As melhores carnes para churrasco
Carne ao ponto, tarde de sol, amigos, bons drinks, cerveja e música animada... este é o cenário perfeito de um churrasco! Mais do que comer carne, é um momento de descontração e curtição seja com os amigos ou com a família!
No Brasil, a cultura do churrasco é muito forte, principalmente, no sul do país, onde há criação de gado com maior predominância.
Mas você sabe quais são as melhores carnes para churrasco? O Tudo Receitas vai dar as melhores dicas de carne para você fazer um churrasco incrível.
Melhores carnes para churrasco
Mas afinal, qual a melhor carne para churrasco? Confira a lista das melhores carnes para churrasco que fizemos para você:
- Picanha: com certeza uma das melhores carnes, por ser considerada premium, retirada da região traseira do animal, parte superior da alcatra. Muito suculenta e macia, o indicada é prepará-la entre o ponto e mal passada, temperando apenas com sal grosso!
- Fraldinha: a fraldinha é um corte que tem pouca gordura, e também é bem macia e suculenta. Essa carne pode ser feito no espeto com alho, manteiga ou apenas com sal. Fica muito bem servida em cortes longos, como se fossem tiras. A fraldinha também costuma ser muito usada no preparo de hambúrguer.
- Contrafilé: essa carne da região traseira do animal, vizinho ao filé mignon, e tem a medida certa entre carne e gordura. O ideal é grelhar o contrafilé numa temperatura alta para que fique macio por dentro e crocante por fora, principalmente, para quem gosta de mais mal passado.
- Alcatra: essa carne, localizada entre o lombo e a coxa do animal, tem fibras curtas e é muito saborosa. Fica bem preparada com sal grosso e pimenta do reino, e servida com cortes mais grossos para não ficar ressecada.
- Costela: essa carne costuma fazer muito sucesso entre os fãs de churrasco. Tem fibras longas e o seu cozimento é mais demorado. Pode ser preparada com sal grosso e alecrim, que fica uma delícia!
- Maminha: essa carne tem uma grande capa de gordura, e é bem macia. Recomendamos tirar a gordura após o preparo, para não tirar o sabor da carne.
- Filé Mignon: é um dos cortes mais macios e nobres do boi. Não tem gordura ou nervos. O filé mignon fica muito bom na grelha com sal, pimenta do reino e alho.
- Acém: essa carne é considerada o maior e mais macio dos cortes dianteiros do boi. Para deixar o acém macio para o churrasco, deixe a carne marinada em azeite e vinagre por 2 horas antes de ir para a grelha.
- Cupim: um dos favoritos do churrasco! O cupim é uma carne bastante fibrosa e de sabor forte, e que demanda mais tempo de cozimento. Uma forma de amaciá-la antes de ir para grelha é cozinhar previamente na pressão.
- Lagarto: é uma carne mais dura e com fibras, localizada na região traseira do anima. Fica bem para preparação em espetos em cortes mais grossos.
Carne para churrasco barata
Se você quer reduzir o custo do seu churrasco, mas sem perder o sabor, vamos dar as dicas das carnes mais baratas (e que são deliciosas!).
Entre as carnes que já citamos, as mais em conta são:
- Fraldinha: é uma carne mais barata, se comparada à picanha e ao filé mignon, e ao mesmo tempo é um corte magro e pouca gordura. É uma carne boa para churrasco econômico!
- Costela: é uma boa opção, mesmo tendo um cozimento mais demorado. Ela fica muito bem servida com molho barbecue. A melhor carne para churrasco acessível!
- Cupim: é um corte bem tradicional servido nas churrascarias e presente nos churrasco, mas tem mais gordura, então, sai mais em conta do que as carnes premium.
- Maminha: é uma carne mais em conta do que alcatra, mas que possui fibras. Para deixar a maminha mais macia e suculenta, corte no sentido contrário das fibras.
- Acém: é considerado uma carne de segunda e, por isso, seu custo é menor, mas se engana que não fica bom para churrasco! Amaciando antes a carne, como já demos uma dica acima, fica uma delícia!
Outros tipos de carne para churrasco
Além das carnes bovinas, saem bem em conta a carne de porco e a de frango:
- Linguiça: a linguiça não tem erro no churrasco! Normalmente, feita de porco, você pode comprá-la temperada ou fazer o seu próprio tempero.
- Costela suína: muito saborosa, a costela de porca fica uma delícia marinada no vinagrete ou com sal, pimenta e alecrim!
- Asa e coxa de frango: a asinha e a coxa de frango, quando grelhadas, criam uma casquinha crocante por fora, sendo bem saboroso. Além de mais em conta, a carne de ave é uma carne branca e mais leve para a digestão e menos calórica do que a vermelha.
Como calcular carne para churrasco
Mas quanto comprar de carne para o churrasco? Como fazer o cálculo certo?! Faltar carne nunca é legal, mas sobrar demais também não é bom!
Geralmente, uma pessoa consome de 350 a 400 gramas de carne. Se considerarmos essa proporção, pode calcular de 50 a 60 gramas para as carnes de entrada, mais 200 gramas para as carnes principais e 50 a 60 gramas para as outras carnes de acompanhamento. Caso você queira ser um pouco mais prevenido e confia no apetite dos convidados, coloque a quantia de 500 gramas por pessoa.
Vale lembrar que se o churrasco tiver outras comidas e acompanhamentos, a tendência de consumir muita carne diminui!
Como amaciar carne para churrasco
Algumas carnes exigem serem amaciadas antes de ir pra grelha, principalmente, a costela, cupim, acém, maminha, lagarto, como já vimos. Mas agora vamos para a dica de como amaciar essas carnes e deixar o seu churrasco maravilhoso para ninguém colocar defeito!
- Azeite e vinagre: a combinação de azeite e vinagre é perfeita para deixar a carne macia no ponto certo e ainda com um sabor especial. Para isso, deixe as carnes marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para grelha.
- Cerveja: sabia que a cerveja é perfeita para marinas e amaciar a carne? Deixe a carne absorvendo a cerveja por algumas horas antes. O ideal é uma lata para cada 1 kg de carne.
- Vinho tinto: o vinho é outra bebida recomendada para amaciar carnes e que deixa um sabor único na carne! Aconselhamos fazer igual à cerveja, e deixar marinando por algumas horas antes de ir para churrasqueira.
- Bicarbonato de sódio: com uma pequena quantia sobre o corte da carne e um descanso de 2 horas ou 30 minutos dentro da geladeira, é possível amaciar a peça. Mas é importante lembrar de lavar a carne com água corrente retirando o excesso de bicarbonato de sódio.
- Corte e martelo: cortar em tiras mais finas algumas carnes mais duras e amaciá-la com o martelo de carne também não tem erro!
Como temperar carne para churrasco
As formas de temperar a carne para churrasco são inúmeras. Vamos aqui apresentar uma bem básica e fácil:
1. Separe sal grosso, pimenta do reino, alho triturado e folhas de louro à gosto.
2. Se quiser, adicione também ervas aromáticas como alecrim e tomilho.
3. Use azeite somente em carnes mais duras.
4. Caso preferir, adicione cebola cortada em pedaços bem pequenos.
5. Coloque a carne dentro de um recipiente ou um saco hermético para que absorva o tempero. Deixe descansando um dia na geladeira e no dia seguinte, a carne estará repleta de sabor!
Receitas de temperos para churrasco
Agora, vamos aos temperos e molhos de carne para o churrasco? Você vai surpreender os seus convidados com essas receitas!
- Pasta de alho para tempero: para deixar a sua carne com um sabor mais acentuado, essa pasta dura até 2 meses na geladeira.
- Tempero caseiro para carne: com sal, páprica, cebola, alho e ervas finas, esse tempero caseiro é fácil de fazer e vai deixar a sua carne de lamber os dedos!
- Receita de Molho de tomate para churrasco: um molho bem cremoso e gostoso para acompanhar carnes vermelhas no churrasco. E o melhor: é feito no liquidificador, o que torna muito mais prático!
- Receita de Manteiga temperada para churrasco: uma maravilhosa manteiga com ervas para servir com carne, batata, pão... uma delícia!
- Receita de Maionese para churrasco: maionese não pode faltar no churrasco, né? Que tal uma caseira e com muito mais sabor!
- Receita de Molho de alho para churrasco: para quem é fã de alho, uma pasta para servir com legumes, batatas e carnes.
- Receita de Vinagrete simples para churrasco: churrasco sem vinagrete não fica completo! Veja como fazer um bem simples e gostoso em apenas 15 minutos.
Se gostou do artigo As melhores carnes para churrasco, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.