Arroz com legumes

Receita de Arroz de tomate português

 
Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 14 abril 2021
Receita de Arroz de tomate português

O arroz de tomate é uma receita tradicionalmente portuguesa para ser acompanhada de um belo prato de peixe. Eu a considero uma receita democrática, já que trata-se de um prato fácil, barato, rápido e inclusivo, pois o arroz de tomate não leva ingredientes de origem animal, portanto é considerado um prato vegano, vegetariano, sem lactose e sem glúten!

A receita original de arroz de tomate português usa o arroz carolino, que aqui no Brasil podemos assemelhar ao arroz cateto branco, aquele de grão curto usado na culinária japonesa. Mas para facilitar a sua vida, eu vou ensinar você a fazer esta receita deliciosa com o arroz agulhinha tradicional.

A receita que compartilho aqui no TudoReceitas ainda leva tomates bem maduros e sem pele. A ideia é que este arroz fique mais caldoso ou cremoso, por isso o tipo de arroz ser diferente, para que se possa ir acrescentando água aos poucos e mexendo para adquirir cremosidade. Se você encontrar o arroz cateto ou até mesmo o arroz carnaroli, aquele de risoto, poderá usar, caso contrário siga esta receita e você ficará encantado com esta receita de arroz de tomate português, tenho certeza que toda a família vai amar!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Pouco picante, Cozido, Receitas de Portugal
Ingredientes para fazer Arroz de tomate português:
Também lhe pode interessar: Arroz de tomate delicioso
Como fazer Arroz de tomate português:
1

Comece separando todos os ingredientes. Caso queira, você poderá aumentar a receita deste arroz de tomate, basta dobrar as quantidades e terá uma receita para 4 a 5 pessoas. Você irá precisar separar também uma panela e uma espátula ou colher grande.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 1
2

Aqueça uma panela com o azeite e refogue a cebola até que ela comece a murchar e ficar transparente, neste momento acrescente o pimentão picado finamente.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 2
3

Depois que o pimentão amaciar e a cebola começar a dourar, junte o arroz.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 3
4

Misture muito bem todos os ingredientes de modo que o arroz esteja todo envolto no azeite.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 4
5

Dei um toque especial no meu arroz de tomate: um cálice de vinho branco seco! Acrescente o vinho, misture muito bem até que o álcool evapore e somente o sabor e aroma das uvas permaneça no arroz.

Dica: se você não aprecia o vinho, não precisa colocar, ele é opcional! Mas confere um outro sabor ao prato.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 5
6

Acrescente o tomate pelado com seu todo o molho que houver na lata. Misture muito bem.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 6
7

Junte a água. Neste momento junte o sal e a pimenta, que pode ser a gosto! Tampe a panela e cozinhe até que o arroz esteja macio mas que ainda sobre um pouquinho de líquido mais encorpado na panela.

Dica: caso você tenha caldo de legumes em casa, poderá ser usado, pois irá conferir muito sabor ao seu arroz de tomates.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 7
8

A ideia é servir um arroz que não esteja seco e soltinho e sim um arroz mais cremoso. Portanto, assim que ficar pronto, sirva imediatamente para que não seque.

Receita de Arroz de tomate português - Passo 8
9

Capriche na hora de servir o prato. A minha dica final é moer mais pimenta no prato, regar com azeite e, se você assim como eu tem horta, aproveite e decore seu prato como sua erva aromática preferida. Eu hoje escolhi o manjericão!

Receita de Arroz de tomate português - Passo 9
10

E por fim duas dicas finais:

  1. Caso você aprecie queijos, saiba que uma mozzarella de búfala irá cair muito bem neste arroz delicioso de tomates;
  2. A receita original de arroz de tomate é feita com tomates maduros e sem pele. Caso você tenha sorte de encontrar tomates maduros, poderá usar 5 unidades no lugar da lata!
Receita de Arroz de tomate português - Passo 10
11

Gostou desta receita de arroz de tomate malandrinho português? Deixe seu comentário abaixo e confira também estas receitas com tomate populares:

Se você gostou da receita de Arroz de tomate português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz com legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Suba a sua foto de Receita de Arroz de tomate português

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Arroz de tomate português