Paella

Receita de Paella Valenciana

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 28 janeiro 2016
Receita de Paella Valenciana

A receita tradicional de paella valenciana só leva carnes e verduras, não leva marisco. É feita com frango e coelho, embora em cada região e em cada casa se possam fazer diferentes receitas. Aprenda a fazer esta deliciosa receita espanhola através dos conselhos do TudoReceitas.com

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Ideal acompanhar com vinho tinto, Cozido, Receitas de Espanha, Receita tradicional de Valência

Ingredientes para fazer Paella Valenciana:

Também lhe pode interessar: Refogado para paella

Como fazer Paella Valenciana:

1

Prepare e organize os ingredientes para a paella valenciana. Para esta receita espanhola escolha um arroz especial para paellas, desse modo o arroz fica soltinho. A versão tradicional leva frango e coelho, embora em muitas casas não se use o coelho. As alcachofras também são opcionais. Em outras versões não se utiliza caldo e em seu lugar acrescenta-se água, mas a receita fica muito mais saborosa com caldo de frango.

Receita de Paella Valenciana - Passo 1
2

Comece por fritar a carne. Numa paellera (espécie de frigideira própria para fazer paella) ou numa frigideira grande e baixa, verta um pouco de azeite e, quando estiver bem quente, ponha os pedaços de frango e coelho para dourar.

Receita de Paella Valenciana - Passo 2
3

Passados uns minutos, quando a carne estiver dourada, acrescente as verduras, a cebola e a vagem, cortada em juliana a cebola e a vagem deve ir picada.

Dica: Se quiser, também pode acrescentar um alho laminado. Deixe-o fritar durante uns minutos junto com a carne.

Receita de Paella Valenciana - Passo 3
4

Em seguida, acrescente o molho de tomate, mexa e deixe cozinhar mais uns minutos.

Receita de Paella Valenciana - Passo 4
5

Agora é o momento de acrescentar o caldo de galinha. Para 500 gramas de arroz precisa de um litro a um litro e meio de caldo. Pode utilizar só o caldo ou misturá-lo com um puco de água.

Dica: Há quem diga que a receita original é preparada apenas com água e não com caldo. Caso opte pelo caldo de galinha pode fazê-lo em casa ou comprar no supermercado.

Receita de Paella Valenciana - Passo 5
6

Quando o caldo estiver a ferver, acrescente o arroz à paellera. Segundo a versão original, há que acrescentar o arroz em forma de cruz. Com uma escumadeira reparta o arroz de forma que fique uniforme e todo coberto de caldo. Depois disso o arroz não se mexe mais.

Receita de Paella Valenciana - Passo 6
7

Cozinhe o arroz seguindo as indicações da marca (cada marca de arroz tem o seu tempo de cozedura), normalmente demora uns 18 minutos. A meio da cozedura acrescente o tempero para paella, caso não encontre este tempero pode juntar açafrão e um pouco de sal.

Receita de Paella Valenciana - Passo 7
8

A paella estará pronta quando o arroz tiver ensopado quase todo o caldo. Se fizer a receita numa paellera, a camada de baixe deveria queimar-se ligeiramente, ou melhor, torrar um pouco, para o chamado "socarrat" (termo espanhol para designar a crosta de arroz que se forma por baixo da paella). É um passo delicado, mas não é imprescindível. Decore a paella com o limão cortado em rodelas e sirva bem quente.

Receita de Paella Valenciana - Passo 8
9

Acompanhe este prato de paella valenciana com um bom vinho tinto e... Bom proveito!

Se gosta de receitas vegetarianas veja também a nossa receita de paella feita só com legumes.

Receita de Paella Valenciana - Passo 9

Se você gostou da receita de Paella Valenciana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Paella. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.

Suba a sua foto de Receita de Paella Valenciana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Paella Valenciana