Leite

Leite com açafrão

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 15 junho 2021
Leite com açafrão

Você já ouviu falar que tomar leite com açafrão faz bem? Essa não é uma moda nova, na verdade o leite preparado com açafrão é uma receita tradicional indiana com grandes benefícios para o nosso sistema imunitário e para o metabolismo.

Também conhecida como golden milk (leite dourado) ou chá de leite e açafrão, esta bebida quente é bem fácil de preparar com apenas 2 ingredientes principais (leite e açafrão), aos quais se juntam especiarias opcionais que são potenciadoras do seu efeito emagrecedor e anti-inflamatório.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você o preparo passo a passo em fotos da receita de leite com açafrão e falamos sobre os benefícios de tomar leite com açafrão. Continue lendo para descobrir!

1 convidado 10m Ceia Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, Receitas da Índia

Ingredientes para fazer Leite com açafrão:

Também lhe pode interessar: Leite com açúcar queimado

Como fazer Leite com açafrão:

1

Coloque o leite numa panela e adicione o açafrão. Para potenciar os benefícios deste leite com açafrão aconselhamos colocar também gengibre, cardamomo, a pimenta do reino e a canela em pó.

Dica: Pode usar qualquer leite da sua preferência: leite de vaca, leite de coco ou até bebida vegetal (bebida de soja, de aveia, etc).

Leite com açafrão - Passo 1
2

Leve ao fogo médio e fique mexendo até o leite esquentar e quase ferver. Nesse momento desligue o fogo e passe a bebida por uma peneira rede fina, para filtrar o máximo de resíduos das especiarias.

Leite com açafrão - Passo 2
3

Coloque seu leite de cúrcuma numa xícara, adicione o mel e mexa, de preferência, com um pau de canela (para aromatizar ainda mais). Consuma esta bebida ainda quente, de preferência antes de dormir, pois ela ajuda a relaxar. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

  • Confira abaixo os benefícios deste leite dourado e mais receitas com açafrão.
Leite com açafrão - Passo 3
4

Assista também ao preparo desta receita de golden milk em vídeo.

Se você gostou da receita de Leite com açafrão, sugerimos que entre na nossa categoria de Leite. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.

Leite com açafrão: benefícios e tomo tomar

Originário da gastronomia indiana, este leite com açafrão é considerado um medicamento tradicional muito popular sobretudo no inverno. Por ser preparado com várias especiarias, proporciona vários benefícios ao nosso organismo, que vão desde ajudar a emagrecer até reforçar o sistema imunológico.

Confira quais são, exatamente, os benefícios e propriedades do leite com açafrão (leite dourado):

  • Anti-inflamatório natural: o açafrão e o mel possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir doenças relacionadas com processos inflamatórios do corpo (como a artrite) aliviar os sintomas relacionados a elas;
  • Antisséptico e antibiótico natural: a combinação de especiarias usadas no leite dourado atua como um poderoso remédio natural com propriedades antissépticas e antibióticas no nosso organismo. Isso significa que esta bebida quente ajuda a prevenir e a recuperar de gripes e resfriados, aliviando os sintomas associados a elas (dor de garganta, dor de cabeça, etc);
  • Antioxidante: o açafrão também atua como poderoso antioxidante no nosso organismo, promovendo a regeneração celular e a prevenir diversas doenças relacionadas com o envelhecimento das células e o excesso de radicais livres;
  • Bom para o coração: as propriedades do açafrão e das restantes especiarias usadas têm efeitos benéficos no controlo dos níveis de colesterol bom (HDL) e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares e hepáticas;
  • Calmante: prepare leite com açafrão para usufruir dos seus efeitos calmantes e relaxantes, sobretudo se for consumido ainda quente e ao final do dia;
  • Emagrecedor: por conta do açafrão, do gengibre e da canela, esta bebida indiana contém ainda propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer naturalmente e de forma saudável.

Como tomar leite com açafrão?

Esta bebida pode ser tomada em qualquer momento do dia, no entanto é mais indicada para tomar à noite, antes de dormir, por conta dos seus efeitos calmantes. Tome o leite com açafrão de 2 a 3 vezes por semana para melhor usufruir dos benefícios.

Outras receitas com açafrão

Quer usufruir dos benefícios do açafrão através de outras receitas? Veja como fazer:

Bibliografia

Suba a sua foto de Leite com açafrão

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
7 comentários
A sua avaliação:
Robson Martins
Porque todas as receitas de vocês não tem modo de preparar ou quantidade dos ingredientes a serem misturadas, são muito boas só falta isso pra melhorar,bgd!!!
A sua avaliação:
Margarida María de Araújo
Adorei as dicas com açafrão muito obrigada
A sua avaliação:
Aurineide Lima Fonseca dos Santos
Cardamomo é caro. Não pode ser substituído?
Equipe TudoReceitas
Olá, Aurineide. Você pode misturar canela e cravo para tentar alcançar o um sabor semelhante ao cardamomo. Uma outra possibilidade é utilizar noz-moscada.
A sua avaliação:
OSWALDO JACQUE
Vou experimentar e depois eu falo
A sua avaliação:
José Ricardo Beraldo
gostei muito de todas receitas de vocês . gostaria de receber informações no , e novidades no meu gm
A sua avaliação:
Daniel Chrystianno
Boa Noite... Eu faço, mas tiro o gengibre, porque a gordura do leite, já potencializa o açafrão. Realmente é saboroso e com grandes benefícios. Parabéns pela matéria.
A sua avaliação:
Susana Silva Coelho
Gostaria de saber todas receitas para relaxar, emagrecer, ansiedade, depressão . Para artrose, dores na juntas. Kkkkkkkk para tudo
1 de 4
Leite com açafrão