Partilhar

Receita de Polvo cozido fácil

Nelson Ferreira
Redator e editor no TudoReceitas
Receita de Polvo cozido fácil

Se você não sabe exatamente como fazer polvo cozido, siga esta receita do TudoReceitas.com na qual partilhamos dicas e conselhos para cozinhar polvo sem erro! Depois de saber cozer polvo sem o deixar rijo, você pode preparar mil e uma receitas de polvo, quentes ou frias, de aperitivo ou prato principais. Do que está à espera? Confira já esta receita passo a passo!

4 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionales: Custo médio, Cozido
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Polvo cozido com batatas
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer esta receita de polvo cozido, comece por reunir os ingredientes. Prefira comprar polvo fresco em vez de congelado, pois o polvo congelado tem tendência a encolher muito depois de cozido.

2

Lave bem o polvo para remover eventuais vestígios de areia. Depois leve ao fogo médio uma panela de pressão com água suficiente para cobrir o polvo.

Dica: A panela de pressão é o ideal para cozer o polvo, mas você também pode usar uma panela comum.

3

Se você comprou polvo congelado, deixe descongelar à temperatura ambiente; se está fresco, aplique-lhe pequenos golpes com um martelo de cozinha, de forma a que a carne fique tenra.

4

O próximo passo é conhecido como "assustar o polvo". Consiste em mergulhar o polvo por 5-10 segundos na água fervente que temos na panela, retirar e repetir mais três vezes. Durante este processo podemos observar que os tentáculos se vão enrolando.

5

Depois do passo anterior, finalmente cozinhe o polvo na panela de pressão por 20-25 minutos, aproximadamente, temperando a água com sal e pimenta. Tenha em atenção este tempo para evitar que o polvo cozinhe demasiado e perca a consistência ideal.

6

Em seguida "assustamos o polvo" uma última vez, retirando-o da panela e colocando-o em uma vasilha com água fria. Ao causar este choque térmico paramos rapidamente o cozimento do polvo e evitamos que ele fique com uma consistência borrachuda.

7

Escorra novamente o polvo cozido e estará pronto a ser usado em suas receitas com polvo! Use no preparo de polvo com manjericão, polvo ao alho e óleo e salada de polvo com grão de bico ou, se preferir, simplesmente corte em pedaços, tempere com alho, salsinha e azeite e sirva como aperitivo. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Polvo cozido fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Polvo, e convidamos você a baixar gratuitamente a app de TudoReceitas, onde poderá aprender e partilhar as suas receitas e experiências culinárias.

Suba a sua foto de Receita de Polvo cozido fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Polvo cozido fácil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Paulo
Obrigado pela receita! No ponto 6. Quantas vezes mergulhamos em água fria e durante quanto tempo?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Paulo, nesse ponto você simplesmente mergulha o polvo totalmente na água fria e retira, o suficiente para provocar um choque térmico. Quando preparar seu polvo suba foto do resultado final! :)
A sua avaliação:
claudioricucci
minha maior duvida é como faço para que o polvo não fique borrachudo. O polvo comprado já cozido??????? do supermercado.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Claudio. Para evitar isso o melhor mesmo é você comprar polvo fresco ou congelado e cozinhar em casa seguindo estas dicas. Experimente e diga-nos o que achou! :)
A sua avaliação:
selma aparecida borges bela
Bom Dia Amigos!!!! Gostaria de saber se posso congelar o polvo depois de cozido, pois em casa somos só 3 pessoas que gostamos, então conforme o tamanho do polvo ficaria muito, podeira fazer em duas vezes?????????, as receitas que vi no site me deram agua na boca.Grata até o momento aguardo resposta.
Nídia do Carmo (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Selma!

Para congelar os polvos cozidos, escolha polvos bem frescos, de preferência os machos (que têm duas fileiras de ventosas) pois eles são mais tenros. Lave-os em água corrente para retirar bem a areia. Retire a bolsa de tinta e as entranhas, localizadas em sua cabeça. Escalde por alguns minutos. Retire e escorra novamente em água corrente para tirar a areia que porventura tenha restado. Cozinhe as peças em água com seu tempero preferido durante cerca de 20 minutos e deixe esfriar na mesma água. Escorra, embrulhe em plástico, sele bem e leve ao freezer!

Receita de Polvo cozido fácil
1 de 8
Receita de Polvo cozido fácil
Voltar ao topo da página