Nutrição e saúde

As melhores carnes para churrasco

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 28 dezembro 2022
As melhores carnes para churrasco

Carne ao ponto, tarde de sol, amigos, bons drinks, cerveja e música animada... este é o cenário perfeito de um churrasco! Mais do que comer carne, é um momento de descontração e curtição seja com os amigos ou com a família!

No Brasil, a cultura do churrasco é muito forte, principalmente, no sul do país, onde há criação de gado com maior predominância.

Mas você sabe quais são as melhores carnes para churrasco? O Tudo Receitas vai dar as melhores dicas de carne para você fazer um churrasco incrível.

Índice

  1. Melhores carnes para churrasco
  2. Carne para churrasco barata
  3. Outros tipos de carne para churrasco
  4. Como calcular carne para churrasco
  5. Como amaciar carne para churrasco
  6. Como temperar carne para churrasco
  7. Receitas de temperos para churrasco

Melhores carnes para churrasco

Mas afinal, qual a melhor carne para churrasco? Confira a lista das melhores carnes para churrasco que fizemos para você:

  • Picanha: com certeza uma das melhores carnes, por ser considerada premium, retirada da região traseira do animal, parte superior da alcatra. Muito suculenta e macia, o indicada é prepará-la entre o ponto e mal passada, temperando apenas com sal grosso!
  • Fraldinha: a fraldinha é um corte que tem pouca gordura, e também é bem macia e suculenta. Essa carne pode ser feito no espeto com alho, manteiga ou apenas com sal. Fica muito bem servida em cortes longos, como se fossem tiras. A fraldinha também costuma ser muito usada no preparo de hambúrguer.
  • Contrafilé: essa carne da região traseira do animal, vizinho ao filé mignon, e tem a medida certa entre carne e gordura. O ideal é grelhar o contrafilé numa temperatura alta para que fique macio por dentro e crocante por fora, principalmente, para quem gosta de mais mal passado.
  • Alcatra: essa carne, localizada entre o lombo e a coxa do animal, tem fibras curtas e é muito saborosa. Fica bem preparada com sal grosso e pimenta do reino, e servida com cortes mais grossos para não ficar ressecada.
  • Costela: essa carne costuma fazer muito sucesso entre os fãs de churrasco. Tem fibras longas e o seu cozimento é mais demorado. Pode ser preparada com sal grosso e alecrim, que fica uma delícia!
  • Maminha: essa carne tem uma grande capa de gordura, e é bem macia. Recomendamos tirar a gordura após o preparo, para não tirar o sabor da carne.
  • Filé Mignon: é um dos cortes mais macios e nobres do boi. Não tem gordura ou nervos. O filé mignon fica muito bom na grelha com sal, pimenta do reino e alho.
  • Acém: essa carne é considerada o maior e mais macio dos cortes dianteiros do boi. Para deixar o acém macio para o churrasco, deixe a carne marinada em azeite e vinagre por 2 horas antes de ir para a grelha.
  • Cupim: um dos favoritos do churrasco! O cupim é uma carne bastante fibrosa e de sabor forte, e que demanda mais tempo de cozimento. Uma forma de amaciá-la antes de ir para grelha é cozinhar previamente na pressão.
  • Lagarto: é uma carne mais dura e com fibras, localizada na região traseira do anima. Fica bem para preparação em espetos em cortes mais grossos.

Carne para churrasco barata

Se você quer reduzir o custo do seu churrasco, mas sem perder o sabor, vamos dar as dicas das carnes mais baratas (e que são deliciosas!).

Entre as carnes que já citamos, as mais em conta são:

  • Fraldinha: é uma carne mais barata, se comparada à picanha e ao filé mignon, e ao mesmo tempo é um corte magro e pouca gordura. É uma carne boa para churrasco econômico!
  • Costela: é uma boa opção, mesmo tendo um cozimento mais demorado. Ela fica muito bem servida com molho barbecue. A melhor carne para churrasco acessível!
  • Cupim: é um corte bem tradicional servido nas churrascarias e presente nos churrasco, mas tem mais gordura, então, sai mais em conta do que as carnes premium.
  • Maminha: é uma carne mais em conta do que alcatra, mas que possui fibras. Para deixar a maminha mais macia e suculenta, corte no sentido contrário das fibras.
  • Acém: é considerado uma carne de segunda e, por isso, seu custo é menor, mas se engana que não fica bom para churrasco! Amaciando antes a carne, como já demos uma dica acima, fica uma delícia!
As melhores carnes para churrasco - Carne para churrasco barata

Outros tipos de carne para churrasco

Além das carnes bovinas, saem bem em conta a carne de porco e a de frango:

  • Linguiça: a linguiça não tem erro no churrasco! Normalmente, feita de porco, você pode comprá-la temperada ou fazer o seu próprio tempero.
  • Costela suína: muito saborosa, a costela de porca fica uma delícia marinada no vinagrete ou com sal, pimenta e alecrim!
  • Asa e coxa de frango: a asinha e a coxa de frango, quando grelhadas, criam uma casquinha crocante por fora, sendo bem saboroso. Além de mais em conta, a carne de ave é uma carne branca e mais leve para a digestão e menos calórica do que a vermelha.

Como calcular carne para churrasco

Mas quanto comprar de carne para o churrasco? Como fazer o cálculo certo?! Faltar carne nunca é legal, mas sobrar demais também não é bom!

Geralmente, uma pessoa consome de 350 a 400 gramas de carne. Se considerarmos essa proporção, pode calcular de 50 a 60 gramas para as carnes de entrada, mais 200 gramas para as carnes principais e 50 a 60 gramas para as outras carnes de acompanhamento. Caso você queira ser um pouco mais prevenido e confia no apetite dos convidados, coloque a quantia de 500 gramas por pessoa.

Vale lembrar que se o churrasco tiver outras comidas e acompanhamentos, a tendência de consumir muita carne diminui!

Como amaciar carne para churrasco

Algumas carnes exigem serem amaciadas antes de ir pra grelha, principalmente, a costela, cupim, acém, maminha, lagarto, como já vimos. Mas agora vamos para a dica de como amaciar essas carnes e deixar o seu churrasco maravilhoso para ninguém colocar defeito!

  • Azeite e vinagre: a combinação de azeite e vinagre é perfeita para deixar a carne macia no ponto certo e ainda com um sabor especial. Para isso, deixe as carnes marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para grelha.
  • Cerveja: sabia que a cerveja é perfeita para marinas e amaciar a carne? Deixe a carne absorvendo a cerveja por algumas horas antes. O ideal é uma lata para cada 1 kg de carne.
  • Vinho tinto: o vinho é outra bebida recomendada para amaciar carnes e que deixa um sabor único na carne! Aconselhamos fazer igual à cerveja, e deixar marinando por algumas horas antes de ir para churrasqueira.
  • Bicarbonato de sódio: com uma pequena quantia sobre o corte da carne e um descanso de 2 horas ou 30 minutos dentro da geladeira, é possível amaciar a peça. Mas é importante lembrar de lavar a carne com água corrente retirando o excesso de bicarbonato de sódio.
  • Corte e martelo: cortar em tiras mais finas algumas carnes mais duras e amaciá-la com o martelo de carne também não tem erro!

Como temperar carne para churrasco

As formas de temperar a carne para churrasco são inúmeras. Vamos aqui apresentar uma bem básica e fácil:

1. Separe sal grosso, pimenta do reino, alho triturado e folhas de louro à gosto.

2. Se quiser, adicione também ervas aromáticas como alecrim e tomilho.

3. Use azeite somente em carnes mais duras.

4. Caso preferir, adicione cebola cortada em pedaços bem pequenos.

5. Coloque a carne dentro de um recipiente ou um saco hermético para que absorva o tempero. Deixe descansando um dia na geladeira e no dia seguinte, a carne estará repleta de sabor!

As melhores carnes para churrasco - Como temperar carne para churrasco

Receitas de temperos para churrasco

Agora, vamos aos temperos e molhos de carne para o churrasco? Você vai surpreender os seus convidados com essas receitas!

Se gostou do artigo As melhores carnes para churrasco, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
As melhores carnes para churrasco