Bacalhau

Receita de Bacalhau espiritual original português

 
Montse Morote Ortega
Por Montse Morote Ortega. Atualizado: 10 dezembro 2021
Receita de Bacalhau espiritual original português

O bacalhau espiritual é um prato típico português, delicioso e relativamente fácil de fazer. Portugal é conhecido pelas suas receitas de bacalhau e essa é uma das mais populares pela sua combinação de ingredientes e texturas. Essa é uma daquelas receitas ideais para a Páscoa e também para conseguir com que as crianças comam peixe, devido ao bechamel (molho branco).

O bacalhau espiritual consiste na combinação de um refogado bem suculento, batatas fritas fininhas e sequinhas e uma generosa camada de bechamel coberta por queijo gratinado, sendo que finalização dessa receita é assada no forno e faz toda a diferença. Mesmo que existam diferentes maneiras de preparar o bacalhau espiritual dependendo da região, neste post do TudoReceitas explicamos uma das mais populares. Continue lendo e delicie-se com essa receita impecável de bacalhau espiritual original português. Não tem como não amar!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas de Portugal

Ingredientes para fazer Bacalhau espiritual original português:

  • Para o molho bechamel
Também lhe pode interessar: Bacalhau espiritual

Como fazer Bacalhau espiritual original português:

1

Cozinhe o bacalhau já dessalgado em uma panela com água quente por 3 minutos em fogo médio. Apague o fogo e deixe o peixe na água.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 1
2

Agora, descasque as batatas e corte-as em tiras bem finas. Aqueça uma frigideira com bastante óleo e, quando o óleo estiver no ponto de fritura, frite-as. Uma vez prontas, reserve as batatas fritas sobre um papel absorvente.

  • Para mais detalhes sobre como deixar a batata frita super crocante, sugerimos o passo a passo dessa receita que mostra como deixar a batata frita sequinha. Se preferir, você também pode usar uma fritadeira elétrica para as batatas.

Dica: caso a sua ideia seja preparar o bacalhau espiritual (original português) basta pular essa etapa.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 2
3

Prepare a bechamel. Para isso, derreta a manteiga em uma panela e misture a farinha. Então, adicione o leite aos poucos, sem parar de mexer, até obter um creme espesso. Então, adicione sal a gosto e reserve.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 3
4

Para adicionar a cenoura à sua receita bacalhau espiritual original português, descasque-a e rale-a em tiras finas. Se preferir, pode cortá-la em cubinhos bem pequenos. Uma característica marcante do bacalhau espiritual original português é, justamente, ter esse refogado bem picado.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 4
5

Aqueça uma frigideira com um pouco azeite ou use a mesma que usou para as batatas, só que retirando o óleo. Então, refogue a cebola picada e a cenoura.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 5
6

Corte 3 fatias de pão duro do dia anterior e deixe-as de molho em um recipiente com leite. Espere por, pelo menos 15 minutos, ou até que o pão absorva bem o leite até ficar bem molhadinho.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 6
7

Este é o momento de retirar o bacalhau da panela, remover a pele e seus espinhos e cortá-lo em cubos, como podemos ver na foto.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 7
8

Adicione o bacalhau à frigideira com o refogado e misture. Então, incorpore o pão embebido em leite e continue a mexer. Aproveite para adicionar um pouco de sal, caso sinta necessidade, e cozinhe tudo por alguns minutos.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 8
9

Acomode todo esse preparo em um refratário e distribua de forma homogênea.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 9
10

Adicione as batatas fritas sobre o bacalhau, cobrindo tudo. Se preferir, você pode usar batata doce no lugar ao invés das batatas tradicionais. Caso opte pela batata doce, você também pode prepará-la frita na frigideira ou no forno, como mostra essa receita de batata doce frita no forno.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 10
11

Cubra toda a mistura com a bechamel e adicione uma camada de queijo ralado.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 11
12

Leve o bacalhau espiritual ao forno a 200ºC e deixe-o até que o queijo gratine. Para conseguir esse efeito, você pode ativar a função de grelhar ('Grill'), caso tenha. Quando estiver dourado, basta tirar do forno e aproveitas essa receita sensacional de bacalhau espiritual original português.

Receita de Bacalhau espiritual original português - Passo 12
13

Dica extra: se as postas de bacalhau que você tem para essa receita de bacalhau espiritual não estão dessalgadas, no vídeo abaixo explicamos como dessalgar bacalhau de maneira simples e eficaz.

Se você gostou da receita de Bacalhau espiritual original português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Acompanhamento para bacalhau espiritual

Caso precise de inspirações de guarnições, sugerimos a leitura do post com ideias de acompanhamentos para bacalhau. Se a ideia é servi-lo em alguma refeição especial, nossas sugestões de entradas ou aperitivos são:

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau espiritual original português

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 13
Receita de Bacalhau espiritual original português