Biscoitos

Receita de Bolo de iogurte integral

 
The Velvet Taste
Por The Velvet Taste. 25 julho 2023
Receita de Bolo de iogurte integral

É importante manter uma dieta equilibrada, no entanto, muitas vezes exageramos no consumo de carboidratos açúcar e refinados. Mas, como bem sabemos, existem maneiras de comê-los de forma inteligente para reduzir o impacto negativo que causam no nosso corpo. Por exemplo, na hora de preparar um bolo clássico, substitua alguns ingredientes como a farinha de trigo por farinha de aveia que tem mais fibras, o açúcar refinado por mel ou adoçantes naturais como stevia e acrescente uma boa quantidade de iogurte grego para aumentar o percentual de proteína.

Hoje no TudoReceitas te ensinamos a fazer Bolo de iogurte integral. Uma sobremesa leve e muito fofa que, ao contrário de outros bolos, é rica em gorduras, proteínas e fibras. Além disso, é sem glúten.

6 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem açúcar, Receita sem glúten

Ingredientes para fazer Bolo de iogurte integral:

Também lhe pode interessar: Bolo de iogurte com aveia

Como fazer Bolo de iogurte integral:

1

Se você não encontrar farinha de aveia, poderá fazê-la facilmente em casa. Basta triturar os 250 gramas no liquidificador ou processador de alimentos até virar um pó grosso. Você vai adorar este bolo de aveia fofinho!

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 1
2

Unte uma forma retangular de 27 x 12 x 9 cm, coloque uma tira de papel manteiga que cubra toda a base e enfarinhe. com um pouco da farinha de aveia. Além disso, preaqueça o forno a 170°C.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 2
3

Para começar a preparar a massa, comece por separar as claras das gemas. Na tigela das gemas adicione o mel e o iogurte, misture à mão com um batedor de arame.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 3
4

Em seguida, integre os ingredientes secos (aveia, fermento em pó e uma pitada de sal) em uma tigela grande e despeje a mistura de gemas por cima. Continue misturando à mão com o batedor de arame até que todos os grumos estejam dissolvidos, você sentirá que está ficando mais espesso.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 4
5

Além disso, em outra tigela, bata as claras até ficarem firmes, você pode usar uma batedeira para encurtar o tempo e facilitar o processo. Bata apenas até obter picos firmes, tomando cuidado para não bater demais.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 5
6

Em seguida, adicione as claras aos poucos na tigela de aveia. Comece adicionando uma colher de sopa e misture com o batedor de arame para unir as duas texturas e que a mistura de aveia seja liberada.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 6
7

Vá integrando aos poucos as claras até ficarem bem firmes, você verá que a massa vai se soltando cada vez mais. Passe para uma espátula de borracha e misture dando movimentos circulares, ou seja, mova a espátula de forma circular de cima para baixo enquanto gira a tigela.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 7
8

Despeje a manteiga derretida em duas etapas, mantendo os movimentos envolventes para evitar que as claras diminuam de tamanho.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 8
9

Quando tiver uma mistura homogênea, despeje na forma e leve ao forno a 165 °C por 50 minutos ou até que a superfície esteja dourada e ao espetar um palito ele saia sem resíduos.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 9
10

Quando estiver pronto, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme (não se esqueça de retirar o papel vegetal) e delicie-se com o bolo de aveia sem açúcar. Vamos comer ! Conte-nos nos comentários a sua opinião e partilhe connosco uma fotografia do resultado final.

Receita de Bolo de iogurte integral - Passo 10

Se você gostou da receita de Bolo de iogurte integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos.

Como decorar o seu Bolo de iogurte integral com creme de iogurte

Se quiser aumentar a quantidade de proteína, pode decorar com um creme de iogurte . Para fazer isso, siga estas etapas :

  1. Comece hidratando 5 gramas de gelatina neutra em pó em uma tigela com 30 gramas de água, mexa e deixe descansar por 10 minutos.
  2. À parte, em uma panela, aqueça 150 gramas de creme de leite e adoce com mel ou adoçante natural.
  3. Quando começar a ferver, retire do fogo, acrescente a gelatina previamente hidratada, misture até dissolver e deixe esfriar.
  4. Quando este creme atingir a temperatura ambiente, despeje 250 gramas de iogurte grego, misture bem e leve à geladeira até endurecer.
  5. Antes de servir, bata até ficarem novamente homogéneas, coloque-as numa manga e decore o bolo de aveia.

Além disso, se você quiser conhecer outras caldas para o seu bolo de aveia, não perca estas opções:

Suba a sua foto de Receita de Bolo de iogurte integral

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Bolo de iogurte integral