Partilhar

Receita de Manteiga caseira com nata

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. Atualizado: 19 junho 2019
Receita de Manteiga caseira com nata

Você sabia que é possível fazer manteiga caseira facilmente? Isso mesmo! Não demora nem 15 minutos e você só precisa de um ingrediente: nata ou creme de leite com teor de gordura de 35% - o sal e as ervas aromáticas são ingredientes opcionais. Confira aqui no TudoReceitas como fazer manteiga com nata, perfeita para quando faltar manteiga em casa! Acompanhe todos os detalhes abaixo desta receita de manteiga caseira com nata.

10 convidados 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Manteiga de Roquefort caseira
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque a nata ou o creme de leite no bowl da batedeira, no liquidificador ou num copo alto, caso prefira usar o mixer de mão. Comece batendo em velocidade baixa.

Dica: A nata ou o creme de leite deverão estar bem frios antes de bater. Não use nata light porque o resultado não será o mesmo.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 1
2

Ao fim de 5 minutos batendo você observará que a nata ou o creme de leite fica mais consistente. Nesse momento suba a velocidade para o máximo e continue batendo.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 2
3

Continue batendo a nata até observar que a consistência começa a mudar: ela começará a desandar, separando a parte sólida da líquida. Baixe a velocidade e continue batendo por mais 4-10 minutos, até separar completamente a parte líquida da manteiga de nata. Se você quiser, adicione sal e ervas aromáticas neste momento.

Dica: A parte sólida da nata terá um tom amarelo e a parte líquida é semelhante ao soro de leite.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 3
4

Para separar o soro de leite da manteiga de nata existem várias opções:

  • Escorrer o líquido e deixar apenas a manteiga no bowl ou no liquidificador, adicionar um pouco de água gelada, bater mais um pouco e escorrer o líquido novamente. Repetir até a água sair transparente;
  • Colocar a parte sólida num pano de algodão, apertar e espremer até retirar todo o líquido;
  • Modelar a parte sólida em forma de bola, colocar num recipiente com água e gelo e pressionar com as mãos, para soltar o máximo de soro possível. Repetir o procedimento trocando a água da tigela até que fique transparente.
Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 4
5

Depois de separar todo o soro da manteiga caseira com nata, seque a bola de manteiga com papel absorvente e reserve na geladeira dentro de um recipiente fechado ou embrulhada em plástico filme. Está pronta para consumir!

Não hesite em fazer manteiga de nata e dizer nos comentários o que você achou. Use a manteiga para preparar estas deliciosas receitas:

Dica: Com 900 gramas de nata você obterá 300 a 350 gramas de manteiga caseira. Reserve na geladeira durante 3 a 4 semanas.

Receita de Manteiga caseira com nata - Passo 5

Se você gostou da receita de Manteiga caseira com nata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Manteiga.

Suba a sua foto de Receita de Manteiga caseira com nata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Manteiga caseira com nata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
Giselli
Como havia desandado, a manteiga tinha ficado líquida. Coloquei no freezer para dar uma gelada, e bati mais um pouco no processador com água gelada. Pronto. Ficou perfeita. Uma delícia.
Giselli
Fiz com nata e bati no processador. Deixei 15min, mas desandou tudo. Ficou líquida. O que pode ter dado errado?
A sua avaliação:
Regina Célia Simão sodré
Uauuu eu fiz e ficou per-fei-taaa to me achando aqui kkkk obrigado pela receita!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Regina, que bom que você gostou desta receita de manteiga caseira! Da próxima vez que preparar suba foto da sua manteiga pronta 🙂
A sua avaliação:
Rita Dias
Já fiz manteiga com creme de leite como tb com nata e deu tudo certo, mas aconteceu de uma feita com nata ficar só no chantilly , voltei para geladeira, bati novamente e não virou manteiga ..o que pode ter dado de errado? Tem como arrumar ou aproveitar este chantilly ?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Rita, para o chantilly virar manteiga você precisa bater ele por vários minutos. Se mesmo assim ele não ficar no ponto, você pode aproveitar ele no preparo de várias receitas. Confira esta sugestão de bolo com chantilly: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-rocambole-de-morango-com-chantilly-2376.html
Rita
Oi Sara ! Obrigada pela resposta !! Eu bati por mais de 10min. Voltei para geladeira bati novamente e nada de soltar o soro ...coloquei gelo ..água gelada .. virou um chantilly com sabor bem acentuado de manteiga.. talvez a nata não tinha a gordura suficiente para virar manteiga... enfim !!! Mas agora vou aproveitar esta chantilly com a sugestão de suas receitas obrigada
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Rita. É verdade, a nata deve conter mais de 35% de gordura para virar chantilly e deve estar bem gelada. Aproveite o chantilly para recheio e cobertura de bolos e com certeza você vai gostar 🙂
A sua avaliação:
Andressa de Souza Barcik
Hoje fiz manteiga, da trabalho mas ficou muito boa. Amei esta receita e já publiquei no face.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Andressa, sua manteiga ficou na consistência perfeita, parabéns! Obrigada por compartilhar a foto e continue preparando nossas sugestões 🙂
A sua avaliação:
VITOR GABRIEL
eu fiz aqui em casa com nata e depois de colocar na geladeira ela ficou muito dura, tem como deixar ela mais cremosa ?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Vitor, é normal a manteiga ficar dura depois de ir na geladeira. Para ela ficar cremosa retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos 🙂 Depois de usar volte a reservar na geladeira.

Receita de Manteiga caseira com nata
1 de 6
Receita de Manteiga caseira com nata

Voltar ao topo da página