PARTILHAR

Como cozinhar inhame

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 19 julho 2023
Como cozinhar inhame

O inhame é um alimento nutritivo que contém várias propriedades benéficas para o nosso organismo: além de fortalecer o sistema imunológico e limpar o sangue, o inhame é também rico em proteína, fibras e potássio e baixo em gordura.

Por ser uma fonte de carboidratos você pode cozinhar inhame como substituto da batata comum e, devido ao alto teor de fibra, o inhame não eleva a glicemia do corpo, sendo uma opção saborosa para pessoas com diabetes e para quem busca uma reeducação alimentar. Se você gostaria de saber como cozinhar inhame do jeito certo para um resultado delicioso que preserva os seus nutrientes continue lendo este artigo do TudoReceitas!

Também lhe pode interessar: Como cozinhar aipim congelado

Preparar o inhame

Quem já descascou inhame antes sabe que ele solta uma baba que dificulta o manuseamento dele e que, por conter uma substância chamada ácido oxálico, essa baba pode irritar a pele e causar alergia1. Por isso recomendamos cozinhar o inhame com a casca, principalmente a variedade inhame-coco. Para isso comece por lavar e esfregar bem o inhame, usando um esfregão ou escova macia para remover bem toda a terra e sujeira da casca. Depois passe o inhame por água corrente várias vezes, esfregando com as mãos de forma a eliminar a sujidade restante.

Como tirar a casca do inhame

Para tirar a casca do inhame é aconselhado ferver o inhame com casca por cerca de 10 minutos, de forma a eliminar sua baba. Depois retire o inhame, deixe esfriar um pouco e descasque com uma faca ou descascador, tal como faria com uma batata ou uma cenoura. Termine de cozinhar do jeito pretendido - confira as sugestões abaixo.

Como tirar a baba do inhame

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre). Deixe por 5 minutos e, ao fim desse tempo, você observará que a baba do inhame soltou na água. Enxague o inhame e cozinhe do jeito pretendido.

Conselhos: Ao cozinhar o inhame com a pele você também estará preservando os nutrientes benéficos deste tubérculo.

Como cozinhar inhame - Preparar o inhame

Como cozinhar inhame na panela de pressão

Para cozinhar inhame na panela de pressão, após limpá-lo seguindo as dicas do passo anterior, coloque-o na panela com água até cobrir e sal a gosto. Feche bem e leve ao fogo médio.

Quanto tempo cozinhar inhame na panela de pressão?

Basta cozer o inhame por 10-15 minutos após a panela pegar pressão. No final pique-o com um garfo para confirmar que está pronto e escorra a água. Deixe arrefecer um pouco e descasque o inhame em seguida, pois se deixar esfriar será mais difícil fazer isso. Corte o inhame em rodelas ou pedaços grosseiros e sirva com um pouco de manteiga derretida ou azeite, ficará muito gostoso!

Conselhos: Se você quiser pode também temperar o inhame com um pouco de cheiro verde picado e pimenta do reino. Experimente diferentes temperos e surpreenda-se!

Como cozinhar inhame - Como cozinhar inhame na panela de pressão

Como cozinhar inhame no microondas

Você sabia que também é possível cozinhar inhame no microondas? Esse é um truque para cozinhar inhame rapidamente, para quem não tem tempo nem fogão ou simplesmente porque acabou o gás e o jantar ficou a meio!

  1. Descasque o inhame e corte em rodelas com cerca de 5 mm;
  2. Coloque o inhame em rodelas num recipiente próprio para microondas (de preferência de vidro), junte água suficiente para cobrir e sal a gosto;
  3. Tampe o recipiente com a própria tampa, mas não completamente, ou com plástico filme (neste caso faça alguns furos no plástico);
  4. Cozinhe o inhame no microondas em potência alta por 15 minutos;
  5. Após, verifique se está macio. Se ainda não estiver no ponto, cozinhe por mais 2 minutos.

Conselhos: O tempo de cozimento depende da potência do seu microondas.

Como cozinhar inhame - Como cozinhar inhame no microondas

Como cozinhar inhame no vapor

Outro jeito de cozinhar inhame é usando o vapor. Essa é uma opção que preserva ao máximo os nutrientes do inhame, pois ele não fica submerso em água libertando seus nutrientes nela e, além disso, fica mais sequinho.

Neste caso, quanto tempo para cozinhar inhame no vapor? Entre 45 a 50 minutos é o tempo de cozimento ideal para o inhame inteiro ficar macio. Para reduzir o tempo de cozimento você pode cortar o inhame em pedaços.

Como cozinhar inhame - Como cozinhar inhame no vapor

Assar inhame no forno

Tal como acontece com a batata, você também pode assar inhame no forno. Para preparar inhame assado no forno douradinho e gostoso, siga este modo de preparo fácil:

  1. Lave, descasque e corte os inhames em pedaços;
  2. Cozinhe os inhames na fervura com um pouco de sal por cerca de 10 minutos - eles deverão ficar levemente macios mas ainda duros no interior;
  3. Escorra, coloque em uma assadeira e tempere a gosto - fica uma delícia com um pouco de azeite azeite, ervas de Provence, uma pitadinha de sal grosso e um pouco de pimenta do reino moída;
  4. Coloque no forno preaquecido a 180ºC e asse por 15 minutos, depois dê uma mexida no inhame, para dourar do outro lado também, e deixe por mais 15 minutos.

Como fritar inhame

Depois de cozer e descascar, você pode optar por fritar o inhame. Para isso corte o tubérculo em rodelas grossas ou palitos e coloque para fritar em óleo bem quente até dourar.

É muito importante fritar o inhame apenas depois de cozer, pois ele fica mais macio e fácil de comer. Acompanhe essa delícia com linguiça na cachaça e terá um petisco bem gostoso!

Como cozinhar inhame - Como fritar inhame

Purê de inhame

Depois de cozer o inhame, você pode também usá-lo para fazer purê. Use um garfo ou coloque o inhame no liquidificador para amassar o tubérculo com um pouco de manteiga amolecida ou leite. Esse é um excelente substituto ao purê de batata comum! Tempere a gosto e saboreie o seu purê de inhame como acompanhamento de peixe assado.

Como cozinhar inhame - Purê de inhame

Receitas com inhame

Agora que já sabe como cozinhar inhame, confira nossas receitas com inhame que certamente agradarão a você:

Deixe seu comentário ou questão abaixo e bom apetite!

Como cozinhar inhame - Receitas com inhame

Se gostou do artigo Como cozinhar inhame, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Referências

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
A sua avaliação:
nidesalao@gmail.com
A pergunta é cozinhei o inhame com casca e ficou completamente preto porque e não há nenhuma resposta ai
A sua avaliação:
Renata
Posso cozinhar por 10 minutos com casca antes e depois, pra tirar a baba, demolhar na água com vinagre?
Sara Silva
Oi Renata, nesse artigo indicamos a melhor técnica para cozinhar inhame sem baba. Confira 'como tirar a baba do inhame' ou faça do jeito que indicou e conte para nós se resultou!
A sua avaliação:
Marisa Helena Rech
Olá! Gostaria de saber por que o inhame fica escuro,quase um roxo depois de cozido?
Renata
Provavelmente por causa desse ácido oxalico
A sua avaliação:
marcio
Oi, alguem me ajuda por favor!? Eu cozinho o inhame JA DESCASCADO na panela de pressao todo coberto de agua, pedacos pequenos, cozinho por 12 minutos, 15, e ate 20 minutos ja testes,... porem muitos pedaços ficam "queimados/amarelo" e nisso ficam duros e nao consigo expremer no expremedor, para fazer inhame... sera que é muito tempo cozinhando? Falta de agua durante? Alguem sabe? Preciso dele bem mole para por no expremedor e fazer pure
Equipe TudoReceitas
Oi Márcio, aconselhamos a colocar mais água pois alguma dela evapora durante o tempo que o inhame está cozinhando e possivelmente são os pedaços que ficam "fora de água" que ficam duros.
Marcio
Exato, obrigado. Também larguei o expremedor e coloquei no liquidificador com jm pouco de leite, assim não precisam estar muito mole, que o liquidificador já dá conta. Abs
A sua avaliação:
Juliana
Não sabia que era a casca o motivo da irritação. Adorei o site e as receitas práticas e diferentes! Parabéns.
Sara Silva
Oi Juliana, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões.
A sua avaliação:
Julia
Excelente!!!!
Obrigada.
A sua avaliação:
Shamsah
Gostei das dicas com inhame
A sua avaliação:
Dani Silva
Gostei dessas dicas de como preparar o inhame.
Muito obrigada por essa postagem.
A sua avaliação:
Teresa Antonio
Adorei Tudo Receita ❤️
Sara Silva
Oi Teresa, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
Jessica Monteiro da costa
Por que o ilhame fica amorgo..preciso cozinha sempre antes de frita
Sara Silva
Oi Jessica. Sim, aconselhamos dar uma fervida no inhame antes de cozinhar. Confira o passo nº1 para saber como preparar inhame 🙂
A sua avaliação:
elisa
gostei de saber como preparar batata inhame, sobretudo porque tinha dúvidas se tem que descascar o inhame para cozinhar, algumas pessoas me haviam dito que cozinhar inhame com casca faz mal mas para mim faz mal não tirar a casca porque essa baba é safada kkkk
Sara Silva
Oi Elisa, que bom que você gostou das nossas dicas de como cozinhar inhame! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
REGINA
Olá, Gostaria de saber como eliminar a baba no inhame refogado. Obrigada
Sara Silva
Oi Regina, a baba do inhame desaparece naturalmente enquanto você cozinha ele. Para ajudar a eliminar a baba você pode colocar os inhames de molho em uma tigela com água e sal após descascar e cortar. Esfregue bem eles.
A sua avaliação:
Wellington
Porque depois de cozido cara vezes fica escuro e oque posso fazer pra evitar?
Sara Silva
Oi Wellington, coloque os inhames de molho em água logo após descascar, isso evita que eles fiquem escuros 🙂
Maria Helena Machado
Inhame, e um tubérculo muito nutritivo, recomendo muito *_*
Sayuri
Boa tarde,
Cozinhei o inhame com casca e ao retirá-la estava com partes verdes. O que seria isso?
Muito obrigada!
Sara Silva
Oi Sayuri, isso pode significar que o inhame ainda não estava maduro o suficiente.
waldir desouzajunior
eu já esperimentei tudo de taioba e de inhama,também o cará e é uma maravilha,caldo de taioba ou de inhame,inhame cozido de manhã cedo com café com leite,é uma delícia e um costume português dos arquipélagos da ilha da madeira e dos açores,inhame com lingüiça,ou com carne,sopa ou caldo de inhame,bolinho de taiá ou de inhame,nhoque etc.!além de ser um alimento rico em proteínas,cálcio e tudo mais,fortalece a imunidade,é diurética,combate a hipertensão arterial e é um excelente antídoto para quem sofre de gota como eu,deve absolutamente fazer parte da nossa mesa diária,pois além de gostoso é um alimento maravilhoso de proporções ilimitadamente funcionais em benefício da nossa saúde.!!
Sara Silva
Oi Waldir, obrigada pelo seu comentário com tantas sugestões de receitas deliciosas! Continue conferindo nossas matérias sobre alimentos e receitas 🙂
A sua avaliação:
seila
bom dia! eu adoro inhame, muito obrigada pelo artigo. porém, queria saber se após cozinhar ele pra conservar é pra guardar na geladeira? se sim, posso guardar por quanto tempo?
Sara Silva
Oi Seila, pode sim guardar o inhame na geladeira por 3-4 dias. Se preferir pode também congelar por até 3 meses. Obrigada pelo seu comentário! 🙂
Zaina Juma
Obrigada. Gostei do artigo. Sei que o inhame é bom para a saúde. Nao sabia como cozinhar. As dicas e as receitas foram úteis.
Sara Silva
Oi Zaina, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e, quando preparar inhame, conte para nós o que achou 🙂
Estjer
Boa tarde eu posso cozinhar o inhame e com a água que cozinhei reutilizar para prepara sucos ???
Sara Silva
Oi Estjer, pode sim 🙂
A sua avaliação:
ronilda
Amei mas gostaria de receitas naturais

Como cozinhar inhame
1 de 8
Como cozinhar inhame

Voltar ao topo da página ↑