Partilhar

Receita de Pão de espelta e mel

 
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 7 setembro 2017
Receita de Pão de espelta e mel

Hoje em dia existem muitas variedades de farinha. Por isso vale a pena explorar todas essas opções e preparar pão caseiro com cada uma delas. Recentemente decidi usar farinha de espelta e preparei esse delicioso pão de espelta e mel que compartilho com você aqui no TudoReceitas.com. O resultado é um pão fofinho e delicioso para seu café da manhã ou lanche! Confira abaixo todos os detalhes e aprenda a preparar.

4 convidados 24h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Pão com farinha de espelta
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para essa receita de pão caseiro iremos necessitar de fermento natural. Se não tiver, confira como fazer com nossa receita de fermento massa madre. Coloque em uma tigela grande o fermento massa madre, o sal, o mel, a cerveja e o azeite. Misture muito bem com uma espátula, acrescente o fermento biológico desfeito e volte a misturar. O resultado será uma massa bem mole e grudenta.

Dica: A cerveja ajuda a massa a fermentar mais facilmente.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 1
2

Cubra com um pano e repousar por 1 hora em um local ameno, mexendo ligeiramente a meio desse tempo, apenas para tirar algum ar. Após essa hora volte a misturar um pouco e deixe repousar por mais 4 horas, mexendo um pouco de hora a hora. Esse procedimento é importante para que se forme uma fermentação natural e o pão fique com uma textura e sabor melhorados.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 2
3

Após o tempo indicado, comece preparando seu pão de espelta e mel: acrescente a farinha de espelta à tigela, misture muito bem e modele em duas bolas iguais. Deixe crescer por 15 minutos. Após esse tempo pode modelar os pães com o formato que quiser, terão cerca de 520g cada um. Polvilhe farinha e reserve na geladeira por 12 horas. Depois retire e espere que tornem à temperatura ambiente.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 3
4

Finalmente preaqueça o forno a 250ºC com calor apenas em baixo. Coloque o pão em um tabuleiro de forno com papel manteiga e faça um corte nele. Asse por 20 minutos com um tabuleiro com água quente por baixo, para que se forme vapor. Após esse tempo o pão deverá estar crescido, por isso ligue o calor também em baixo, desça a temperatura para os 200ºC e deixe assar por mais 20 minutos.

Dica: Se seu forno não tiver ventilação coloque o forno a assar primeiro a 200ºC e depois baixe para 180ºC.

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 4
5

Retire seu pão de espelta e mel do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir. Prove e confira que todo o tempo de preparo valeu a pena, pois esse pão fica bem macio e saboroso! Esperamos que goste e deixe seu comentário com foto do resultado final.

Descubra também a receita de pão francês caseiro com fermento seco e pão ciabatta original. Bom apetite!

Receita de Pão de espelta e mel - Passo 5

Se você gostou da receita de Pão de espelta e mel, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão de espelta e mel

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pão de espelta e mel

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pão de espelta e mel
1 de 6
Receita de Pão de espelta e mel

Voltar ao topo da página