Partilhar

Receita de Muffin de banana com chocolate

 
Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. 1 março 2019
Receita de Muffin de banana com chocolate

Pense num muffin de banana fofinho com gotas de chocolate, perfeito para o café da manhã, para o lanche das crianças, para servir em uma festa e mais. Aqui no TudoReceitas eu mostro para você como fazer essa delícia passo a passo em fotos!

Para fazer estes bolinhos inspirei-me na receita de muffins de banana e chocolate do livro Repostería sana para ser feliz ('Confeitaria saudável para ser feliz' - tradução livre), da autora Alma Obregón. O preparo é bem simples, com ingredientes que todo o mundo tem em casa, e o resultado são muffins fofinhos, macios e gulosos que agradam a todos!

Vamos para a cozinha fazer este muffin de banana baixo em açúcar? Confira abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo!

5 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Muffin de banana e aveia
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Em uma tigela misture os ingredientes secos: a farinha, o bicarbonato ou fermento e o açúcar. Neste caso usei açúcar mascavo, mas você pode usar o tipo de açúcar que preferir e inclusivamente adoçante. Ligue o forno a 180ºC com calor em cima e em baixo.

Dica: Se estiver usando farinha de trigo branca peneire antes de colocar na tigela. Se preferir usar farinha de trigo integral bata um pouco com um fouet ou batedeira, para incorporar ar na farinha e conseguir muffins mais fofinhos.

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 1
2

À parte descasque as bananas e amasse em um prato com a ajuda de um garfo. Não precisa amassar até virar um purê, o ideal é manter alguns pedacinhos de banana para conseguir muffins mais leves e com textura!

Dica: Se você usar bananas bem maduras e doces pode dispensar o açúcar nesta receita. Assim conseguirá muffins mais saudáveis!

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 2
3

Coloque as bananas amassadas numa tigela e misture com o ovo e o azeite. Bata muito bem até incorporar, porém sem desfazer os pedacinhos de banana.

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 3
4

Junte o leite e volte a bater. Neste caso usei leite de vaca, mas você pode usar uma bebida vegetal como, por exemplo, leite vegetal de aveia. Adicione também a mistura dos secos (farinha, bicarbonato e açúcar) e misture até dissolver todos os grumos de farinha.

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 4
5

Por fim adicione o ingrediente guloso desta receita: gotas de chocolate ou chocolate em barra picado. Neste caso usei chocolate meio amargo, mas você pode variar no preparo usando chocolate ao leite ou até chocolate branco.

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 5
6

Quando estiverem bem misturados todos os ingredientes desta receita de bolinhos de banana e chocolate divida a massa em forminhas de cupcake. Coloque as forminhas em uma forma de muffins, para que mantenham a forma, e decore a gosto - eu usei pedaços de chocolate e flocos de aveia.

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 6
7

Coloque os muffins assando no forno a 180ºC por 20-25 minutos ou até dourarem. Para confirmar que estão bem assados, faça o teste do palito. Quando estiverem prontos desligue o forno, deixe no interior por 1-2 minutos e por fim retire.

Dica: Coloque os muffins esfriando em uma grelha, para evitar que fiquem úmidos.

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 7
8

Prontinhos! Desfrute destes deliciosos muffins de banana e chocolate com, por exemplo, suco de maçã ou milk-shake de Ovomaltine e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Gostou destes bolinhos de porção individual? Confira também estas receitas de muffin deliciosas:

Receita de Muffin de banana com chocolate - Passo 8

Se você gostou da receita de Muffin de banana com chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Muffins.

Como fazer muffin de banana de liquidificador

Nesta receita de muffin de banana fofinho o preparo é feito na tigela, porém pode ser adaptado para você preparar tudinho no liquidificador! Para fazer muffin de banana de liquidificador use os mesmos ingredientes indicados acima e prepare do seguinte modo:

  1. Bata no liquidificador o ovo com o leite, o açúcar e o azeite até virar uma mistura homogênea;
  2. Adicione a farinha e o bicarbonato e volte a bater até virar uma massa sem grumos - se necessário misture um pouco com uma colher ou espátula e volte a bater;
  3. Coloque a massa dos muffins numa tigela, adicione as bananas amassadas e o chocolate e mexa até misturar;
  4. Divida pelas forminhas e asse do jeito indicado na receita.

Bom apetite e suba foto dos seus muffins quando estiverem prontos!

Suba a sua foto de Receita de Muffin de banana com chocolate

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Muffin de banana com chocolate

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Muffin de banana com chocolate
1 de 9
Receita de Muffin de banana com chocolate

Voltar ao topo da página