Camarão

Receita de Abóbora recheada com camarão

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 6 maio 2024
Receita de Abóbora recheada com camarão

Quem resiste a uma abóbora recheada com camarão? Só o aspecto dá água na boca! Típico prato da culinária das cidades praianas, este prato se baseia na abóbora moranga recheada com camarão e queijo derretido.

Não espere mais e aprenda com o TudoReceitas a preparar um delicioso camarão na moranga!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo elevado, Pouco picante, Ideal acompanhar com vinho rosé, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Abóbora recheada com camarão:

  • Para a moranga:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Camarão com hortelã

Como fazer Abóbora recheada com camarão:

1

O primeiro passo para preparar a abóbora recheada com camarão é lavar a moranga, cortar uma tampa larga na parte de cima e retirar o conteúdo.

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 1
2

Salgue ligeiramente a parte de dentro da moranga e pincele azeite no interior e exterior. Embrulhe-a em papel alumínio e leve para assar no forno a 200ºC durante 40 minutos a 1 hora, até que esteja bem macia por dentro.

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 2
3

Enquanto isso prepare o recheio do seu camarão na moranga: descasque os camarões, com exceção de 6, e coloque-os refogando a fogo médio em uma panela com o azeite, a cebola e os alhos picados.

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 3
4

Passados 5 minutos, acrescente os tomates picados, a pimenta dedo de moça e o cheiro verde. Tempere com sal, mexa para envolver e deixe cozinhar por mais alguns minutos, até os tomates se desfazerem e criarem molho. Desligue o fogo.

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 4
5

Quando a moranga estiver pronta, retire-a do forno, deixe esfriar um pouco e desembrulhe. Vire-a ao contrário para eliminar o líquido que se formou no interior e espalhe o requeijão cremoso por dentro.

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 5
6

Reserve à parte os 6 camarões inteiros, coloque dentro da abóbora todo o refogado de camarão e polvilhe com o queijo. Leve novamente ao forno, desta vez a 180ºC durante 15 minutos ou até o queijo gratinar.

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 6
7

Passado esse tempo, sua abóbora recheada com camarão estará pronta! Retire do forno, decore com os camarões que reservou anteriormente e sirva quente, acompanhando com arroz branco e salada simples. Bom apetite!

Receita de Abóbora recheada com camarão - Passo 7

Se você gostou da receita de Abóbora recheada com camarão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Outras receitas com abóbora

A abóbora é mais versátil na cozinha do que parece. Transita do camarão passando à farofa, passando pelo preparo de pães e bolos. Veja abaixo outras receitas do TudoReceitas usando abóbora:

  • Pão de abóbora: preparar um pão em casa não precisa ser difícil e fazer um pãozinho usando abóbora lhe dá todo um sabor especial. Veja como preparar no TudoReceitas.
  • Farofa de abóbora: para os amantes da farofa de banana, a farofa de abóbora pode surpreender e dar um toque especial a diversas combinações. Experimente!

Suba a sua foto de Receita de Abóbora recheada com camarão

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
teixeira.a
fiz essa receita no passado final de semana e todos lá em casa amaram. super aprovo e recomendo!!
A sua avaliação:
CAMILA OLIVEIRA PATA
NOSSA QUE DELICISA VOU EXPERIMENTE JÁAA
1 de 8
Receita de Abóbora recheada com camarão