Partilhar

Receita de Pizza com fermento natural

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 16 abril 2020
Receita de Pizza com fermento natural

Tem algumas comidinhas que, depois que aprendemos nós próprios a fazer em casa, damos muito mais valor à sua confecção e sabor! É o caso da massa de pão feita com fermento natural, que pode também ser usada não só para pão, como também pizza. Quer saber como isso acontece? Continue aqui no TudoReceitas!

Esta receita de pizza com fermento natural é diferente de todas as outras pizzas que você já fez em casa. Quando ela está assando no forno, liberta um aroma que lembra as pizzarias tradicionais. Isso porque esta é uma massa de pizza rústica, feita desde o zero com levain, também chamado de fermento natural. Seu preparo é demorado, porém não precisa sovar e o resultado final super impressiona!

Confira abaixo todo o preparo passo a passo em fotos e todos os detalhes desta receita de pizza de fermentação natural e experimente.

4 convidados 24h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Massa de pizza com fermento biológico
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer essa pizza de fermentação longa você já deverá ter seu fermento natural pronto - esse fermento também é chamado de levain e massa madre, saiba mais sobre ele aqui: fermento natural para pão. Coloque-o num bowl grande, junte a água e misture levemente.

Dica: Devido ao longo tempo de preparo da massa, aconselho começar fazendo esta receita de manhã ou de tarde, para que fique pronta no dia seguinte.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 1
2

Adicione toda a farinha e o sal e misture bem com uma colher. Depois adicione o azeite e amasse com as mãos, somente até incorporar muito bem todos estes ingredientes.

Dica: Aconselhamos usar uma farinha de trigo tipo 1, que é a mais indicada para o preparo de pão. Ela contém mais glúten, por isso deixa a massa mais elástica.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 2
3

Após o passo interior, cubra a massa e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora, em temperatura ambiente. Durante esse tempo ela ficará mais firme.

Dica: Este processo se chama autólise e permite o desenvolvimento do glúten na massa, de forma a melhorar a consistência dela.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 3
4

Após esse tempo iniciaremos as dobras da massa, que substituem a sova tradicional. Para isso, dobre a massa em todo o seu redor, como na foto, puxando as laterais para o centro. Faça isso durante, aproximadamente, 1 minuto. Depois volte a cobrir a massa com um pano e deixe repousar por 30 minutos.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 4
5

Repita o procedimento de dobrar a massa e deixar repousar por 3 vezes. Após 2 horas, você deverá ter realizado 4 ciclos de dobras, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. Depois da última dobra, deixe a massa descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Em seguida, reserve-a na geladeira por 8-12 horas (ou mais).

Dica: Sempre reserve a massa coberta com um pano, para evitar que fique ressequida.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 5
6

Após esse tempo na geladeira, a massa deverá ter crescido o dobro e está na hora de 'bolear'. Para isso, separe a massa em 4 a 6 bolinhas, que corresponderão à quantidade de pizzas que você vai preparar. Coloque numa superfície enfarinhada, cubra com um pano e deixe crescer em temperatura ambiente por 4-6 horas.

Dica: Não precisa amassar nem sovar, somente separe a massa e ajeite com as mãos de forma a conseguir bolinhas de massa com, aproximadamente, 200-300 gramas cada.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 6
7

Por fim, chegou a hora de modelar sua pizza! Para isso, pegue numa das bolinhas de massa e coloque-a numa superfície enfarinhada. Polvilhe farinha as suas mãos e abra a massa delicadamente com a ponta dos dedos, puxando do centro para as bordas

Dica: Nesse momento, pré-aqueça seu forno na potência máxima (200º a 250ºC).

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 7
8

Para conseguir uma massa de pizza rústica é importante abrir ela pacientemente do jeito indicado acima, sem amassar nem exercer muita pressão. Isso é importante para manter bolhinhas de ar no interior da massa, pelo que não aconselhamos usar o rolo da massa.

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 8
9

Quando terminar de abrir, coloque a massa de pizza numa forma e leve ao forno alto por 5 minutos ou até começar a dourar. Retire e coloque o recheio que preferir, na seguinte ordem:

  1. molho de tomate para pizza
  2. queijo ralado
  3. recheios a seu gosto (eu usei champignon, presunto ibérico e abacaxi picado)
  4. queijo ralado
  5. oréganos (opcional)
Receita de Pizza com fermento natural - Passo 9
10

Devolva a pizza caseira ao forno por mais 5-10 minutos, retire e está pronta para surpreender toda a família e amigos! Não hesite em preparar esta incrível massa de pizza fermentação natural e conte para nós o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com fermento natural? Veja estas sugestões:

Receita de Pizza com fermento natural - Passo 10

Se você gostou da receita de Pizza com fermento natural, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pizza. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Pizza com fermento natural

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pizza com fermento natural

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pizza com fermento natural
1 de 11
Receita de Pizza com fermento natural

Voltar ao topo da página