PARTILHAR

Como preparar trigo sarraceno em grão

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 2 agosto 2021
Como preparar trigo sarraceno em grão

Se você tem interesse em alimentação saudável, com certeza já ouviu falar no trigo sarraceno (buckwheat)! Diferente do trigo comum, esse é uma semente/pseudo-grão muito nutritivo, rico em proteínas, contém quase o dobro de fibras que o trigo comum) e é sem glúten! O trigo sarraceno pode ser consumido de diversas formas: cru, cozido, (substituindo o arroz, por exemplo), germinado ou, da maneira mais comum, em farinha, usado no preparo de pão, macarrão, bolos e mais.

O trigo sarraceno em grãos cozido tem gosto de noz e uma leve crocância que lembra a quinoa cozida, por exemplo. Pode ser servido como acompanhamento das suas refeições ou usado no preparo de saladas, sopas e mais. Se você quer saber como preparar trigo sarraceno em grão, continue aqui no TudoReceitas e preste atenção às nossas dicas de preparo com fotos passo a passo!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes para fazer Como preparar trigo sarraceno em grão:
Como fazer Como preparar trigo sarraceno em grão:
1

Separe a quantidade de trigo sarraceno em grãos que vai usar. Como acontece com a maioria dos grãos, é recomendado deixar de molho em água por, pelo menos, 4 horas antes de cozinhar. Depois desse tempo, descarte a água e enxague os grãos em água corrente, com a ajuda de uma peneira.

Dica: deixar o trigo sarraceno de molho em água ajuda a limpar os grãos e a melhorar a digestibilidade e biodisponibilidade de nutrientes.

Como preparar trigo sarraceno em grão - Passo 1
2

Coloque o trigo sarraceno numa panela e acrescente uma medida e meia de água ou de caldo de legumes para cada uma medida de trigo sarraceno - neste caso adicionamos 1 xícara e meia de água. Coloque também o sal e leve ao fogo.

Como preparar trigo sarraceno em grão - Passo 2
3

Quando começar a ferver, baixe o fogo e tampe. Deixe o trigo sarraceno cozinhar por 15-20 minutos no fogo baixo - esse processo de cozinhar trigo sarraceno é muito semelhante a cozinhar arroz integral, por exemplo.

Como preparar trigo sarraceno em grão - Passo 3
4

Depois desse tempo a água terá secado e os grãos de trigo sarraceno estarão cozinhados. Remexa com um garfo, se quiser adicione um fio de azeite, e está pronto!

Como preparar trigo sarraceno em grão - Passo 4
5

Como usar o trigo sarraceno cozido? Pode servir o trigo sarraceno como substituto do arroz no seu prato, ou pode adicionar em sopas e saladas prontas, de modo a torná-las mais nutritivas. Deixando cozinhar por mais alguns minutos, pode obter um mingau de trigo sarraceno para servir no café da manhã ou no lanche, por exemplo!

Como preparar trigo sarraceno em grão - Passo 5
6

Agora que você sabe como confeccionar trigo sarraceno não deixe de preparar este alimento nutritivo com nossas dicas! Diga nos comentários o que você achou e confira também estas receitas com trigo sarraceno:

Como preparar trigo sarraceno em grão - Passo 6

Se você gostou da receita de Como preparar trigo sarraceno em grão, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Bibliografia

http://www.mundodanutricao.com/2017/12/trigo-sarraceno-como-consumir/

Suba a sua foto de Como preparar trigo sarraceno em grão

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Como preparar trigo sarraceno em grão
1 de 7
Como preparar trigo sarraceno em grão

Voltar ao topo da página ↑