Chá

Chá de cevada

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. 20 julho 2020
Chá de cevada

A cevada é um cereal conhecido pela sua composição rica em nutrientes como magnésico, manganésio, selênio e vitaminas do grupo B. Pode ser usada como substituto do café e, além disso, é considerada um superalimento!

Uma das formas mais fáceis de usufruir dos benefícios da cevada é preparando um chá. Além de outras propriedades benéficas para a nossa saúde, o chá de cevada auxilia a combater doenças respiratórias porque contribui para a redução da inflamação da membrana mucosa dos brônquios.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você a receita de chá de cevada torrada passo a passo em fotos e ainda indicamos como tomar e todos os benefícios dessa bebida. Continue lendo!

2 convidados 45m Café da manhã Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico

Ingredientes para fazer Chá de cevada:

Também lhe pode interessar: Chá de matcha

Como fazer Chá de cevada:

1

Comece por lavar bem os grão de cevada. Para isso coloque-os numa bacia ou tigela grande, adicione água e misture, para limpar bem. Depois coe essa água e repita o procedimento por mais uma ou duas vezes, até a água sair limpa.

Chá de cevada - Passo 1
2

Outra opção é colocar os grão de cevada numa paneira e enxaguar sob água corrente até ela sair transparente.

Chá de cevada - Passo 2
3

Coloque 1 litro de água numa panela, adicione o pau de canela e os grãos de cevada tostada já bem lavados. Leve ao fogo médio-baixo e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos ou até que a cevada fique macia. Depois desligue o fogo e coe.

Chá de cevada - Passo 3
4

Sirva o chá de cevada morno ou frio. Aconselhamos tomar 1 xícara no café da manhã, como substituto do café, e beber o restante ao longo do dia. Poderá melhorar o sabor dele adicionando um pouco de suco de limão, açúcar ou adoçante. Experimente!

Procurando mais receitas de chás benéficos? Veja estas sugestões:

Dica: Não tome mais do que 3 xícara deste chá por dia, para evitar irritar o estômago.

Chá de cevada - Passo 4

Se você gostou da receita de Chá de cevada, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Chá de cevada: benefícios

A água de cevada é conhecida pelo seu alto valor nutritivo, o qual pode superar os valores do trigo, por exemplo. Além de ser rica em minerais como magnésico, manganésio, selênio, e ainda vitaminas do grupo B, a cevada é um alimento pré-biótico que contém ácido fólico, vitamina K, fósforo, potássio, ferro, zinco e outros nutrientes.

De entre os benefícios do chá de cevada destacamos:

  • Ajuda a reduzir o mau colesterol devido ao seu alto teor de fibras solúveis;
  • Esse teor de fibras solúveis é ainda um excelente aliado para tratar a constipação e equilibrar a microbiota intestinal;
  • Protege e limpa as mucusas intestinais, além de ajudar a melhorar a digestão e a tratar, por exemplo, a diarreia;
  • Atrasa a absorção de glicose (açúcar no sangue) e favorece a sua redução, por isso é indicada também para quem sofre de diabetes (neste caso a bebida deverá ser preparada sem açúcar);
  • O seu elevado conteúdo em selênio favorece a saúde da pele e protege contra os radicais livres;
  • Os nutrientes presentes nos grãos de cevada ajudam a manter a queratina, contribuindo para o fortalecimento do cabelo.

Agora que você sabe quais os benefícios da cevada e como se faz o chá de cevada, veja também como preparar café de cevada e suco de cevada benéfico.

Suba a sua foto de Chá de cevada

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Chá de cevada