Partilhar
Partilhar em:

Receita de Polvo cozido fácil

Avaliação: 5 (1 voto)
1 comentário
12 vezes partilhado
 
Adicionar aos favoritos
Receita de Polvo cozido fácil

Se você não sabe exatamente como fazer polvo cozido, siga esta receita do TudoReceitas.com na qual partilhamos dicas e conselhos para cozinhar polvo sem erro! Depois de saber cozer polvo sem o deixar rijo, você pode preparar mil e uma receitas de polvo, quentes ou frias, de aperitivo ou prato principais. Do que está à espera? Confira já esta receita passo a passo!

Ingredientes para 4 porções da Polvo cozido fácil:
Também lhe pode interessar: Receita de Polvo cozido com batatas
Instruções | 45 minutos
1

Para fazer esta receita de polvo cozido, comece por reunir os ingredientes. Prefira comprar polvo fresco em vez de congelado, pois o polvo congelado tem tendência a encolher muito depois de cozido.

2

Lave bem o polvo para remover eventuais vestígios de areia. Depois leve ao fogo médio uma panela de pressão com água suficiente para cobrir o polvo.

Dica: A panela de pressão é o ideal para cozer o polvo, mas você também pode usar uma panela comum.

3

Se você comprou polvo congelado, deixe descongelar à temperatura ambiente; se está fresco, aplique-lhe pequenos golpes com um martelo de cozinha, de forma a que a carne fique tenra.

4

O próximo passo é conhecido como "assustar o polvo". Consiste em mergulhar o polvo por 5-10 segundos na água fervente que temos na panela, retirar e repetir mais três vezes. Durante este processo podemos observar que os tentáculos se vão enrolando.

5

Depois do passo anterior, finalmente cozinhe o polvo na panela de pressão por 20-25 minutos, aproximadamente, temperando a água com sal e pimenta. Tenha em atenção este tempo para evitar que o polvo cozinhe demasiado e perca a consistência ideal.

6

Em seguida "assustamos o polvo" uma última vez, retirando-o da panela e colocando-o em uma vasilha com água fria. Ao causar este choque térmico paramos rapidamente o cozimento do polvo e evitamos que ele fique com uma consistência borrachuda.

7

Escorra novamente o polvo cozido e estará pronto a ser usado em suas receitas com polvo! Use no preparo de polvo com manjericão, polvo ao alho e óleo e salada de polvo com grão de bico ou, se preferir, simplesmente corte em pedaços, tempere com alho, salsinha e azeite e sirva como aperitivo. Bom apetite!

Se gostou da receita de Polvo cozido fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Polvo.

Informação adicional
  • Custo: Médio
  • Cocção: Cozido
Adicionar aos favoritos

Suba a sua foto de Receita de Polvo cozido fácil

Suba a foto do seu prato
Fotos e comentários (1)

Escrever comentário sobre Polvo cozido fácil

Adicione uma imagen
Clique para selecionar uma imagem
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
selma aparecida borges bela
Bom Dia Amigos!!!! Gostaria de saber se posso congelar o polvo depois de cozido, pois em casa somos só 3 pessoas que gostamos, então conforme o tamanho do polvo ficaria muito, podeira fazer em duas vezes?????????, as receitas que vi no site me deram agua na boca.Grata até o momento aguardo resposta.
TudoReceitas
Oi Selma!

Para congelar os polvos cozidos, escolha polvos bem frescos, de preferência os machos (que têm duas fileiras de ventosas) pois eles são mais tenros. Lave-os em água corrente para retirar bem a areia. Retire a bolsa de tinta e as entranhas, localizadas em sua cabeça. Escalde por alguns minutos. Retire e escorra novamente em água corrente para tirar a areia que porventura tenha restado. Cozinhe as peças em água com seu tempero preferido durante cerca de 20 minutos e deixe esfriar na mesma água. Escorra, embrulhe em plástico, sele bem e leve ao freezer!

Receita de Polvo cozido fácil
1 de 8
Receita de Polvo cozido fácil