Banana

Receita de Chimia de banana

Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 15 abril 2021
Receita de Chimia de banana

A chimia, ou schmier na forma alemã de se escrever, é um doce tipicamente gaúcho, herdado por conta da colonização europeia aqui no estado. O termo "schmier" remete a "algo pastoso", diferentemente da geleia, a chimia é pastosa, não possui o aspecto brilhante e translúcido da maioria das geleias, justamente porque a chimia pode ser feita com cascas, talos, polpa e muitas vezes até mesmo o bagaço da fruta, estas são as diferenças entre chimia e geleia.

Assim como a geleia, a chimia também é uma forma de conservar alimentos que não estão disponíveis em todas as épocas no ano. Basicamente as chimias levam fruta, açúcar e algumas especiarias.

Na receita de hoje aqui no TudoReceitas eu vou te ensinar a fazer uma chimia muito fácil e rápida com uma fruta que temos durante todo o ano e que muitas vezes acabamos deixando amadurecer demais e não queremos mais consumir in natura. É o caso das bananas amadurecidas! A condição do amadurecimento é positiva neste caso, pois poderemos fazer uma chimia de banana muito rápida com quase nada de açúcar, já que a banana em seu estado mais maduro está muito doce!

Você não vai acreditar em quão rápido sua chimia de banana irá estar pronta. Então, bora separar as bananas maduras e abandonadas na fruteira?

3 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Panela de pressão
Ingredientes para fazer Chimia de banana:
Também lhe pode interessar: Cartola de banana
Como fazer Chimia de banana:
1

Comece separando todos os ingredientes necessários para a receita de schmier de banana. E não esqueça que as bananas precisam estar bem maduras!

Receita de Chimia de banana - Passo 1
2

Descasque e fatie as bananas em rodelas e leve juntamente com os demais ingredientes para uma panela de pressão.

Receita de Chimia de banana - Passo 2
3

Mantenha o fogo baixo, tampe a panela de pressão e, assim que a pressão pegar, conte 7 minutos e desligue o fogo. Espere toda a pressão sair para abrir a tampa.

Receita de Chimia de banana - Passo 3
4

Transfira o conteúdo da panela para um prato, e ainda morno, esmague tudo muito bem. Retire os cravos da chimia e aproveite todo o caramelo que ficará preso ao fundo da panela, ele estará riquíssimo em sabor - note o brilho do caramelo na foto.

Receita de Chimia de banana - Passo 4
5

Se você gosta do sabor da canela, sugiro manter a canela em pau na chimia, ela continuará deixando seu sabor. Agora é só transferir para um vidro esterilizado e manter na geladeira.

Receita de Chimia de banana - Passo 5
6

Ou você pode fazer como eu, e servir a chimia numa louça mais charmosa e fazer um agrado para a família!

Receita de Chimia de banana - Passo 6
7

A chimia de banana é perfeita para cobrir um pão ou uma bolacha! Mas fica a dica para você que ama bolos e cucas: usar a própria chimia para cobrir a cuca ou o seu bolinho antes de assar. Tenho certeza que a receita vai agradar!

Gostou desta sugestão? Deixe em baixo sua opinião e confira também como fazer estas receitas com banana:

Receita de Chimia de banana - Passo 7

Se você gostou da receita de Chimia de banana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Banana.

Suba a sua foto de Receita de Chimia de banana

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Fernanda
Pessoal, achei uma ótima idéia para as bananas que estão passando do ponto. Certamente, deve ficar deliciosa! No entanto, não uso panela de pressão... posso fazer em panela normal ou afeta o resultado final?
Equipe TudoReceitas
Oi Fernanda, pode sim! Apenas vai levar mais tempo. Quando fizer esta receita de chimia de banana, conte o que você achou.
1 de 8
Receita de Chimia de banana