menu
Partilhar

Como fazer nata de leite fervido

 
Por Emilia Cicolo, Colaboradora. 11 outubro 2021
Como fazer nata de leite fervido

Você sabia que a nata do leite é formada pelos glóbulos de gordura que se deslocam para a superfície do leite que fica em repouso? Essa gordura é muito utilizada em diversas preparações culinárias, originando diferentes produtos, como o creme chantilly.

Mas, algo que você provavelmente não sabia, é que é possível preparar a nata a partir do leite fervido! Isso mesmo. Você precisa apenas de um ingrediente apenas: um leite com maior quantidade de gordura, como o integral.

Ficou curioso? Veja aqui no TudoReceitas como fazer nata de leite fervido. Um processo muito simples, com o qual você produzirá a nata no conforto do seu lar!

1 convidado 2h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Como fazer nata de leite fervido:
Também lhe pode interessar: Como fazer biscoito amanteigado perfeito
Como fazer Como fazer nata de leite fervido:
1

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo médio.

Dica: use uma panela alta para evitar que o leite saia fora quando estiver fervendo.

Como fazer nata de leite fervido - Passo 1
2

Espere o leite ferver e, nesse momento, desligue o fogo. Depois aguarde o leite esfriar e leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Dica: o ideal é deixar o leite em repouso na geladeira de um dia para o outro ou por 12 horas.

Como fazer nata de leite fervido - Passo 2
3

Na parte de cima do leite se formará uma camada, a nata. Retire delicadamente, com o auxílio de uma colher, transfira para uma vasilha e guarde na geladeira.

Dica: use o leite em outros preparos.

Como fazer nata de leite fervido - Passo 3
4

O rendimento dessa receita é pequeno. Dessa forma, sugerimos que repita esse procedimento sempre que ferver leite e vá guardando a nata na geladeira, até acumular cerca de 300 a 500 gr de nata caseira.

Dica: você pode obter nata a partir de outros leites, no entanto o leite integral é o que produz mais quantidade de nata.

5

Para que serve a nata? Você poderá bater essa nata refrigerada com um pouco de açúcar para obter chantilly e usar em diversas sobremesas e bolos como, por exemplo, bolo de chocolate com chantilly. Ela também pode ser incluída no preparo de receitas salgadas, conferindo um sabor suave e uma consistência cremosa aos pratos.

6

Gostou desta receita de nata de leite de vaca? Deixe seu comentário e veja mais dicas e receitas práticas nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

Como fazer nata de leite fervido - Passo 6

Se você gostou da receita de Como fazer nata de leite fervido, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Suba a sua foto de Como fazer nata de leite fervido

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Como fazer nata de leite fervido
1 de 5
Como fazer nata de leite fervido

Voltar ao topo da página