Partilhar

Receita de Manteiga caseira com nata

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. Atualizado: 18 outubro 2018
Receita de Manteiga caseira com nata

Você sabia que é possível fazer manteiga caseira facilmente? Isso mesmo! Não demora nem 15 minutos e você só precisa de um ingrediente: nata ou creme de leite com teor de gordura de 35% - o sal e as ervas aromáticas são ingredientes opcionais. Confira aqui no TudoReceitas como fazer manteiga com nata, perfeita para quando faltar manteiga em casa! Acompanhe todos os detalhes abaixo desta receita de manteiga caseira com nata.

10 convidados 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Manteiga de Roquefort caseira
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque a nata ou o creme de leite no bowl da batedeira, no liquidificador ou num copo alto, caso prefira usar o mixer de mão. Comece batendo em velocidade baixa.

Dica: A nata ou o creme de leite deverão estar bem frios antes de bater. Não use nata light porque o resultado não será o mesmo.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 1
2

Ao fim de 5 minutos batendo você observará que a nata ou o creme de leite fica mais consistente. Nesse momento suba a velocidade para o máximo e continue batendo.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 2
3

Continue batendo a nata até observar que a consistência começa a mudar: ela começará a desandar, separando a parte sólida da líquida. Baixe a velocidade e continue batendo por mais 4-10 minutos, até separar completamente a parte líquida da manteiga de nata. Se você quiser, adicione sal e ervas aromáticas neste momento.

Dica: A parte sólida da nata terá um tom amarelo e a parte líquida é semelhante ao soro de leite.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 3
4

Para separar o soro de leite da manteiga de nata existem várias opções:

  • Escorrer o líquido e deixar apenas a manteiga no bowl ou no liquidificador, adicionar um pouco de água gelada, bater mais um pouco e escorrer o líquido novamente. Repetir até a água sair transparente;
  • Colocar a parte sólida num pano de algodão, apertar e espremer até retirar todo o líquido;
  • Modelar a parte sólida em forma de bola, colocar num recipiente com água e gelo e pressionar com as mãos, para soltar o máximo de soro possível. Repetir o procedimento trocando a água da tigela até que fique transparente.
Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 4
5

Depois de separar todo o soro da manteiga caseira com nata, seque a bola de manteiga com papel absorvente e reserve na geladeira dentro de um recipiente fechado ou embrulhada em plástico filme. Está pronta para consumir!

Não hesite em fazer manteiga de nata e dizer nos comentários o que você achou. Use a manteiga para preparar estas deliciosas receitas:

Dica: Com 900 gramas de nata você obterá 300 a 350 gramas de manteiga caseira. Reserve na geladeira durante 3 a 4 semanas.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 5

Se você gostou da receita de Manteiga caseira com nata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Manteiga.

Suba a sua foto de Receita de Manteiga caseira com nata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Manteiga caseira com nata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Manteiga caseira com nata
1 de 6
Receita de Manteiga caseira com nata

Voltar ao topo da página