Banana

Receita de Farofa doce de banana

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 23 setembro 2020
Receita de Farofa doce de banana

Se você já provou uma cuca de banana com certeza percebeu que a melhor parte dela é a deliciosa farofinha que vai no topo, não é mesmo? Pensando nisso, aqui no TudoReceitas preparámos essa receita de farofa doce de banana que fica incrível em qualquer receita de bolo, torta e outras sobremesas!

Também revelamos para você o segredo da farofa de cuca, de modo a conseguir uma farofa úmida mas crocante ao mesmo tempo. Vai precisar somente de 4 ingredientes! Confira abaixo o modo de preparo passo a passo em fotos e faça logo esta farofa para cuca de banana sem erro.

4 convidados 10m Sobremesa Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Farofa doce de banana:

Também lhe pode interessar: Cuca de banana só com farofa

Como fazer Farofa doce de banana:

1

Em um recipiente coloque o trigo, o açúcar, a canela (opcional) e a manteiga picada, que deverá estar em temperatura ambiente (levemente amolecida). Misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa.

Receita de Farofa doce de banana - Passo 1
2

Se a farofa estiver seca e sem liga coloque-a no microondas por cerca de 30 segundos: isso vai fazer com que a manteiga derreta e se misture melhor com os ingredientes secos. Volte a misturar manualmente e reserve na geladeira por uns 10-15 minutos.

Receita de Farofa doce de banana - Passo 2
3

Segredo da farofa de cuca

Para conseguir uma farofa de cuca macia e crocante ao mesmo tempo o segredo está na consistência da farofa doce antes de levar ao forno. Preste atenção nesses detalhes:

  1. Sempre use manteiga em vez de margarina. A margarina, além de ser sem sabor, contém muita água na sua composição, o que prejudica a textura da farofa;
  2. Prepare a farofa com manteiga em temperatura ambiente, assim ela se mistura melhor com os ingredientes secos. Se usar manteiga derretida, deverá reservar a farofa na geladeira por 10-15 minutos após misturar com os demais ingredientes, assim a manteiga vai solidificar e originar aqueles "gruminhos" tão característicos da farofa.
  3. Para conseguir mais crocância pode ainda usar metade de açúcar comum e metade de açúcar mascavo ou demerara;
  4. Por último, não mexa demais a farofa quando estiver misturando todos os ingredientes, para evitar que a manteiga passe do ponto e, com isso, a farofa vire uma pasta.
4

Na hora de usar a banana, o modo vai depender da receita que você estiver preparando. Confira as opções:

  1. Se você quiser usar esta farofa de banana para bolo ou torta de forno, coloque as bananas cortadas em rodelas ou longitudinalmente sobre a massa de bolo ou torta ainda crua (receita da sua preferência), cubra com a farofa e leve ao forno médio até a massa ficar pronta e a farofa dourar;
  2. Poderá também preparar uma cuca só de farofa e banana! Para isso coloque as bananas em uma forma média untada ou ramekins individuais untados, cubra com a farofa e leve ao forno médio até dourar.

Dica: A farofa sem a banana dura até 2 semanas fora da geladeira, guarde em um pote ou saquinho bem fechado.

Receita de Farofa doce de banana - Passo 4
5

Simples assim e muito gostosa! Não hesite em preparar esta receita de farofa de cuca com manteiga e banana e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Confira também estas receitas com farofa doce:

Receita de Farofa doce de banana - Passo 5

Se você gostou da receita de Farofa doce de banana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Banana.

Suba a sua foto de Receita de Farofa doce de banana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Receita de Farofa doce de banana