Receita de Biscoito amanteigado caseiro

Receita de Biscoito amanteigado caseiro

Os biscoitos amanteigados são um clássico das receitas de padaria, um biscoito fácil de fazer e econômico. Aqui no TudoReceitas ensinamos você como fazer biscoito amanteigado caseiro de um jeito diferente: em forma de flor! Perfeito para presentear no Dia das Mães, Dia dos Namorados ou simplesmente para preparar um biscoito diferente para o lanche. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de biscoito amanteigado caseiro e experimente!

8 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Dia da Mãe, No forno
Ingredientes:
Como fazer Biscoito amanteigado caseiro:
1

Prepare este biscoitinho caseiro colocando em um bowl os ingredientes secos: o açúcar, a farinha e a pitada de sal. Corte a manteiga em pedaços e misture com os ingredientes secos usando as mãos, até obter uma farofa.

2

Em seguida adicione a baunilha, o ovo e a gema. Continue misturando com as mãos, desta vez até obter uma massa de biscoito caseiro homogênea.

3

Modele a massa em forma de bola, embrulhe em plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

4

Depois do tempo indicado, continue preparando esta receita de biscoito caseiro: abra a massa em uma superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo, até ficar com cerca de 5 mm de espessura. Corte em discos com cerca de 7 cm de diâmetro.

Dica: Se for mais fácil para trabalhar a massa, divida-a em duas metades iguais, abra e corte em separado.

5

Para modelar os biscoitos em forma de flor coloque 4 a 5 discos de massa sobrepostos, como na fotografia.

Dica: Os discos de massa não devem sobrepor-se em mais de metade do seu diâmetro.

6

Comece enrolando dos discos de massa a partir do primeiro (que serviu de base aos restantes), sem pressionar muito.

7

Depois corte ao meio os discos de massa de biscoito enrolados.

8

Coloque as metades da massa sobre a bancada e você conseguirá ver o efeito de flor! Abra ligeiramente os discos de massa, para que os biscoitos de flor fiquem mais bonitos.

Dica: Não abra demasiado os discos de massa para que as flores não se desmanchem enquanto assam no forno.

9

Finalmente repita o procedimento anterior (passos 5, 6, 7 e 8) com o restante da massa deste biscoito artesanal. Coloque os biscoitos num tabuleiro de forno com papel manteiga e reserve na geladeira durante 30 minutos a 1 hora, para que mantenham a sua forma no momento de assar.

10

Depois do tempo indicado pré-aqueça o forno a 200ºC. Asse os biscoitos por 10 minutos a 200ºC, com calor em cima e em baixo. Quando você observar que os biscoitos estão dourando, cubra-os com papel alumínio e baixe a temperatura para 180ºC, para que terminem de assar sem queimar. Depois de assados, retire para uma grelha e deixe esfriar.

11

Prontinhos! Para aumentar a validade do biscoito amanteigado caseiro, conserve-o numa caixa fechada durante 1 semana. Desfrute destas delícia em forma de flor e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de biscoito caseiro fácil? Confira estas sugestões:

  • Bolachas de canela simples;
  • Biscoito de maizena com nata;
  • Biscoito amanteigado de castanha do pará.

Se você gostou da receita de Biscoito amanteigado caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoito amanteigado.