Partilhar

Receita de Doce de leite caseiro talhado

 
Por Carolina J.. 3 setembro 2020
Receita de Doce de leite caseiro talhado

O doce de leite talhado, ou doce de leite azedo, é uma sobremesa muito antiga, econômica e muito simples de preparar com poucos ingredientes. Sua origem é incerta, mas provavelmente nasceu da necessidade de aproveitar leite azedo, sendo que era comum o leite azedar na época em que não havia geladeira.

Sua preparação é muito fácil e o resultado é um doce gostoso e com uma textura macia e diferente do habitual! Nesta receita de doce de leite caseiro talhado usamos o suco de limão para talhar o leite mais rapidamente, depois deixamos o leite cozinhar lentamente com açúcar e especiarias até se separar em vários gruminhos e ficar consistente.

Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer doce de leite talhado com esta receita passo a passo em fotos!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Cachorrada doce
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para preparar um doce de leite cortado é colocar os 2 litros de leite numa panela e levar ao fogo médio.

Dica: Poderá usar leite azedo para preparar esta receita.

Receita de Doce de leite caseiro talhado - Passo 1
2

Quando o leite começar a ferver, adicione a raspa de 1 limão e o suco de 2 limões, a canela e o cravinho.

Dica: Se você estiver usando leite azedo, adicione somente o suco de 1 limão, para evitar que esta sobremesa fique com gosto amargo ou ácido.

Receita de Doce de leite caseiro talhado - Passo 2
3

O limão fará com que o leite comece a cortar, ou a ficar talhado, formando grumos (como na fotografia). Nesse momento, acrescente o açúcar e mexa lentamente para misturar e evitar que os grumos se desmanchem.

Receita de Doce de leite caseiro talhado - Passo 3
4

Deixe cozinhar no fogo baixo, sem mexer, até o leite reduzir e ficar consistente. Este processo demorará aproximadamente 1 hora.

Receita de Doce de leite caseiro talhado - Passo 4
5

Ao longo desse tempo este preparado começará a mudar de cor para um marrom claro e reduzirá bastante. Quando você observar que já não resta líquido na panela, retire do fogo e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Retire também os cravinhos e a canela.

Receita de Doce de leite caseiro talhado - Passo 5
6

Depois de esfriar completamente, coloque este doce de leite com leite azedo numa tigela ou em várias tigelas individuais e reserve na geladeira por 2 horas. Depois disso sirva polvilhado com canela moída e está pronto para deliciar todos. Bom apetite!

Gostou desta receita de doce de leite talhado? Escreva um comentário abaixo e veja também estas receitas com leite azedo:

Receita de Doce de leite caseiro talhado - Passo 6

Se você gostou da receita de Doce de leite caseiro talhado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces de colher.

Suba a sua foto de Receita de Doce de leite caseiro talhado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Doce de leite caseiro talhado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Doce de leite caseiro talhado
1 de 7
Receita de Doce de leite caseiro talhado

Voltar ao topo da página