Pão simples

Receita de Pão caseiro com fermento natural

 
Isabel Rescalvo
Por Isabel Rescalvo. Atualizado: 25 novembro 2020
Receita de Pão caseiro com fermento natural

Quer aprender a fazer pão caseiro com fermento caseiro, também chamado de "massa madre", como os antigos faziam? Esse é o truque para conseguir um pão saboroso, macio e com crosta crocante! Ainda que não seja difícil fazer pão em casa, é um processo demorado e que deve ser feito com alguma antecedência. Por isso se prepare e confira esta receita de pão caseiro com fermento natural do TudoReceitas.com para produzir um dos melhores pães que você já comeu!

6 convidados 24h Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno

Ingredientes para fazer Pão caseiro com fermento natural:

  • Para o fermento natural:
  • Para o pão:
Também lhe pode interessar: Fermento caseiro para pão

Como fazer Pão caseiro com fermento natural:

1

Para fazer esse pão caseiro delicioso é necessário preparar o fermento natural. Para isso, com um dia de antecedência, comece por dissolver o fermento na água morna.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 1
2

Coloque a farinha em uma tigela e acrescente a água com o fermento do passo anterior. Misture bem para incorporar bem os ingredientes e conseguir uma massa grudenta.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 2
3

Cubra a massa com um pano prato e reserve em um local ameno e sem correntes de ar por 12 horas. É importante respeitar esse tempo para que o fermento se forme naturalmente e confira mais sabor e textura ao nosso pão.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 3
4

No dia seguinte comece preparando a massa do pão caseiro: peneire a farinha para uma tigela tigela grande e acrescente 216ml de água morna, reservando o restante de água para depois. Misture com uma colher.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 4
5

Enfarinhe suas mãos e sove a massa de forma a conseguir modelar uma bola homogênea. Cubra e deixe repousar por 20 minutos.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 5
6

Após o tempo indicado acrescente 125g do fermento natural que preparou no dia anterior (reserve o restante na geladeira para outras receitas de pão) junto com o fermento biológico partido em pedaços, a restante água e o sal. Sove bem todos esses ingredientes, dobrando e esticando a massa várias vezes, para que fique lisinha e elástica. Se estiver grudando adicione um pouco mais de farinha e, se estiver muito seca, acrescente um pouco mais de água.

Dica: Se preferir pode sovar a massa em uma bancada de trabalho enfarinhada.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 6
7

Quando a massa desse pão caseiro estiver lisinha modele em forma de bola, cubra com um pano e deixe repousar por 2h30, para que dobre o tamanho.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 7
8

Após o tempo indicado sua massa deverá estar crescida. Separe em duas partes iguais, modele em um formato arredondado como na fotografia e coloque em um tabuleiro de forno com papel manteiga. Cubra novamente com um pano e deixe repousar por mais 20 minutos.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 8
9

Depois dos 20 minutos modele o pão em um formato alongado e coloque no papel manteiga enfarinhado. Cubra com um pano uma última vez e deixe crescer por 1h30.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 9
10

Finalmente ligue o forno a 200ºC e coloque na parte de baixo um tabuleiro com água. Para que seu pão caseiro fique com uma crosta mais crocante faça cortes diagonais nele como mostra a fotografia. Leve ao forno durante 20 minutos ou até ficar dourado e deixe esfriar em uma grelha.

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 10
11

Finalmente seu pão caseiro com fermento natural está pronto! Prove e comprove que valeu a pena esperar todo esse tempo por um pão com uma textura incrível e sabor gostoso. Ficamos a aguardar seu comentário com o que achou desse pão e aproveite também para descobrir as receitas de pão francês caseiro com fermento seco e pão ciabatta original. Bom apetite!

Receita de Pão caseiro com fermento natural - Passo 11

Se você gostou da receita de Pão caseiro com fermento natural, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão caseiro com fermento natural

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Pão caseiro com fermento natural