Partilhar

Receita de Cuca de banana só com farofa

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 31 agosto 2020
Receita de Cuca de banana só com farofa

Todo o mundo sabe que a melhor parte de uma cuca é aquela farofinha doce e crocante na superfície, não é mesmo? Por isso, que tal fazer uma cuca só de farofa? Sim, uma cuca sem massa de bolo, apenas farofa e, neste caso banana para ajudar a dar liga e sabor. O resultado é uma torta de farofa de banana muito gostosa!

Esta receita de cuca de banana só com farofa e banana é ótima para quando não queremos preparar o bolo cuca ou quando não temos ovos nem leite em casa, pois você vai precisar somente de trigo, açúcar, manteiga ou margarina, banana e, opcionalmente, amendoim, nozes ou castanhas picadas para conferir uma crocância extra!

E aí, ficou com vontade de provar esta torta de farofa doce de banana? Continue aqui no TudoReceitas e confira abaixo o preparo passo a passo em fotos bem simples!

4 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes para fazer Cuca de banana só com farofa:
Também lhe pode interessar: Farofa doce de banana
Como fazer Cuca de banana só com farofa:
1

Preaqueça o forno nos 180ºC (forno médio) e coloque a farinha de trigo, o açúcar, e a manteiga amolecida ou derretida, o amendoim e a canela numa tigela. Misture, de modo a obter uma farofa levemente úmida.

Dica: O amendoim é um ingrediente opcional, no entanto confere um crocância extra nesta receita de farofa doce! Pode ser substituído por nozes ou castanhas picadas.

Receita de Cuca de banana só com farofa - Passo 1
2

Corte as bananas em rodelas finas ou em fatias no sentido do comprimento. Unte uma forma de torta e coloque nela metade da farofa preparada no passo anterior e, depois, as bananas.

Dica: A forma de torta deverá ter cerca de 20 cm, não precisa de ser de fundo amovível. Se você não tiver bananas suficientes poderá colocar também 2 maçãs picadas sem a casca.

Receita de Cuca de banana só com farofa - Passo 2
3

Cubra as bananas com o restante da farofa. Leve para assar por 40-45 minutos no forno nos 180ºC, ou até que a a farofa fique douradinha e a banana esteja macia. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Dica: Para conferir se a banana está macia pique-a com um garfo ou faca.

Receita de Cuca de banana só com farofa - Passo 3
4

Sirva esta deliciosa torta de farofa de banana morna ou fria, se quiser acompanhando com uma bola de sorvete de baunilha. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita de sobremesa econômica e prática!

Procurando mais receitas de sobremesa de banana fácil e rápida? Veja como fazer:

Receita de Cuca de banana só com farofa - Passo 4

Se você gostou da receita de Cuca de banana só com farofa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Banana.

Suba a sua foto de Receita de Cuca de banana só com farofa

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Cuca de banana só com farofa
1 de 5
Receita de Cuca de banana só com farofa

Voltar ao topo da página