Tortas salgadas

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata

Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. Atualizado: 20 outubro 2020
Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata

Essa torta de pão de forma é um verdadeiro clássico dos lanches! É o tipo de prato que só nos lembra encontros e piqueniques regados a coisas gostosas!

Trouxe para vocês essa receita que tem como recheio o frango com duas versões de pastinha. Porém, o que nos agrada mais nesta torta salgada, é que ela fica ótima com a combinação de vários ingredientes! Você poderá optar por rechear com os ingredientes que tiver na sua geladeira, por exemplo! E, para finalizar e dar um toque especial, que tal colocar uma cobertura de purê de batata com batatinha palha para dar aquela textura cremosa e crocante ao mesmo tempo?

Ficou curioso para ver a receita de torta salgada de pão de forma com purê de batata? Então vamos acompanhar o passo a passo desta delícia, aqui no TudoReceitas!

8 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Torta salgada de pão de forma com purê de batata:

  • Purê de batata:
  • Recheio:
Também lhe pode interessar: Torta salgada de atum com pão de forma

Como fazer Torta salgada de pão de forma com purê de batata:

1

Cozinhe as batatas em rodelas com água e sal. Ainda quente, amasse bem as batatas (com um garfo ou um espremedor de batatas), para não deixar grumos.

Na mesma panela com a batata já amassada, acrescente a manteiga, o leite, o queijo parmesão ralado e o sal. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, apenas para deixar o purê homogêneo. Reserve.

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 1
2

Caso o pão de forma tenha cascas, retire-as com a ajuda de uma faca de serra e separe os pães numa travessa onde for montar a torta, para ver se irá caber perfeitamente.

Dica: As cascas dos pães poderão virar torradas se você quiser reaproveitá-las. Basta temperar os pães com azeite de oliva, sal, ervas finas e páprica e levá-las ao forno médio por 15 minutos (aproximadamente). Ficarão deliciosas!

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 2
3

Prepare o primeiro recheio juntando 1 xícara de frango cozido e desfiado com cenoura ralada, milho, salsa, sal, pimenta do reino e a maionese. Misture tudo e reserve.

Dica: Você poderá incluir no recheio outros ingredientes como: azeitonas verdes picadas, palmito picadinho ou até substituir o frango por atum ralado.

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 3
4

O segundo recheio será de frango cozido desfiado com ameixas secas picadas, salsa e requeijão cremoso. Misture bem até ficar com consistência de pastinha e reserve.

Dica: Caso você não goste de ameixas, substitua por outro ingrediente, como tomatinhos (uva ou cereja) ou uvas passas.

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 4
5

Acomode a primeira fileira de pães na travessa, deixando-os bem alinhados, e cubra com o recheio de frango com cenoura e milho. Em seguida, cubra com outra fileira de pães.

Dica: Se não tiver muita habilidade para montar a torta, sugiro que faça a montagem dentro de uma forma retangular coberta com plástico filme para que seja mais prático o processo.

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 5
6

Acrescente o outro recheio e repita esse processo, intercalando os recheios até finalizar a última camada com pães.

Dica: Utilize uma espátula firme, para que deixe o recheio bem nivelado.

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 6
7

Passe o purê de batata por toda a superfície da torta, deixando a cobertura bem alinhada nas laterais e extremidades. Cubra com batata palha em cima e nas laterais.

Dica: Se quiser, utilize a batata palha mais fininha, para facilitar na decoração.

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 7
8

Você deverá levar a torta à geladeira até a hora de servir! Caso queira, pode decorá-la com tomatinhos, azeitonas, cenoura ralada ou o que você preferir! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou deste maravilhoso bolo salgado de pão de forma com purê de batata!

Para conferir receitas de tortas salgadas, veja também estas sugestões:

Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata - Passo 8

Se você gostou da receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Dicas para preparar e servir uma torta de pão de forma perfeita

Agora que você sabe como fazer torta salgada de pão de forma, confira também estas dicas que vão deixar ela ainda mais saborosa:

  • Se o purê de batata ficar muito seco, acrescente mais um pouco de leite, mas fique atento à textura, pois o purê terá que ser mais firme para que você possa cobrir a torta com facilidade;
  • Varie nos recheios de torta salgada preparando opções a seu gosto e com ingredientes que você tem em casa. Pode até fazer reaproveitamento de ingredientes que estão na geladeira;
  • Se você não sabe como decorar bolo salgado, uma dica útil é usar na decoração alguns dos ingredientes usados no recheio: cenoura, milho, salsinha, etc;
  • O ideal é que a torta seja guardada coberta, para que mantenha a textura e o sabor preservados, deixando-a ainda mais saborosa;
  • Na hora de servir a torta, corte-a com uma faca de serra, para que não desmanche.

Suba a sua foto de Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
ROSA
FACIL E PRATICA.... MUITO BOA .,E MELHORA DE ACORDO COM SUA IMAGINACAO
A sua avaliação:
Elma
Gostoso demais
1 de 9
Receita de Torta salgada de pão de forma com purê de batata