Partilhar

Como cozinhar inhame

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. Atualizado: 23 novembro 2018
Como cozinhar inhame

O inhame é um alimento nutritivo que contém várias propriedades benéficas para o nosso organismo: além de fortalecer o sistema imunológico e limpar o sangue, o inhame é também rico em proteína, fibras e potássio e baixo em gordura. Por ser uma fonte de carboidratos você pode cozinhar inhame como substituto da batata comum e, devido ao alto teor de fibra, o inhame não eleva a glicemia do corpo, sendo uma opção saborosa para pessoas com diabetes e para quem busca uma reeducação alimentar. Se você gostaria de saber como cozinhar inhame do jeito certo para um resultado delicioso que preserva os seus nutrientes continue lendo este artigo do TudoReceitas!

Também lhe pode interessar: O que é o banho-maria

Preparar o inhame

Antes de cozinhar inhame comece por lavá-lo bem, sobretudo se você pretende cozinhar inhame com casca. Para que a terra seja bem removida recomendamos que use um esfregão ou escova macia. Depois de esfregar com esse utensílio, passe o inhame por água corrente várias vezes, esfregando com as mãos de forma a eliminar a sujidade restante. Ao cozinhar o inhame com a pele você estará preservando os nutrientes benéficos deste tubérculo.

Como cozinhar inhame - Preparar o inhame

Como cozinhar inhame na panela de pressão

Para cozinhar inhame na panela de pressão, após limpá-lo seguindo as dicas do passo anterior, coloque-o na panela com água até cobrir e sal a gosto. Feche bem e leve ao fogo médio.

Quanto tempo cozinhar inhame na panela de pressão?

Basta cozer o inhame por 10-15 minutos após a panela pegar pressão. No final pique-o com um garfo para confirmar que está pronto e escorra a água. Deixe arrefecer um pouco e descasque o inhame em seguida, pois se deixar esfriar será mais difícil fazer isso. Corte o inhame em rodelas ou pedaços grosseiros e sirva com um pouco de manteiga derretida ou azeite, ficará muito gostoso!

Dica: Se você quiser pode também temperar o inhame com um pouco de cheiro verde picado e pimenta do reino. Experimente diferentes temperos e surpreenda-se!

Como cozinhar inhame - Como cozinhar inhame na panela de pressão

Como cozinhar inhame no microondas

Você sabia que também é possível cozinhar inhame no microondas? Esse é um truque para cozinhar inhame rapidamente, para quem não tem tempo nem fogão ou simplesmente porque acabou o gás e o jantar ficou a meio!

  1. Descasque o inhame e corte em rodelas com cerca de 5 mm;
  2. Coloque o inhame em rodelas num recipiente próprio para microondas (de preferência de vidro), junte água suficiente para cobrir e sal a gosto;
  3. Tampe o recipiente com a própria tampa, mas não completamente, ou com plástico filme (neste caso faça alguns furos no plástico);
  4. Cozinhe o inhame no microondas em potência alta por 15 minutos;
  5. Após, verifique se está macio. Se ainda não estiver no ponto, cozinhe por mais 2 minutos.

Dica: O tempo de cozimento depende da potência do seu microondas.

Como cozinhar inhame - Como cozinhar inhame no microondas

Como cozinhar inhame no vapor

Outro jeito de cozinhar inhame é usando o vapor. Essa é uma opção que preserva ao máximo os nutrientes do inhame, pois ele não fica submerso em água libertando seus nutrientes nela e, além disso, fica mais sequinho.

Neste caso, quanto tempo para cozinhar inhame no vapor? Entre 45 a 50 minutos é o tempo de cozimento ideal para o inhame inteiro ficar macio. Para reduzir o tempo de cozimento você pode cortar o inhame em pedaços.

Como cozinhar inhame - Como cozinhar inhame no vapor

Assar inhame no forno

Tal como acontece com a batata, você também pode assar inhame no forno. Para preparar inhame assado no forno douradinho e gostoso, siga este modo de preparo fácil:

  1. Lave, descasque e corte os inhames em pedaços;
  2. Cozinhe os inhames na fervura com um pouco de sal por cerca de 10 minutos - eles deverão ficar levemente macios mas ainda duros no interior;
  3. Escorra, coloque em uma assadeira e tempere a gosto - fica uma delícia com um pouco de azeite azeite, ervas de Provence, uma pitadinha de sal grosso e um pouco de pimenta do reino moída;
  4. Coloque no forno preaquecido a 180ºC e asse por 15 minutos, depois dê uma mexida no inhame, para dourar do outro lado também, e deixe por mais 15 minutos.

Como fritar inhame

Depois de cozer e descascar, você pode optar por fritar o inhame. Para isso corte o tubérculo em rodelas grossas ou palitos e coloque para fritar em óleo bem quente até dourar.

É muito importante fritar o inhame apenas depois de cozer, pois ele fica mais macio e fácil de comer. Acompanhe essa delícia com linguiça na cachaça e terá um petisco bem gostoso!

Como cozinhar inhame - Como fritar inhame

Purê de inhame

Depois de cozer o inhame, você pode também usá-lo para fazer purê. Use um garfo ou coloque o inhame no liquidificador para amassar o tubérculo com um pouco de manteiga amolecida ou leite. Esse é um excelente substituto ao purê de batata comum! Tempere a gosto e saboreie o seu purê de inhame como acompanhamento de peixe assado.

Como cozinhar inhame - Purê de inhame

Receitas com inhame

Agora que já sabe como cozinhar inhame, confira nossas receitas com inhame que certamente agradarão a você:

Deixe seu comentário ou questão abaixo e bom apetite!

Como cozinhar inhame - Receitas com inhame

Se gostou do artigo Como cozinhar inhame, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre Como cozinhar inhame

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Zaina Juma
Obrigada. Gostei do artigo. Sei que o inhame é bom para a saúde. Nao sabia como cozinhar. As dicas e as receitas foram úteis.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Zaina, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e, quando preparar inhame, conte para nós o que achou 🙂
Estjer
Boa tarde eu posso cozinhar o inhame e com a água que cozinhei reutilizar para prepara sucos ???
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Estjer, pode sim 🙂
A sua avaliação:
ronilda
Amei mas gostaria de receitas naturais

A sua avaliação:
raíza santos
adoro inhame, até hoje só comia ele cozido e em purê mas com este artigo comecei a fritar inhame e consegui variar no cardápio. obrigada!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Obrigada pelo seu comentário, Raíza! Continue visitando o TudoReceitas para descobrir mais receitas com inhame :)
marcia fatima vargas
Gostei, aprendi muito lendo o artigo, obrigada, irei fazer.
Lazarus
Gostei do artigo, não imaginava que poderia fritar ou fazer purê! Ajudou!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Obrigado Lazarus! Valeu ;)
Marilza de Andrade Moreira Mateus
Muito bom espero aproveitar bem o inhame.Agradeço a dica.
Nelia Oliveira (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Marilza! Que bom que gostou ;) Depois conte como ficou ;)
Elisabeth Honwana
gostei da receita vou preparar para minha familia.

Como cozinhar inhame
1 de 8
Como cozinhar inhame

Voltar ao topo da página