Pão doce

Receita de Focaccia doce fácil

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 27 junho 2019
Receita de Focaccia doce fácil

Hoje em dia existe uma infinidade de pães que podemos preparar, desde pão integral a pão doce. Um dos tipos de pão mais fáceis de fazer é a focaccia italiana, que se prepara de modo semelhante a massa de pizza. Geralmente o pão italiano focaccia é servido com ingredientes salgados (calabresa, sal grosso, alecrim, azeitona...) mas, nesta ocasião, experimentei preparar uma focaccia doce com açúcar, amêndoa e maçã. Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer focaccia doce!

Mesmo sendo um pão, esta receita de focaccia doce é mesmo muito fácil de preparar: basta misturar os ingredientes da massa, deixar crescer, colocar numa forma com os restantes ingredientes e levar para assar. Eu usei maçã picadinha e açúcar, mas você pode variar no preparo e usar outras frutas: cereja, ameixa, pêssego, abacaxi... a imaginação é o limite!

Veja abaixo todos os detalhes desta receita de focaccia doce fácil e prepare com nosso passo a passo em fotos!

4 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas

Ingredientes para fazer Focaccia doce fácil:

Também lhe pode interessar: Colomba Pascal fácil

Como fazer Focaccia doce fácil:

1

Dissolva o fermento na água. Coloque a farinha num bowl e, ao centro, adicione a água com o fermento e o açúcar. Misture, adicione o azeite e continue misturando e amassando até obter uma massa homogênea e lisa, como na foto.

Dica: Use azeite em vez de óleo porque ele confere um gostinho especial na massa e é um ingrediente tradicionalmente usado nas receitas de focaccia.

Receita de Focaccia doce fácil - Passo 1
2

Incorpore as amêndoas na massa e modele em forma de bola. Deixe repousar em um local ameno até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).

Dica: Para que a massa cresça mais depressa esquente o forno nos 50ºC, desligue e coloque a massa no interior. Ela crescerá com o calor residual do forno.

Receita de Focaccia doce fácil - Passo 2
3

Após a massa crescer unte e enfarinhe uma forma ou forre-a com papel manteiga e ligue o forno nos 180ºC. Coloque a massa dentro da forma e pressione levemente com os dedos, para eliminar o ar que se formou enquanto ela crescia. Misture a canela com o açúcar e use metade para polvilhar a massa.

Dica: Use uma forma pequena, quadrada ou retangular.

Receita de Focaccia doce fácil - Passo 3
4

Descasque as maçãs e pique. Coloque numa frigideira antiaderente e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, até ficar macia e douradinha.

Dica: Se a maçã começar a grudar na frigideira coloque um pouco de óleo ou manteiga.

Receita de Focaccia doce fácil - Passo 4
5

Coloque a maçã na forma e polvilhe com a restante mistura de açúcar e canela. Leve para assar nos 180ºC por 20 minutos ou até a massa crescer e a crosta de maçã ficar douradinha.

Receita de Focaccia doce fácil - Passo 5
6

Está pronto seu pão focaccia doce! Perfeito para servir no café da manhã ou no lanche, acompanhado de um cafezinho. Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de pão doce? Veja estas sugestões gostosas:

Receita de Focaccia doce fácil - Passo 6

Se você gostou da receita de Focaccia doce fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Receita de Focaccia doce fácil

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Focaccia doce fácil