Outras sobremesas

Receita de Glaçagem espelhada

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 21 julho 2023
Receita de Glaçagem espelhada

A cobertura de chocolate cintilante é uma receita usada em confeitaria para revestir bolos frios à base de mousse, dando-lhes um acabamento refletivo e espelhado. Além de dar uma aparência tão atraente, protege a sobremesa de perder umidade e absorver odores enquanto está refrigerada.

Para obter uma sobremesa com cobertura perfeita, é importante seguir certos parâmetros antes de começar a cobertura. Uma delas é que o bolo deve estar bem gelado e antes de começar a banhar deve ser desenformado, também o creme base deve ser rico em gordura tipo mousse ou cremosa e aquecer a cobertura de chocolate simples a uma boa temperatura para que escorra fluidamente, mas sem ficar transparente ou derreter a mousse de base. Esta temperatura seria em torno de 35°C.

Hoje no TudoReceitas te ensinamos como fazer Glaçagem espelhada, com aquela cobertura macia, brilhante e fácil de preparar feita com chocolate, gelatina, leite condensado e açúcar.

1 convidado 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio

Ingredientes para fazer Glaçagem espelhada:

Também lhe pode interessar: Bolo espelhado de morango

Como fazer Glaçagem espelhada:

1

Comece preparando a gelatina neutra em pó. Para fazer isso, coloque os 9 gramas de gelatina em uma tigela pequena e despeje 54 gramas de água fria sobre ela, misture um pouco sem formar bolhas e deixe descansar por pelo menos 10 minutos.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 1
2

Comece despejando o açúcar, a água e a glicose em uma panela. Leve ao fogo médio-baixo e mexa até que a glicose esteja completamente diluída. À medida que a mistura esquentar, a glicose vai se diluindo cada vez mais. Deixe levantar fervura.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 2
3

Assim que ferver, retire do fogo e acrescente o brilho neutro ou polidor e o leite condensado.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 3
4

Retorne ao fogo e mexa a cobertura de chocolate espelhado até que esses ingredientes estejam completamente diluídos. Deixe ferver durante 1 minuto antes de apagar.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 4
5

Depois desse minuto, retire imediatamente do fogo e acrescente a gelatina previamente hidratada. Mexa até derreter.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 5
6

Além disso, coloque rapidamente o chocolate previamente picado no copo do processador, é importante que este copo seja alto e estreito para evitar a introdução de bolhas no glacê.

Dica: use um chocolate de média fluidez para uma boa cobertura.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 6
7

Em seguida, despeje sobre o chocolate amargo ou branco. Deixe descansar por alguns minutos para que o chocolate aqueça e emulsione com o mixer até obter uma mistura homogênea.

Dica: Se você usou chocolate branco, pode adicionar gotas de corante alimentar neste ponto se quiser tingir a cobertura.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 7
8

Por fim, cubra com película aderente em contacto, deixe esfriar e leve a geladeira durante pelo menos 6 horas a sua cobertura de chocolate para bolos.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 8
9

Depois do tempo de descanso, aqueça em banho-maria ou no micro-ondas por um minuto e meio. Mexa bem, meça a temperatura com um termômetro de cozinha e deixe esfriar a 35 ° C para utilizar em uma sobremesa congelada.

Receita de Glaçagem espelhada - Passo 9
10

Prontinho agora é só utilizar distribuir a Glaçagem espelhada sobre o seu bolo.

Bom apetite!

Vídeo de Glaçagem espelhada

Se você gostou da receita de Glaçagem espelhada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas.

Como fazer esmalte de espelho marmorizado

Para criar um efeito marmorizado, use pelo menos 2 glacês de cores diferentes :

  1. Aqueça ambos os glacês a 35°C e despeje-os sobre o bolo congelado.
  2. Você pode começar distribuindo um esmalte e depois fazer pinceladas com o outro esmalte, deformando-os imediatamente movendo-os com uma espátula antes que esfriem e endureçam.
  3. Além disso, você pode despejar as duas coberturas em um recipiente alto ou copo e, sem mexer, despejar sobre o bolo gelado, dando formas curvas.
  4. Deixe escorrer e corte o excesso.

Além disso, se você quiser preparar outros tipos de Glaçagem espelhada, continue lendo:

Suba a sua foto de Receita de Glaçagem espelhada

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Glaçagem espelhada