Receita de Chimia de banana


A chimia, ou schmier na forma alemã de se escrever, é um doce tipicamente gaúcho, herdado por conta da colonização europeia aqui no estado. O termo "schmier" remete a "algo pastoso", diferentemente da geleia, a chimia é pastosa, não possui o aspecto brilhante e translúcido da maioria das geleias, justamente porque a chimia pode ser feita com cascas, talos, polpa e muitas vezes até mesmo o bagaço da fruta, estas são as diferenças entre chimia e geleia.
Assim como a geleia, a chimia também é uma forma de conservar alimentos que não estão disponíveis em todas as épocas no ano. Basicamente as chimias levam fruta, açúcar e algumas especiarias.
Na receita de hoje aqui no TudoReceitas eu vou te ensinar a fazer uma chimia muito fácil e rápida com uma fruta que temos durante todo o ano e que muitas vezes acabamos deixando amadurecer demais e não queremos mais consumir in natura. É o caso das bananas amadurecidas! A condição do amadurecimento é positiva neste caso, pois poderemos fazer uma chimia de banana muito rápida com quase nada de açúcar, já que a banana em seu estado mais maduro está muito doce!
Você não vai acreditar em quão rápido sua chimia de banana irá estar pronta. Então, bora separar as bananas maduras e abandonadas na fruteira?
Ingredientes:
Como fazer Chimia de banana:
Comece separando todos os ingredientes necessários para a receita de schmier de banana. E não esqueça que as bananas precisam estar bem maduras!

Descasque e fatie as bananas em rodelas e leve juntamente com os demais ingredientes para uma panela de pressão.

Mantenha o fogo baixo, tampe a panela de pressão e, assim que a pressão pegar, conte 7 minutos e desligue o fogo. Espere toda a pressão sair para abrir a tampa.

Transfira o conteúdo da panela para um prato, e ainda morno, esmague tudo muito bem. Retire os cravos da chimia e aproveite todo o caramelo que ficará preso ao fundo da panela, ele estará riquíssimo em sabor - note o brilho do caramelo na foto.

Se você gosta do sabor da canela, sugiro manter a canela em pau na chimia, ela continuará deixando seu sabor. Agora é só transferir para um vidro esterilizado e manter na geladeira.

Ou você pode fazer como eu, e servir a chimia numa louça mais charmosa e fazer um agrado para a família!

A chimia de banana é perfeita para cobrir um pão ou uma bolacha! Mas fica a dica para você que ama bolos e cucas: usar a própria chimia para cobrir a cuca ou o seu bolinho antes de assar. Tenho certeza que a receita vai agradar!
Gostou desta sugestão? Deixe em baixo sua opinião e confira também como fazer estas receitas com banana:

Se você gostou da receita de Chimia de banana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de banana.
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 165,3 kcal
- Proteínas: 1,7 g
- Gorduras: 0,3 g
- Carboidratos: 42,7 g
- Fibra: 4 g