menu
Partilhar

Chá de casca de cebola

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 21 abril 2021
Chá de casca de cebola

Hoje em dia temos mais consciência que aproveitar os alimentos ao máximo representa várias vantagens que vão para além da redução do desperdício. Você sabia, por exemplo, que as cascas de cebola rendem um chá muito benéfico para a nossa saúde? Aqui no TudoReceitas contamos para você para que serve chá de casca de cebola e como fazer!

A cebola é um legume muito acessível e rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, tendo capacidade antioxidante 23 superior à do alho. É na casca da cebola que encontramos a maior parte dos minerais (96%) e compostos benéficos do vegetal, como os flavonoides, que têm ação antialérgica. De modo a usufruir dos benefícios da cebola, um dos truques é aprender como fazer chá de casca de cebola. Continue aqui no TudoReceitas para descobrir!

4 convidados 10m Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso
Ingredientes para fazer Chá de casca de cebola:
Também lhe pode interessar: Chá de casca de abacaxi com gengibre
Como fazer Chá de casca de cebola:
1

Separe as cascas de 2-3 cebolas, aproveitando apenas as cascas mais limpinhas e intactas (rejeite as cascas machucadas ou mofadas). Opcionalmente separe 2 colheres de sopa de cebola picada para usar também.

Dica: pode usar qualquer variedade de cebola no preparo deste chá de casca de cebola, no entanto saiba que as cebolas roxas são mais ricas em propriedades antioxidantes. Se não conseguir aproveitar suficiente casca de cebola, use a casca de mais 1-2 cebolas.

Chá de casca de cebola - Passo 1
2

Como limpar casca de cebola? Enxague e lave bem as cascas, com cuidado para não quebrar. De modo a evitar contaminação de fungos, coliformes fecais e agrotóxicos, pode lavar as cascas de cebola com água e sabão de coco sem perfume ou usar hipoclorito de sódio, como habitualmente fazemos para higienizar verduras e legumes.

3

Ferva 1 litro de água filtrada, desligue o fogo e adicione as cascas de cebola e a cebola picada na água. Tampe e reserve essa infusão por 5-10 minutos.

Dica: se você usar somente as cascas de cebola no preparo deste chá, ele não ficará com gosto de cebola!

Chá de casca de cebola - Passo 3
4

Após esse tempo seu chá de casca de cebola está pronto! Coe e beba ao longo do dia, em substituição da água, ou use no preparo de sucos de fruta, no lugar da água também.

Dica: pode tomar o chá de cebola ainda quente, esfriado ou gelado.

Chá de casca de cebola - Passo 4

Se você gostou da receita de Chá de casca de cebola, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Usos e benefícios do chá de casca de cebola

A cebola é um legume amplamente utilizado na nossa gastronomia para conferir mais sabor aos pratos. No entanto podemos usufruir dos benefícios da cebola preparando o chá de casca de cebola que indicamos acima! Mas quais seriam esses benefícios da casca de cebola? Confira:

  • A casca de cebola contém 96% de todo o conteúdo mineral da cebola, do qual destacamos o magnésio, o fósforo e o ferro;
  • A casca de cebola é rica em antioxidantes e flavonoides que, entre outros benefícios, ajudam a retardar o envelhecimento celular;
  • Outros dois nutrientes interessantes que encontramos na casca de cebola são a antocianina e a quercetina, que apresentam grande ação anti-inflamatória.

Para que serve o chá de cebola?

De modo geral, graças aos nutrientes acima mencionados, podemos afirmar que o chá de cebola serve para tratar diversos problemas no nosso corpo causados por inflamações, sobretudo no aparelho respiratório. Graças ao seu poder anti-inflamatório e antiviral, este chá ajuda a reforçar a imunidade, combate a anemia, previne e ajuda a tratar as infeções pulmonares e a dificuldade para respirar e facilita a expectoração e eliminação de catarro.

Por fim, o chá de casca de cebola também é usado para prevenir o inchaço e a retenção hídrica, o que é interessante para quem busca emagrecer ou perder peso. Nesse caso recomendamos tomar 1-2 litros de chá de casca de cebola ao dia.

Outras receitas de chás anti-inflamatórios

O chá de casca de cebola não é o único chá caseiro com propriedades anti-inflamatórias. Confira também como fazer chá de açafrão e chá de moringa simples.

Bibliografia

Suba a sua foto de Chá de casca de cebola

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Chá de casca de cebola
1 de 4
Chá de casca de cebola

Voltar ao topo da página