de abobrinha, entre outros. Continue aqui no TudoReceitas para esclarecer todas estas dúvidas acerca de como fazer espaguete de abobrinha e faça aí na sua casa sem erro!

Também lhe pode interessar: Manteiga clarificada: como fazer

Índice

  1. Qual a melhor abobrinha para macarrão de abobrinha?
  2. Qual o melhor aparelho para fazer macarrão de abobrinha?
  3. Macarrão de abobrinha - como fazer?
  4. Como fazer macarrão de abobrinha
  5. Receitas com macarrão de abobrinha

Qual a melhor abobrinha para macarrão de abobrinha?

No mercado encontramos várias variedades de abobrinha que diferem na cor e formato. Por isso, antes de começar preparando o espaguete de abobrinha saiba qual abobrinha usar.

Você pode usar abobrinha verde ou amarela, é interessante juntar as duas variedades para conseguir um macarrão colorido. Prefira usar as variedades de abobrinha italiana, abobrinha libanesa ou abobrinha menina brasileira em vez da abobrinha redonda, porque fica mais fácil manusear e fazer macarrão com elas.

Independentemente do tipo de abobrinha lembre que é importante usar abobrinha firme e sem machucados, assim você garante um macarrão de abobrinha na consistência certa e sem gosto ruim.

Como fazer macarrão de abobrinha - Qual a melhor abobrinha para macarrão de abobrinha?

Qual o melhor aparelho para fazer macarrão de abobrinha?

Fazer macarrão de abobrinha em casa é bem simples! No entanto, para quem nunca fez, surgem algumas dúvidas acerca de como cortar abobrinha para fazer macarrão e qual o melhor aparelho para fazer macarrão de abobrinha.

O ideal é usar um espiralizador, também chamado de cortador de legumes em espiral ou fatiador em espiral. Este é um utensílio que pode ser manual ou automático, você encontra ele no formato pequeno e compacto, semelhante a um ralador, e em tamanho maior, como na foto. Ele garante noodles de abobrinha perfeitos, ou seja, fios de abobrinha cortada em espiral. Você pode encontrar o espiralizador de legumes à venda em lojas de produtos de cozinha e é cada vez mais comum encontrar à venda nos grandes supermercados também.

Outra opção é usar um ralador comum. O resultado não será um espaguete de abobrinha perfeito, porém você conseguirá fazer macarrão de abobrinha sem dificuldades.

Se você for paciente pode até usar um mandolin para cortar a abobrinha em fatias e depois cortar as fatias em fios também no mandolin ou manualmente, com uma faca.

Como fazer macarrão de abobrinha - Qual o melhor aparelho para fazer macarrão de abobrinha?

Macarrão de abobrinha - como fazer?

Depois de escolher suas abobrinhas e o utensílio certo para fazer o macarrão de abobrinha siga o passo a passo respetivo:

Como fazer macarrão de abobrinha no processador:

  1. Comece lavando muito bem a abobrinha e cortando fora os topos;
  2. Você pode descascar a abobrinha se quiser. A abobrinha sem casca assemelha-se mais ao espaguete tradicional, porém a casca de abobrinha é macia e benéfica para o nosso organismo, por isso você pode mantê-la;
  3. Encaixe uma das extremidades da abobrinha no espiralizador de mão e gire o legume para cortar em fios. Se você usar um espiralizador maior, como o da foto, será necessário usar o acessório ralador próprio para obter noodles e girar a manivela (em caso de dúvidas confira o manual);
  4. Rale a abobrinha toda, aproveitando o máximo que conseguir. No final é normal que sobre um pedacinho de abobrinha, que você poderá cortar finamente com a faca para usar no preparo do macarrão.

Como fazer macarrão de abobrinha com ralador

  1. Lave muito bem a abobrinha e corte fora os topos;
  2. Descasque a abobrinha se quiser - a abobrinha sem casca assemelha-se mais ao espaguete tradicional, porém a casca de abobrinha é macia e benéfica para o nosso organismo, por isso você pode mantê-la;
  3. Rale a abobrinha do mesmo jeito que faz para ralar cenoura, por exemplo, tentando aproveitar o legume até ao fim;
  4. Se, após ralar toda a abobrinha, sobrar um pedacinho, corte finamente com a faca para usar no preparo do macarrão.
Como fazer macarrão de abobrinha - Macarrão de abobrinha - como fazer?

Como fazer macarrão de abobrinha

O macarrão de abobrinha pode ser cozinhado de várias formas e até servido cru em saladas. Se você fizer macarrão de abobrinha na panela ele ficará mole e poderá quebrar se cozinhar demais. Outra opção é refogar, ferver rapidamente em água, cozinhar no vapor ou simplesmente salgar e escorrer. Confira estas 5 formas de fazer macarrão de abobrinha:

1. Ferver macarrão de abobrinha

Coloque no fogo uma panela com água e espere ferver. Quando estiver fervendo coloque os fios de abobrinha, um pouco de sal e deixe por 3 minutos. Depois escorra e passe por água fria, para parar o cozimento e conseguir um macarrão de abobrinha firme.

2. Macarrão de abobrinha no vapor

Coloque no fogo uma panela com água e o acessório para cozinhar ao vapor. Coloque os fios de abobrinha, polvilhe sal e deixe no vapor por 3 minutos, retire e sirva.

3. Macarrão de abobrinha refogado

Coloque no fogo alto uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Pressione levemente os fios de abobrinha entre duas folhas de papel toalha ou pano prato, para absorver o excesso de umidade, e coloque na frigideira. Deixe refogar por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até conseguir um macarrão de abobrinha amolecido e levemente dourado. Retire e sirva de imediato.

4. Macarrão de abobrinha no forno

Este é um dos métodos de cocção indicados para quem quer um macarrão de abobrinha sequinho. Pré-aqueça o forno nos 100ºC, forre o fundo de uma assadeira ou tabuleiro de forno com papel toalha e espalhe os fios de abobrinha numa camada única, cobrindo todo o papel toalha - geralmente não é aconselhado colocar papel toalha no forno, no entanto ele vai absorver a água da abobrinha e não há risco de pegar fogo. Coloque os fios no forno e deixe assar por 20 a 30 minutos, de preferência com a ventilação ligada - se o seu forno não for ventilado, deixe a porta ligeiramente aberta. Após esse tempo retire a abobrinha do forno e pressione ligeiramente com um papel absorvente, para retirar a restante umidade.

5. Macarrão de abobrinha no microondas

Absorva um pouco da umidade da abobrinha pressionando os fios entre duas folhas de papel toalha ou em um pano prato. Coloque o macarrão de abobrinha em um recipiente resistente ao microondas e cubra ligeiramente com uma tampa ou plástico filme com furos. Leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos e sirva em seguida.

Como fazer macarrão de abobrinha - Como fazer macarrão de abobrinha

Receitas com macarrão de abobrinha

Agora que você sabe como fazer espaguete de abobrinha, vale a pena conferir as receitas que temos para você testar! Estas receitas com macarrão de abobrinha mostram para você várias dicas de como cozinhar macarrão de abobrinha simples, macarrão de abobrinha com outros ingredientes, como temperar, como servir e muito mais. Confira:

Experimente estas sugestões, suba foto do seu prato com macarrão de abobrinha nos comentários e diga o que você achou. Bom apetite!

Como fazer macarrão de abobrinha - Receitas com macarrão de abobrinha

Se gostou do artigo Como fazer macarrão de abobrinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer macarrão de abobrinha