Partilhar

Receita de Pandoro italiano original

 
Por Luísa Savala. 20 novembro 2019
Receita de Pandoro italiano original

Junto com o panettone, o pandoro é um pão típico italiano que não pode faltar durante as festas de Natal. Apesar de se tratar de uma receita que leva tempo, você não precisa ter medo na hora de fazê-la, basta ter paciência e deixar a farinha, o fermento, a manteiga e o açúcar se transformem em um delicioso pão doce.

Atualmente é possível elaborar os pães italianos de diversas formas, de chocolate, frutas e etc. No entanto, nessa receita você vai aprender a elaborar um clássico pandoro, com seu característico sabor, textura esponjosa e formato elegante. Você vai arriscar? Continue lendo TudoReceitas e descubra o passo a passo dessa receita de pandoro italiano tradicional.

8 convidados 6h Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Lievitino (masa madre):
  • Primeira massa:
  • Segunda massa:
Também lhe pode interessar: Receita de Pretzel original
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece essa receita de pandoro italiano original pela preparação do lievitino. Para isso, em um recipiente dissolva o fermento na água morna. Logo, adicione o açúcar, a farinha, a gema de ovo e misture até eliminar todos os grumos. Deixe que a massa fermente durante 50-60 minutos, aproximadamente.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 1
2

Passado o tempo de fermentação que mencionamos anteriormente, faça a primeira massa do pandoro. Em um recipiente maior dissolva o fermento com água, adicione o lievitino, a farinha, o ovo, o açúcar e bata energicamente com a ajuda de um batedor manual (fouet).

Receita de Pandoro italiano original - Passo 2
3

Quando os ingredientes anteriores estiverem integrados, adicione a manteiga e continue misturando. Faça uma bola com a massa e deixe fermentar em algum espaço morno durante 45 minutos ou até que você perceba que dobrou o tamanho.

Dica: Se não encontrar nenhum lugar morno na sua casa, pode deixar o recipiente dentro de um armário ou no forno quente e apagado.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 3
4

Passado o tempo indicado, você já pode preparar a segunda massa do Pandoro italiano. Nesse momento você vai utilizar a batedeira. Adicione a primeira massa, os ovos, a farinha, o açúcar, sal e baunilha. Misture e amasse durante 8-10 minutos.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 4
5

Para continuar a receita do pandoro, coloque a massa sobre a mesa em que você pretende trabalhar, amasse e dobre a massa sobre si mesma. Coloque em um recipiente untado com manteiga, cubra com um pano limpo e deixe por 60-90 minutos ou até que dobre o tamanho.

Dica: Apesar deste pão tradicional de Natal italiano ser muito trabalhoso, o resultado valerá a pena!

Receita de Pandoro italiano original - Passo 5
6

Quando estiver com o dobro do tamanho, coloque a massa na geladeira e deixe por 30-40 minutos. Volte a colocar a massa na mesa que você pretende trabalhar, abra com um rolo e dê uma forma quadrada. Coloque sobre a massa alguns pedaços de manteiga.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 6
7

Para continuar a massa do Pandoro, leve as quatro pontas ao centro, de maneira que a manteiga fique completamente coberta - olhe o exemplo na fotografia.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 7
8

Agora, passe o rolo para amassar a massa e incorporar a manteiga nela, formando um retângulo. Depois, dobre a massa do Pandoro em três partes (como a imagem abaixo) e deixe durante 15-20 minutos na geladeira.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 8
9

Passado o tempo de descanso, volte a dobrar a massa como você fez anteriormente. Deixe na geladeira durante mais 15-20 minutos.

Dica: Para que o Pandoro de Natal fique perfeito, é necessário realizar todos esses passos, por isso seja insistente!

Receita de Pandoro italiano original - Passo 9
10

Dobre a massa pela terceira vez, siga os mesmos passos e reserve por mais 15-20 minutos na geladeira. Passado esse tempo, unte bem com manteiga a assadeira que você escolheu.

Dica: Existe uma forma de Pandoro tradicional patenteada em 1894 em Verona, por Domenico Melegatti. Ela se caracteriza por ter o formato de estrela com 8 pontas, como na foto.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 10
11

Em seguida, unte suas mãos com manteiga, pegue a massa e faça uma bola. Coloque-a na forma abaixando as bordas e deixando um buraquinho no centro, como na foto.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 11
12

Tampe a massa com um pano limpo e, mais uma vez, deixe repousar até que dobre o tamanho. Quando o Pandoro italiano crescer fora da assadeira, como na foto, pré-aqueça o forno a 170ºC.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 12
13

Asse o pandoro italiano de Natal no forno durante 15 minutos. Passado esse tempo, sem abrir o forno, abaixe a temperatura a 160ºC e deixe por mais 10 minutos. Espete o pão italiano com um palito e comprove que sai seco. Se for assim, significa que o seu pandoro está pronto!

Receita de Pandoro italiano original - Passo 13
14

Deixe esfriar o seu pandoro italiano original sobre uma grade. Depois retire da forma e pode servir. Você gostou? Conta para a equipe do TudoReceitas como ficou o resultado e suba foto do seu pandoro pronto, nós adoramos as fotos do resultado!

Para saber mais opções de receitas de doce de Natal, confira também:

Dica: Uma vez que esta é uma receita de Natal, você pode polvilhar o pão doce Pandoro com um pouco de açúcar de confeiteiro na hora de servir.

Receita de Pandoro italiano original - Passo 14

Se você gostou da receita de Pandoro italiano original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Receita de Pandoro italiano original

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pandoro italiano original

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pandoro italiano original
1 de 15
Receita de Pandoro italiano original

Voltar ao topo da página