Medidas e equivalências

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml?

Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 19 abril 2021
Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml?

Quando em uma receita encontramos ingredientes medidos em uma xícara, é normal nos perguntarmos qual a medida equivalente de uma xícara em gramas ou ml . Há quem prefira pesar a comida em uma balança, calculando as gramas exatas, em vez de usar xícaras, já que os tamanhos podem variar. No entanto, de forma geral, quando se refere a xícaras na cozinha, é feita referência aos copos medidores ou, então, as xícaras de chá. Vale ainda lembrar que, ao medir com um copo, não devemos pressionar o alimento, simplesmente depositá-lo sem exercer qualquer tipo de pressão.

Agora que você conhece o tipo de xícara padrão que se usa na cozinhar, neste post do TudoReceitas explicamos a equivalência de uma xícara em gramas, ingrediente por ingrediente. E se houver um produto que não mencionamos, deixe seu comentário!

Também lhe pode interessar: Como hidratar gelatina em folha

Índice

  1. Quanto é 1 xícara de farinha em gramas?
  2. Quanto é 1 xícara de açúcar em gramas?
  3. Quanto é 1 xícara de manteiga em gramas?
  4. Quanto é 1 xícara de arroz em gramas?
  5. Quanto é 1 xícara de aveia em gramas?
  6. Quanto é uma xícara de óleo em gramas ou ml?
  7. Quanto é uma xícara de leite em ml ou gramas?

Quanto é 1 xícara de farinha em gramas?

Um dos ingredientes que causa mais problemas ao medir e pesar é a farinha, especialmente quando usada na confeitaria, já que acertar na quantidade exata geralmente faz toda a diferença no resultado final. Além de ter em mente o peso, é importante conhecer o tipo de farinha que estamos trabalhando, pois nem todos elas têm o mesmo peso. Dentre os tipos de farinha mais utilizados, o a equivalência de uma xícara de farinha em gramas, dependendo do tipo, pode ser:

  • 1 xícara de farinha de trigo = 140 gramas
  • 1 xícara de farinha de milho = 120 gramas
  • 1 xícara de farinha integral = 150 gramas
  • 1 xícara de amido de milho = 125 gramas
  • 1 xícara de farinha de aveia = 150 gramas
  • 1 xícara de farinha de arroz = 125 gramas

Quantas xícaras são 1 quilo de farinha?

Agora, se a conversão precisa ser feita em sentido inverso, tendo em conta que uma xícara de farinha comum é de 140 gramas, podemos dizer que um quilo de farinha equivale a cerca de 7 xícaras .

Outras equivalências de uma xícara de farinha em gramas

Abaixo compartilhamos uma tabela com as medidas para menos de uma xícara comum, todas elas aproximadas e tomando como referência a farinha comum:

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é 1 xícara de farinha em gramas?

Quanto é 1 xícara de açúcar em gramas?

No geral, existem três tipos de açúcar que podemos encontrar nas receitas: açúcar branco, açúcar mascavo e açúcar cristal ou de confeiteiro. Desta forma, a equivalência do açúcar em gramas , vamos fazer para esses adoçantes:

  • 1 xícara de açúcar branco = 200 gramas
  • 1 xícara de açúcar cristal = 140 gramas
  • 1 xícara de açúcar mascavo = 180 gramas

Para os demais adoçantes, será necessário rever as tabelas de equivalências de cada produto, uma vez que uma quantidade bem menor que a indicada para o açúcar comum é sempre necessária.

Outras equivalências de uma xícara de açúcar em gramas

Para facilitar a tarefa de medir o açúcar, abaixo compartilhamos quanto equivale meia xícara, um quarto e um terço de xícara de açúcar:

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é 1 xícara de açúcar em gramas?

Quanto é 1 xícara de manteiga em gramas?

Se a sua pergunta sobre quanto equivale uma xícara em gramas tinha como ingrediente a manteiga ou margarina, saiba que a quantidade é a mesma para as duas opções. Então, uma xícara de manteiga equivale a 225 gramas em formato sólido.

Quantas gramas são uma xícara de manteiga derretida?

Embora em muitas receitas seja usada manteiga ou margarina derretida, devemos sempre medir e pesá-la em estado sólido para evitar o desperdício de produto.

Outras equivalências de uma xícara de manteiga em gramas

Na tabela a seguir você encontrará as medidas correspondentes a meia xícara, um quarto e um terço. Lembre-se que a quantidade é a mesma para manteiga e margarina.

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é 1 xícara de manteiga em gramas?

Quanto é 1 xícara de arroz em gramas?

Embora existam vários tipos de arroz, a diferença de peso entre eles é mínima. Portanto, para determinar quanto equivale uma xícara em gramas de arroz, diferenciamos entre arroz branco, arroz integral e arroz cozido :

  • 1 xícara de arroz branco = 220 gramas
  • 1 xícara de arroz integral = 200 gramas
  • 1 xícara de arroz cozido = 175 gramas

Se, por exemplo, precisarmos pesar o arroz cateto, podemos nos guiar pela equivalência do copo de arroz branco em gramas, assim como para arroz agulhinha ou arbóreo.

Outras equivalências de uma xícara de arroz em gramas

A tabela a seguir é feita com base em arroz branco, então, para calcular meia xícara de arroz integral, por exemplo, você pode simplesmente dividir a quantidade equivalente a uma xícara entre duas.

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é 1 xícara de arroz em gramas?

Quanto é 1 xícara de aveia em gramas?

Uma xícara de aveia equivale a aproximadamente 100 gramas . Se o que temos é aveia, como vimos na seção correspondente a quanto é um copo de farinha de aveia em gramas, equivale a 150 gramas.

Quantas xícaras são 1 quilo de aveia?

Às vezes as receitas nos pedem para comprar um quilo de aveia, no entanto, não temos balanças para pesá-lo. Então, considerando que uma xícara de aveia é 100 gramas, um quilograma é igual a 10 xícaras .

Confira nossa receita de pão de frigideira de aveia e desfrute de um café da manhã fácil e rápido.

Outras equivalências de uma xícara de aveia em gramas

Se você precisa saber quanto é meia xícara de farinha de aveia em gramas, um terço ou um quarto rapidamente, aqui está uma tabela com todas estas medidas:

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é 1 xícara de aveia em gramas?

Quanto é uma xícara de óleo em gramas ou ml?

Podemos medir uma xícara de óleo em mililitros ou gramas, dependendo da receita que estamos seguindo. No geral, uma xícara de óleo equivale a 180 gramas ou 190 ml. Esta medida é aproximada e podemos usá-la como guia tanto para o azeite quanto para o óleo de girassol.

Quantas xícaras são um litro de óleo?

Se levarmos em conta que uma xícara é de 190 ml, podemos dizer que um litro de óleo equivale a cerca de 5 xícaras .

Conselhos: as medidas da xícara de óleo também valem para o azeite de oliva.

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é uma xícara de óleo em gramas ou ml?

Quanto é uma xícara de leite em ml ou gramas?

Assim como acontece com o óleo, no geral a quantidade de leite é normalmente indicada em xícaras ou mililitros, no entanto, muitas são as pessoas que trabalham em gramas e, por isso, respondemos a pergunta "quanto é um copo em gramas de leite ". Bem, se falamos de leite de vaca ou vegetal (amêndoas, arroz, dentre outros) um copo equivale a 240 ml, que é de aproximadamente 247 gramas .

Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml? - Quanto é uma xícara de leite em ml ou gramas?

Se gostou do artigo Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml?, sugerimos que entre na nossa categoria de Medidas e equivalências.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Diná Alice
Amei essas tabelas de medidas.
Aliás esse relatório todo!
1 de 8
Quanto mede uma xícara de chá em gramas ou ml?