Partilhar

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 18 fevereiro 2020
Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha

O chantilly é aquele creme branquinho delicioso que todo o mundo usa para confeitar bolos, completar cappuccino e mais. Existem vários jeitos de fazer chantilly caseiro, um deles é com creme de leite de caixinha. Basta conhecer alguns segredinhos e logo você estará preparando seu chantilly em casa para deixar todas as sobremesas e bolos ainda mais gostosos!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você tudo sobre como fazer chantilly com creme de leite de caixinha comum. Confira as dicas, truques e segredinhos e prepare um chantilly bem firme que aguenta várias horas no seu bolo sem derreter, ideal para cobrir bolo ou decorar.

Também lhe pode interessar: Como fazer caramelo para pudim

Como fazer chantilly fácil

Esta matéria é para quem está se perguntando como fazer chantilly fácil em casa. Na verdade bastam poucos ingredientes e apenas a batedeira ou liquidificador. Continue aqui no TudoReceitas para conferir:

  1. Como fazer chantilly no liquidificador
  2. Como fazer chantilly de chocolate
  3. Como fazer chantilly vermelho
  4. Como consertar o chantilly que ficou mole demais
  5. Receitas com chantilly

Como fazer chantilly no liquidificador

Uma das formas mais comuns de bater chantilly caseiro é usando a batedeira. Mas quem não tem esse equipamento fica se questionando como fazer chantilly sem batedeira, será que tem jeito? Tem sim, basta usar o liquidificador!

Veja como fazer chantilly no liquidificador:

  1. Escolha um creme de leite de caixinha (200 g) com porcentagem de gordura de 30 a 35% ou uma caixinha de creme tipo chantilly;
  2. Deixe de um dia para o outro na geladeira (8 a 12 horas) ou por 30-40 minutos no congelador, para gelar bem;
  3. No liquidificador coloque o creme de leite bem gelado e bata ligando e desligando o liquidificador algumas vezes ou apertando o botão 'Pulsar' por 1 segundo, durante 10 vezes;
  4. Acrescente 100 gramas de açúcar refinado ou de confeiteiro e bata por cerca de 1 minuto ou até espessar e ficar brilhante.

Opcionalmente você pode colocar 1 colher de chá de essência de baunilha, para dar sabor, ou 1 colher de chá de emulsificante, para manter o chantilly bem firme.

Conselhos: É importante que o creme de leite esteja bem geladinho na hora de bater, caso contrário o creme de leite não vai firmar. Não use creme de leite leve nem creme de leite light.

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha - Como fazer chantilly no liquidificador

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha e leite condensado

Outra opção muito gostosa é fazer chantilly com creme de leite de caixinha e leite condensado, sendo que o leite condensado vai no lugar do açúcar. Para isso você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de emulsificante
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha e leite condensado:

  1. Escolha um creme de leite de caixinha (200 g) com porcentagem de gordura de 30 a 35% ou uma caixinha de creme tipo chantilly;
  2. Deixe o creme de leite e o leite condensado de um dia para o outro na geladeira (8 a 12 horas) ou por 30-40 minutos no congelador, para gelar bem;
  3. Coloque esses dois ingredientes na batedeira, junte o emulsificante e bata por 10 minutos;
  4. Acrescente o leite em pó e bata por mais um minuto;
  5. Está pronto!

Se você não tem batedeira, veja como fazer chantilly no liquidificador com leite condensado.

Conselhos: Lembre que o leite condensado é um ingrediente líquido que não vai engrossar o chantilly do jeito que acontece com o açúcar, por isso esse chantilly não ficará tão firme se você não colocar emulsificante.

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha - Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha e leite condensado

Como fazer chantilly de chocolate

O chantilly de chocolate é uma opção muito gostosa para variar das receitas de chantilly comum. Você pode fazer chantilly de chocolate caseiro do mesmo jeito que faz o chantilly simples, basta adicionar o chocolate, achocolatado ou cacau em pó ou até chocolate em barra derretido.

Veja como fazer chantilly de chocolate acedendo à estas nossas receitas passo a passo em fotos:

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha - Como fazer chantilly de chocolate

Como tingir chantilly

Para deixar suas sobremesas mais bonitas, você pode tingir chantilly com corante alimentício! Para colorir chantilly aconselhamos usar usar corante em gel, pois ele não compromete a consistência do chantilly, ao contrário do que acontece com os corantes líquidos. Escolha a cor e coloque quantidade a gosto até obter o tom pretendido.

Algumas cores podem ser mais difíceis de conseguir que outras, por isso confira nossas dicas:

Como fazer chantilly vermelho vivo

Prepare o chantilly do jeito indicado acima, deixando ele um pouco mole ainda. Coloque algumas gotas de corante amarelo ou laranja, para conseguir um tom base para o vermelho, misture bem e reserve na geladeira por 15 minutos. Depois coloque uma boa quantidade do corante vermelho (2 a 3 colheres de sopa de corante), misture muito bem e reserve por 30 minutos na geladeira, para a cor ficar mais intensa. Se quiser, volte a colocar mais corante vermelho.

Como fazer chantilly preto fácil

Prepare o chantilly do jeito indicado acima, deixando ele um pouco mole ainda. Reserve um pouco desse chantilly num recipiente e, no chantilly restante, coloque algumas gotas de corante marrom ou preto, somente o necessário para escurecer. Misture bem e reserve na geladeira. No chantilly reservado coloque corante preto em quantidade suficiente para ficar bem escuro. Misture nele o corante reservado e coloque mais corante preto. Misture bem e reserve na geladeira por 2 horas, para a cor ficar mais intensa.

Conselhos: No caso do chantilly preto você deverá usar aproximadamente 30 gramas de corante para 200 gramas de chantilly.

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha - Como tingir chantilly

Como consertar o chantilly que ficou mole demais

Por vezes acontece bater o chantilly e ele não aguentar firme, ou simplesmente não firmar. Mas você não precisa jogar ele fora, tem solução. Tem como consertar o chantilly que ficou mole demais usando alguns ingredientes simples que geralmente temos em casa.

Confira nossos truques de como endurecer chantilly de creme de leite:

  • Reservar na geladeira: se o seu chantilly está muito mole, reserve ele na geladeira por 1 hora e volte a bater. É mais fácil bater o chantilly quando ele está bem geladinho;
  • Consertar chantilly com leite em pó: coloque 1-2 colheres de sopa de leite em pó no chantilly e leve para bater;
  • Consertar chantilly com emulsificante: coloque um pouco de emulsificante no seu chantilly (antes ou depois de bater) e ele ficará mais consistente.
Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha - Como consertar o chantilly que ficou mole demais

Receitas com chantilly

Agora que você sabe como faz chantilly com creme de leite sem errar, confira nossas receitas com chantilly que vão deixar todos com água na boca!

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha - Receitas com chantilly

Se gostou do artigo Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
kelly cristina Alves da Silva
Eu adoro essas Receitas eu ja testei uma e deu certo 😋

Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha
1 de 7
Como fazer chantilly com creme de leite de caixinha

Voltar ao topo da página