Brigadeiro

Receita de Brigadeiro de pistache

 
Clarissa Biscainho
Por Clarissa Biscainho. 8 setembro 2023
Receita de Brigadeiro de pistache

Já pensou em fazer um brigadeiro vegano sem leite condensado? Essa é uma ótima opção para fazer o doce para quem é intolerante a lactose, vegano ou simplesmente quer uma versão mais saudável do doce amado por todos. A base é um creme de castanha de caju e o pistache foi colocado junto com creme para deixar ainda mais saboroso. Aqui o sabor escolhido foi pistache, mas esse brigadeiro é bem versátil e você pode colocar o sabor que quiser, ou até um sabor mais neutro usando apenas baunilha. E o melhor: é fácil de fazer e só leva 3 ingredientes.

Como o creme de castanha é menos consistente que o leite condensado, esse brigadeiro fica menos puxa-puxa, e é perfeito para quem ama uma versão mais cremosa do brigadeiro.

Para aprender a fazer essa receita de brigadeiro de pistacha, siga o passo-a-passo com fotos abaixo aqui no Tudo Receitas.

4 convidados 2h 30m Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio

Ingredientes para fazer Brigadeiro de pistache:

Utensílios:

  • Forminhas para brigadeiro
Também lhe pode interessar: Brigadeiro com farinha de trigo

Como fazer Brigadeiro de pistache:

1

Comece separando os ingredientes para o seu brigadeiro de pistache.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 1
2

Em uma panela, adicione a castanha de caju e o pistache, cubra com água e deixe ferver por uns 30 minutos, até ficarem macios.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 2
3

Escorra, coloque em um liquidificador com uma água nova. Coloque água até cobrir, sem exagerar. A água precisa ser suficiente para bater a castanha e o pistache sem que fiquem pedacinhos, mas se colocar muita água, vai ficar muito líquido e vai levar mais tempo para chegar no ponto de brigadeiro.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 3
4

Quando tiver um creme homogêneo, volte para a panela, adicione o açúcar e mexa bem para incorporar.

Em fogo médio para baixo, vá mexendo constantemente como se fosse um brigadeiro tradicional, até chegar em um creme bem grosso que desgrude da panela. Como o leite de castanha é mais líquido que o leite condensado, o processo pode demorar um pouco mais e é importante deixar que fique bem consistente se quiser enrolar.

Dica: Se desejar adicione extrato de baunilha. Se quiser adicionar uma crocância, adicione pistache picado nessa etapa.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 4
5

Coloque o creme em uma travessa ou prato espalhando para esfriar.

Dica: Pode levar para a geladeira para acelerar o processo e deixe esfriar completamente antes de enrolar.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 5
6
  • Se quiser um brigadeiro de pistache de colher, basta colocar em copinhos, decorar com pistache triturado (se desejar) e servir.
  • Se quiser enrolar, umedeça levemente as mãos, o que vai facilitar para formar as bolinhas. Passe as bolinhas em pistache triturado (ou no confeito que preferir) e coloque em forminhas.

Dica: Assim como no caso do brigadeiro tradicional, o mais indicado é colocar nas forminhas para evitar que grudem na superfície.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 6
7

Seus brigadeiros de pistache estão prontos para serem servidos.

Receita de Brigadeiro de pistache - Passo 7

Se você gostou da receita de Brigadeiro de pistache, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Brigadeiro.

Como combinar o seu brigadeiro de pistache

Agora você já sabe como fazer essa receita de brigadeiro de pistache simples e delicioso. Separamos as nossas opções de como combinar essa delicia, confira:

  • Sorvete de Pistache: O sorvete de pistache é um dos mais pedidos nas sorveterias do mundo todo. No entanto, como sempre dizemos no TudoReceitas, nada supera uma preparação caseira e saudável. E você pode utilizar o seu brigadeiro de pistache como cobertura, é só deixar ele menos espesso.
  • Torta de pistache: O Torta de pistache ou cheesecake de pistache é uma sobremesa composta por uma base de biscoito crocante, coberta por uma camada generosa e cremosa com uma base de cream cheese e pistache torrado. E a única maneira de deixar essa receita ainda melhor é utilizando o brigadeiro de pistache como uma calda extra!

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Brigadeiro de pistache

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Brigadeiro de pistache