Chá

Chá de kombucha

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 15 junho 2021
Chá de kombucha

Apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, o chá de kombucha está se tornando o favorito entre celebridades e adeptos de alimentação saudável. Considerado probiótico, esse chá ajuda a repor a flora intestinal e equilibrar o metabolismo, sendo indicado sobretudo para quem tem imunidade baixa e problemas de digestão. Seu sabor é docinho e lembra um refrigerante, pelo que se torna fácil gostar de chá de kombucha. No TudoReceitas ensinamos você a receita de chá kombucha caseiro que é bem simples e, apesar de requerer alguns dias de fermentação, no final vale super a pena! Confira abaixo.

6 convidados 24h Dificuldade baixa

Ingredientes para fazer Chá de kombucha:

Também lhe pode interessar: Kombucha de hibisco

Como fazer Chá de kombucha:

1

O primeiro passo para preparar essa receita de chá de kombucha é conseguir o scoby, que é a cultura de bactérias que dão origem ao kombucha (assim como os grãos de kefir dão origem ao kefir de leite e kefir de água).

Dica: A cultura de kombucha assemelha-se a um cogumelo e pode ser adquirida na internet ou obtida através de alguém que tenha.

Chá de kombucha - Passo 1
2

Em seguida prepare o chá como habitualmente: ferva a água, adicione os sachês de chá e deixe repousar um pouco. Retire os sachês, acrescente o açúcar e mexa até dissolver. Coloque o chá em um frasco grande de vidro, cerâmica ou louça (não use inox nem alumínio) e deixe esfriar.

Dica: Os chás mais indicados no preparo de kombucha são o chá verde e o chá preto, mas você pode experimentar com outros desde que contenham cafeína.

Chá de kombucha - Passo 2
3

Quando o chá estiver morno ou frio, adicione o scoby e o chá de kombucha também - caso não tenha chá de kombucha pronto junte 2 colheres de sopa de vinagre de maçã. Cubra com pano de prato fino ou toalha de papel preso com elástico. Reserve por 15-20 dias em um lugar ameno e escuro, para fermentar.

Dica: O chá de kombucha pronto ajuda à fermentação e saúde da colônia.

Chá de kombucha - Passo 3
4

Após o tempo indicado, você verá que o scopy se multiplicou e formou pequenas "impurezas" em redor. Filtre o chá e beba à temperatura ambiente ou gelado e recomece o processo com o scoby e 1 copo desse chá de kombucha. Experimente e diga o que achou dessa receita!

Se procura mais receitas de bebidas que ajudam à saúde intestinal, confira as receitas de bebida de aveia e linhaça para emagrecer e chá de tapioca para emagrecer.

Chá de kombucha - Passo 4

Se você gostou da receita de Chá de kombucha, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Como tomar chá de kombucha

Se você não está habituado a tomar chá de kombucha, comece por tomar 1 xícara de chá por dia, de preferência em jejum. À medida que os dias passam e o seu intestino se habitua a essa bebida pode aumentar a quantidade para um máximo de 3 xícaras por dia, sendo a primeira em jejum, a segunda após o almoço e a terceira à noite, antes de dormir.

Suba a sua foto de Chá de kombucha

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
Silmari
Já usei kombucha à 40 anos atrás.. O chá cura muitas doenças.. Cheguei a ter 200 culturas.. Quanto mais velha ela for, mais resultados tem. Com ela você faz vários tipos de creme.. Simplesmente é maravilhosa.. Fiquei sem kombucha por 15 anos, agora em Agosto de 2021 ganhei uma muda.. Estou cultivando.. Maravilhoso.
A sua avaliação:
JESSICA RICE
Olá, pessoal. Legal o interesse em fazer matéria sobre Kombucha, mas é preciso CULTIVAR e APRENDER o jeito certo. Há muitas informações erradas nessa Matéria. Infelizmente....
A sua avaliação:
Ermida
Gostaria de receber receitas dê kombucha, e como cuida.
Equipe TudoReceitas
Oi Ermida, veja também como fazer kombucha de hibisco: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-kombucha-de-hibisco-7557.html
A sua avaliação:
James
NUNCA USE VINAGRE DE MAÇÃ, ISSO ESTRAGA O SCOBY DE MANEIRA IRREVERSÍVEL. Se vc não tem chá inicial de outra kombucha, coloque o scoby em menos chá, algo em torno de 100ml, 200ml.e deixe fermentar, o próprio scoby criará o chá de arranque para sua próxima kombucha.
lucimar terezinha konorat de mira
quais chás posso usar na kombucha
Sara Silva
Oi Lucimar. Os chás mais indicados no preparo de kombucha são o chá verde e o chá preto, mas você pode experimentar com outros chás que contenham cafeína.
Lúcia
Posso cultivar a combucha sem o chá com cafeína ?
Sara Silva
Oi Lúcia. Não aconselhamos, pois o chá com cafeína é necessário ao desenvolvimento da kombucha.
1 de 5
Chá de kombucha