Pão doce

Receita de Colomba Pascal fácil

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 6 março 2024
Receita de Colomba Pascal fácil

A colomba é um pão doce italiano, semelhante ao Panetone, que faz parte do cardápio de receitas tradicionais da Páscoa. Tradicionalmente a Colomba Pascal é assada em forma de cruz ou pomba, dois símbolos eucarísticos para os católicos, mas hoje em dia é mais comum o formato oval. Este bolo festivo tem massa macia e aroma cítrico, por isso fica bem difícil resistir! Aprenda com o TudoReceitas a preparar esta receita de colomba Pascal fácil e compartilhe com a família neste dia especial.

6 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas italianas

Ingredientes para fazer Colomba Pascal fácil:

  • Para a massa:
  • Para a cobertura:
Também lhe pode interessar: Focaccia doce fácil

Como fazer Colomba Pascal fácil:

1

Inicie o preparo da receita de colomba pascal dissolvendo o fermento na água junto com o açúcar e o sal, de preferência em uma vasilha grande o suficiente para acomodar toda a massa.

Dica: Se você preferir usar fermento biológico seco a medida seria 1 sachê e meio (15 g).

Receita de Colomba Pascal fácil - Passo 1
2

Em seguida acrescente a farinha, a manteiga, as gemas, as raspas e a essência. Misture tudo muito bem com as mãos, com uma colher de pão ou em uma batedeira potente (com o acessório para pães e massas), pois a massa ficará pesada.

Dica: Peneire as gemas de ovo para evitar o cheiro e gosto de ovo.

Receita de Colomba Pascal fácil - Passo 2
3

Abra a massa e coloque ao centro as frutas ou gotas de chocolate. Feche e sove mais um pouco, para espalhar bem esses ingredientes. Modele a massa desta colomba pascal em forma de bola ou coloque numa forma tradicional de colomba pascal. Cubra com um pano e deixe crescer em um local ameno por 1 hora.

Receita de Colomba Pascal fácil - Passo 3
Imagem: Reprodução/blog.giallozafferano.it
4

Enquanto isso, prepare a cobertura desta receita de colomba pascal: bata as claras de ovo até espumar, acrescente a farinha e o açúcar e misture. Espalhe essa mistura sobre o bolinho já crescido e decore com as amêndoas ou cajus.

Receita de Colomba Pascal fácil - Passo 4
Imagem: Reprodução/lascarpettablog.wordpress.com
5

Leve a colomba Pascal para assar no forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos, ou até ficar douradinha. Retire, deixe esfriar e sirva ou ofereça à sua família nessa Páscoa. Bom apetite e feliz Páscoa!

Procurando mais receitas de Páscoa para completar o cardápio? Confira estas sugestões:

Receita de Colomba Pascal fácil - Passo 5

Se você gostou da receita de Colomba Pascal fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

História da Colomba Pascal

A Colomba Pascal, um pão doce tradicional italiano consumido durante a Páscoa, tem suas raízes associadas à lenda de São Columbano, um monge irlandês do século VI. Refugiado em um mosteiro na Lombardia durante a Quaresma, São Columbano teria pedido a seus seguidores que preparassem um pão doce especial como símbolo de paz.

A receita original evoluiu ao longo do tempo, incorporando ingredientes como frutas cristalizadas e amêndoas. Hoje, a Colomba Pascal é um símbolo cultural na Páscoa italiana, compartilhada entre familiares e amigos durante as celebrações pascais, representando a união da tradição religiosa com a culinária.

Suba a sua foto de Receita de Colomba Pascal fácil

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Jozé
Era mesmo esta a receita de colomba pascal fácil que eu estava procurando!!! fiz na Páscoa de 2017 e ficou tão macia e gostosa!!! com certeza irei repetir
Sara Silva
Oi Jozé, sua Colomba ficou linda! Que bom que você gostou 🙂 Obrigada pelo seu comentário.
Imagem: Reprodução/blog.giallozafferano.it
Imagem: Reprodução/lascarpettablog.wordpress.com
1 de 6
Receita de Colomba Pascal fácil