Partilhar

Receita de Massa folhada caseira

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 29 janeiro 2019
Receita de Massa folhada caseira

Todo o mundo sabe o que é massa folhada, mas quem sabe como fazer massa folhada? Esse produto da confeitaria francesa depressa se tornou popular em todo o mundo para preparar receitas doces, como croissants, e salgadas, como folhados.

É fácil encontrar massa folhada à venda no mercado mas, se você realmente gosta de cozinhar e de saber como são feitas as receitas com certeza vai gostar de conferir esta receita de massa folhada fresca! Essa pode ser uma massa folhada salgada ou doce, dependendo se você adiciona sal ou açúcar nela. No entanto o habitual é adicionar uma pitada de sal e, quando a massa estiver pronta, rechear com ingredientes doces ou salgados.

O processo de fazer massa folhada em casa é um pouco demorado e, para fazer uma boa massa folhada caseira, você precisa seguir o passo a passo bem atentamente. Por isso pegue seu caderninho e anote todas estas dicas de como fazer massa folhada em casa com o TudoReceitas!

6 convidados 45m Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de França
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Massa folhada salgada
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer massa folhada em casa comece por colocar a farinha em um bacia grande ou a superfície de trabalho lisa e limpa (de preferência bancada de mármore). Forme um montinho de farinha e abra um buraco ao centro e polvilhe o sal ou açúcar nas beiradas.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 1
2

Nesse buraquinho da farinha coloque um pouco da água e vá misturando a farinha com a água pelas beiradas, em movimentos circulares.

Dica: Você pode misturar a farinha com a água usando um utensílio de cozinha (colher, espátula, fouet) ou as mãos.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 2
3

Junte mais um pouco de água e continue misturando - faça isso até adicionar toda a água. Depois amasse muito bem a massa com as mãos até ficar lisinha e desgrudando. Modele em forma de bola e deixe descansar por 20-30 minutos.

Dica: Durante o tempo de descanso a massa não irá crescer. Neste repouso serve apenas para melhorar a consistência dela.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 3
4

Passado esse tempo pegue novamente na bola de massa e amasse um pouco até voltar a ficar macia. Usando um rolo de massa abra em formato retangular numa superfície polvilhada com farinha.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 4
5

Corte a margarina ou manteiga em lascas e espalhe sobre a massa. Dobre as laterais da massa para o centro, sobrepondo-as (como na foto), e volte a abrir a massa com o rolo, para incorporar bem a margarina nela.

Dica: Nesse processo é normal a margarina escapar um pouco da massa. Sempre que necessário polvilhe a superfície com farinha para a massa não grudar.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 5
6

Quando a massa estiver novamente bem estendida, volte a dobrar as laterais como fez no passo anterior mas sem adicionar mais margarina. Repita o processo de abrir a massa e dobrar por mais 3 vezes, até obter uma massa folhada uniforme com até 2 cm de espessura e com a margarina ou manteiga bem incorporada nela.

Dica: Se você estiver preparando esta receita durante o verão ou se o ambiente estiver muito quente e úmido reserve a massa por uns 20 minutos na geladeira após dobrar. Assim será mais fácil trabalhar a massa porque ela ficará mais durinha.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 6
7

Depois do passo anterior sua massa folhada caseira está pronta para usar! Separe a quantidade necessária para a receita que você quer preparar e reserve o restante da massa bem dobrada e embrulhada em plástico filme.

Agora que você sabe como fazer massa folhada, prepare estas deliciosas receitas com massa folhada:

Dica: Essa massa folhada está crua, cozinhe de acordo com a receita que você estiver seguindo. Reserve a massa folhada restante até 5 dias na geladeira e 30 dias no freezer.

Receita de Massa folhada caseira - Passo 7

Se você gostou da receita de Massa folhada caseira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Massas frescas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Massa folhada caseira

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Massa folhada caseira

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
9 comentários
Carla Muniz almeida
Posso usar margarinas com sal?Posso usar a Qually?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Carla, pode sim 🙂
A sua avaliação:
Gilna
Pode ser feita com manteiga?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Gilna, pode sim 🙂 Use manteiga ligeiramente amolecida, para que seja mais fácil incorporar na massa.
Milena
Olá! Amo cozinhar para meus filhos e queria muito aprender a massa folhada , agora isso é possível.
Mas fiquei com uma dúvida, entre o processo de dobrar e abrir a massa precisa de algum intervalo??
Muito obrigado pela receita.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Milena, não precisa intervalo a menos que sina que a massa está ficando muito mole e gordurosa (geralmente acontece no verão ou em ambientes quentes). Nesse caso guarde a massa na geladeira por uns minutos e continue o procedimento 🙂
Simão júnior
Se aumentar o números de dobras a massa ficará mais folhadas?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Simão, não necessariamente. Basta repetir o procedimento 3 ou 4 vezes para obter uma massa bem folhada. Quando preparar diga o que você achou! 🙂
A sua avaliação:
lucimara
ola que tipo de margarina eu posso usar
Nelia Oliveira (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Lucimara. Poderá usar qualquer tipo de margarina ;)
A sua avaliação:
maria candida
Boa noite! Parabéns pelas receitas, gosto muito e tenho feito algumas. Fiquei com dúvida a respeito da margarina. A margarina é aquela especial para folheados ou é a comum?
Nídia do Carmo (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Maria Candida!

Aqui foi usada a margarina comum.
A sua avaliação:
monaliza
uma duvida, ma descrição de Truques, diz que cada vez que estender a massa ela deve ficar com 1 ou dois centimetros, ou sera milimetros de espressura?
Nídia do Carmo (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Monaliza!

É assim mesmo, a massa deve ter uma espessura de 1 a 2 cm!
A sua avaliação:
Raquel Soares Santana de Melo
Queria muito aprender fazer massa folhada. Trabalho numa confeitaria e queria fazer coisas diferentes a começar com salgados ou doces feitos com a massa folhada. Obrigada peal dica.
Nídia do Carmo (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Raquel!

Que bom que a receita foi útil! Depois conte como ficou, valeu?

Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Iracy Pimentel Furtado
Eu adoro Palmier e agora vou poder fazer em casa, já que acabei de saber que são feitos com massa folhada, e acabei de copiar a receita da massa folhada caseira, e logo que fazer vou poder usar para fazer meu Palmier em casa, que ótimo, vou recomendar as minhas amigas. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Administrador TR
Olá Iracy, muito obrigado pelo seu comentário. Esperamos que nos continue a acompanhar :)

Receita de Massa folhada caseira
1 de 8
Receita de Massa folhada caseira

Voltar ao topo da página