menu
Partilhar

Receita de Pão de espelta e mel

 
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 13 maio 2020
Receita de Pão de espelta e mel

Hoje em dia existem muitas variedades de farinha, pelo que vale a pena explorar as diferentes opções para preparo de pão caseiro e descobrir qual nosso tipo de pão preferido!

Recentemente decidi usar farinha de espelta e preparei esse delicioso pão de espelta e mel que compartilho com você aqui no TudoReceitas. Feito com fermento natural de cerveja, o resultado é um pão fofinho e delicioso para o seu café da manhã ou lanche! Confira abaixo todos os detalhes e passo a passo em fotos deste pão de espelta com fermento natural e experimente.

4 convidados 24h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes para fazer Pão de espelta e mel:
Também lhe pode interessar: Pão de espelta integral
Como fazer Pão de espelta e mel:
1

Para essa receita de pão caseiro vamos precisar de fermento natural. Se não tiver seu próprio fermento natural confira como fazer fermento natural aqui: receitas de fermento natural para pão.

Coloque esse fermento em um bowl e misture com o mel, a cerveja e o azeite. Adicione crescente o fermento biológico seco e volte a misturar. O resultado será uma massa bem mole e grudenta.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 1
2

Cubra essa mistura com um pano e repousar por 30 minutos em um local ameno. Depois mexa ligeiramente, para eliminar algum ar, e deixe repousar por mais 4 horas, mexendo um pouco de hora a hora. Esse procedimento é importante para reforçar a fermentação natural e conseguir um pão com uma textura e sabor melhorados.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 2
3

Após o tempo indicado, comece preparando seu pão de espelta e mel: adicione a farinha de espelta na mistura, mexa muito bem e divida em duas porções. Modele em forma de bola e deixe crescer por 15 minutos.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 3
4

Após esse tempo, amasse um pouco a massa e modele os pães no formato desejado. Coloque num recipiente forrado com um pano ou papel manteiga e polvilhado com farinha. Cubra com um pano ou plástico filme e reserve na geladeira por 12 horas, para dar início à fermentação a frio, que realça os sabores.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 4
5

Depois desse tempo retire a massa da geladeira e espere que tome a temperatura ambiente. Preaqueça o forno na temperatura máxima (250ºC) com calor apenas em baixo e ventilação ligada. Coloque o pão em um tabuleiro de forno com papel manteiga e, com uma faca afiada, faça um corte em forma de cruz, como na foto.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 5
6

Coloque o pão assando por 20 minutos. Após esse tempo o pão deverá estar crescido, por isso ligue o calor também em cima, baixe a temperatura para os 200ºC e deixe assar por mais 10-20 minutos, ou até dourar.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 6
7

Retire seu pão de espelta e mel do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir. Prove e confira que todo o tempo de preparo valeu a pena, pois esse pão fica bem macio e saboroso! Esperamos que goste e deixe seu comentário com foto do resultado final.

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja também como fazer:

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 7

Se você gostou da receita de Pão de espelta e mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão de espelta e mel

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Receita de Pão de espelta e mel
1 de 8
Receita de Pão de espelta e mel

Voltar ao topo da página