Pão simples

Receita de Pão levain

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 6 abril 2020
Receita de Pão levain

Nada como fazer pão com fermentação natural, o pão 100% caseiro, preparado do jeito artesanal. Existem várias vantagens de fazer pão levain (outro nome dado para este tipo de pão), entre elas o fato de ser muito mais saboroso e fácil de digerir.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você uma receita de pão levain bem fácil de fazer, válida até para iniciantes! Este é um pão caseiro de batedeira preparado com levain caseiro, nada de fermentos químicos e industrializados. Assim você conseguirá um pão saudável e muito gostoso para qualquer hora do dia! Confira abaixo o passo a passo em fotos e faça do jeito indicado.

4 convidados 24h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Pão levain:

Também lhe pode interessar: Fermento caseiro de trigo

Como fazer Pão levain:

1

Numa vasilha misture a farinha de trigo e a água com as mãos, até obter uma mistura densa e seca. Modele em forma de bloco e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Dica: Essa massa de pão caseiro precisa ficar densa mesmo, pois ela será misturada com o levain, que é mais mole, para chegar no ponto certo.

Receita de Pão levain - Passo 1
2

Após o tempo de repouso, a massa estará mais elástica. Coloque ela no bowl da batedeira e acrescente o levain (fermento natural) e o sal. Bata na velocidade 1 e vá aumentando à medida que a massa fica mais compacta, mas ainda ligeiramente mole.

Dica: Você pode amassar na mão, no entanto o processo será mais demorado e trabalhoso. Amasse e sove por uns 10 minutos ou até desgrudar.

Receita de Pão levain - Passo 2
3

Você saberá que a massa de pão caseiro está no ponto quando ela formar uma bola e desgrudar do bowl da batedeira. Retire, coloque num bowl untado com óleo ou azeite e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Dica: Se a massa estiver muito mole após 5-7 minutos batendo ela na batedeira, polvilhe um pouco de farinha.

Receita de Pão levain - Passo 3
4

Após esse tempo dobre a massa sobre ela mesma, dos quatro lados, como se estivesse embrulhando. Deixe crescer por mais 30 minutos, com a emenda voltada para baixo. Após esse tempo, repita o procedimento de dobrar e deixar descansar por mais 1 ou 2 vezes, para incorporar ar na massa e ajudar ela a crescer.

Dica: Borrife as mãos com água ou unte com óleo ou azeite na hora de dobrar, para evitar que a massa grude.

Receita de Pão levain - Passo 4
5

Após 2 a 3 sequências de dobras, a massa erá crescido quase o dobro e está pronta para ser modelada. Para isso polvilhe farinha numa bancada de trabalho, coloque a massa nela e dobre várias vezes, trazendo as pontas da massa para o centro. Faça isso até a massa ficar bem redondinha e firme, como na foto.

Receita de Pão levain - Passo 5
6

Transfira a massa para um cesto de fermentação ou bowl polvilhado com farinha, com a parte menos lisa (das dobras) virada para cima. Cubra com plástico filme ou um pano e deixe repousar na geladeira por 12 horas.

Dica: O cesto de fermentação, também conhecido como banneton e brotform, é um cestinho onde a massa do pão é colocada para descansar e crescer após ser modelada.

Receita de Pão levain - Passo 6
7

Depois desse tempo, pré-aqueça o forno nos 250ºC e coloque no interior uma panela que possa ir no forno ou uma assadeira redonda. Quando estiver bem quente, coloque dentro dela uma folha de papel manteiga e a massa do pão também. Faça um corte no topo do pão (em forma de cruz ou noutro formato da sua preferência).

Dica: Se quiser, pode polvilhar o pão com sementes.

Receita de Pão levain - Passo 7
8

Tampe com a tampa da panela ou com uma folha de papel alumínio e coloque assando a 250ºC durante 25 minutos. Depois destampe e asse por mais 30 minutos na mesma temperatura, para dourar.

Receita de Pão levain - Passo 8
9

Retire a panela ou assadeira do forno e deixe esfriar um pouco. Está pronto seu pão levain! Ele fica bem gostoso, com casca firme e crocante. Experimente e conte para nos o que você achou!

Procurando mais receitas de pão caseiro? Veja estas sugestões igualmente fáceis de preparar:

Receita de Pão levain - Passo 9

Se você gostou da receita de Pão levain, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Referências

Suba a sua foto de Receita de Pão levain

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
7 comentários
A sua avaliação:
Catherine
Segui a sua receita e ficou lindo!!! Obrigada
A sua avaliação:
Zelita
Ola gostaria de saber quanto tempo fica descansando
A sua avaliação:
Roque José Grings
Vou finalizar meu levain amanhã, e quinta quero fazer a massa do pão e assar na sexta.
Equipe TudoReceitas
Muito bacana! Conte para a gente depois!
A sua avaliação:
Levi Machado
Fiz o pão levain da receita de vocês e ficou excelente !! Simples e fácil de preparar!!! Este é o meu primeiro pão de fermentação natural. Ficou uma delícia!!
A sua avaliação:
Ana Cláudia
Meu levain ficou pronto ontem e fiz sua receita. Para o meu primeiro pão de fermentação natural achei que ficou 10. Obrigada
Sara Silva
Oi Ana Cláudia, ficou lindo seu pão! Obrigada pelo seu comentário com foto e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Daniella Gomes
Aqui a foto do meu terceiro pão seguindo a sua receita. Tem um monte de amigo e familiar pedindo a receita. :)
A sua avaliação:
Daniella Gomes
Depois de pesquisar por muito tempo uma receita simples para testar o meu levain, encontrei a sua e deu super certo. Meu pao ficou lindo e uma delicia. Estou escrevendo esse comentario, pois voltei para rever a receita e fazer o meu segundo pao.
Sara Silva
Oi Daniella, que bom saber! Obrigada pelo seu comentário e suba foto do seu pão levain aqui na receitinha!
1 de 10
Receita de Pão levain