Receita de Risoto verde
Esse risoto verde combina abobrinha, espinafre e gorgonzola, criando sabores inusitados e marcantes. Além de lindo, ainda fica nutritivo e é uma ótima opção de jantar diferente para o dia a dia.
Para aprender a fazer, siga abaixo o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas.
Ingredientes:
- Farofinha para finalizar (opcional)
Como fazer Risoto verde:
Separe os ingredientes para fazer seu risoto verde. O bicarbonato de sódio é opcional, ele é usado apenas para ajudar a manter a cor do espinafre bem verdinha.
Corte a abobrinha em cubinhos pequenos, a cebola e o alho.
Esse risoto é ainda mais prático do que um risoto tradicional porque o caldo é, na verdade, um suco de espinafre. Comece colocando o espinafre e o bicarbonato com 4 xícaras de água no liquidificador e bata bem até ter um suco. Reserve algumas folhas de espinafre para adicionar no final da preparação.
Diferente do preparo tradicional de risoto, ao invés de adicionar o caldo concha a concha vamos adicionar o caldo todo de uma vez. Por isso, é importante manter uma panela com água fervendo para ajustar a textura do risoto no final se necessário.
Em uma frigideira com azeite, leve a abobrinha para dourar. Tempere com sal e pimenta do reino e evite mexer demais durante o processo. A ideia é deixar a abobrinha dourar sem soltar muita água, o que vai trazer mais sabor para o risoto.
Reserve a abobrinha dourada e na mesma panela, adicione a cebola.
Quando dourar, adicione o alho apenas até perfumar e adicione o arroz. Deixe refogar por 1-2 minutos.
Adicione o vinho branco e mantenha em fogo alto para evaporar o vinho.
Reduza o fogo para médio, adicione o suco de espinafre e deixe cozinhar até que o arroz tenha absorvido o suco. Vá mexendo de vez em quando para ajudar o arroz a liberar o amido e ficar ainda mais cremoso.
Quando o arroz tiver absorvido quase todo o caldo, prove para ver a textura. O arroz deve estar cremoso, mas ainda al dente.
Se necessário, ajuste colocando mais um pouco da água fervendo até chegar na textura desejada. Adicione as folhas de espinafre reservadas e a abobrinha dourada e misture.
Desligue o fogo e adicione o gorgonzola esfarelado e a manteiga. Mexa bem para derreter o queijo e a manteiga com o próprio calor do risoto. A manteiga deve estar de preferência gelada. Isso ajuda a criar uma textura mais aveludada.
A farofinha de nozes, passas e limão siciliano é opcional, mas ajuda a trazer crocância e contrasta com o sabor forte do gorgonzola.
Basta tirar as raspas do limão siciliano, tomando cuidado para não tirar a parte branca para não dar sabor amargo e cortar as nozes e as passas picadas de forma rústica.
Sirva o risoto com a farofinha crocante por cima. O risoto fica melhor servido na hora. Se preferir fazer com antecedência, deixe o arroz mais al dente e finalize na hora de servir ajustando a textura com água fervendo.
Se você gostou da receita de Risoto verde, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de risoto.
Outras receitas de risoto
Gostou de aprender esta receita de risoto verde? Então, dá uma conferida nestas outras receitas de risoto:
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 1,075 kcal
- Proteínas: 33,5 g
- Gorduras: 6 g
- Carboidratos: 95 g
- Fibra: 7,5 g
