PARTILHAR

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 20 julho 2022
Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis

Uma cozinha com os utensílios organizados deixa qualquer preparação de receita fica muito mais fácil, não? Então, se você nunca ficou atento a como organizar utensílios de cozinha, aqui vão algumas dicas para facilitar o seu dia a dia na cozinha:

Também lhe pode interessar: Como organizar a cozinha

Comece pela limpeza

A primeira dica é separar o que serve do que não serve. Se desfaça de utensílios quebrados, panelas sem cabo, ou objetos sem serventia. Retire da gaveta e faça uma seleção do que é realmente necessário, lave e higienize o que for manter em sua cozinha.

Separe o que é de uso rotineiro

Os utensílios de uso contínuo devem ser priorizados para facilitar a sua rotina. Deixe-os em um local mais acessível para você não perder tempo procurando. Isso vale para louças, panelas, talheres, potes e condimentos. Aqueles utensílios de uso ocasional pode ficar guardados em armários ou prateleiras mais altas.

Separe seus utensílios por categoria

Uma forma prática de organizar é deixar os utensílios de cozinha da mesma categoria todos agrupados. Por exemplo, prato fica com prato, copo com copo, faca com faca, garfo com garfo, e assim vai...Deixe os eletrodomésticos num mesmo local: Tenha um lugar especial e fechado para guardar os seus eletrodomésticos. Além de conservar a durabilidade desses equipamentos, é muito mais fácil para o dia a dia mantê-los juntos.

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis -  Separe seus utensílios por categoria

Como organizar os eletrodomésticos

Aqui, a dica principal é: deixe os eletrodomésticos num mesmo local. Tenha um lugar especial e fechado para guardar os seus eletrodomésticos. Além de conservar a durabilidade desses equipamentos, é muito mais fácil para o dia a dia mantê-los juntos na hora de utilizar.

Otimize o espaço para guardar os utensílios de cozinha

Nem tudo precisa estar apenas nas gavetas. Alguns utensílios podem ficar presos em ganchos, pendurados na parede. Isso também facilita o acesso aqueles que são maiores e prioritários no seu cotidiano, como por exemplo a concha de pegar molho ou caldos, as facas grandes de carne ou de pão, as tábuas, as colhereres de madeiras, a espátula, entre outros.

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis - Otimize o espaço para guardar os utensílios de cozinha

Divida os espaços das gavetas

Gaveta bagunçada e com tudo misturado é o caos na cozinha, atrapalha na hora de fazer as receitas e faz você esquecer o que já tem e até comprar utensílios duplicados. A dica aqui é colocar divisórias já prontas para separar seus talheres e caixas ou organizadores transparentes para aquilo que tem tamanho maior.

Além de organizado, vai ficar muito mais bonito e fácil de usar. Você pode encontrar divisórias de plástico, de silicone e até de madeira.

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis - Divida os espaços das gavetas

Use potes para guardar comida seca

Que tal aproveitar potes para deixar os seus utensílios de cozinha mais organizados? Se os armários forem poucos, esta é uma boa opção para deixar o acesso bem fácil no dia a dia. Os potes podem conter desde comidas secas, como arroz ou lentilhas, até guardanapos, panos de prato, entre outras coisas.

Você pode usar potes transparentes ou então colocar etiquetas para ajudar a saber o que tem dentro de cada um deles.

Invista em prateleiras extras

Usar prateleiras extras pode ser uma ótima solução para deixar a sua rotina mais ágil e arrumada na cozinha. Alguns eletrodomésticos de maior uso, além de xícaras, pratos ou travessas podem ser colocadas nessas prateleiras, conforme sua preferência. Pense que as prateleiras são um lugar de fácil acesso, então vale deixar o que se usa mais. E se você tiver crianças em casa, lembre-se de colocar a prateleira em um ponto mais alto da parede e não deixar objetos de vidro expostos nela.

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis - Invista em prateleiras extras

Organize os copos em fileiras

Já falamos de deixar itens separados por categorias, né? Mas um mesmo item tem suas especificidades, como os copos. Separe as taças mais frágeis, deixando-as no fundo do armário, e coloque os copos do dia a dia de modo mais acessível, assim como xícaras e canecas numa fileira só para elas. Você vai ver como fica muito mais simples!

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis - Organize os copos em fileiras

Potes organizados com tampas

É comum separar os potes de plástico ou vidros, que usamos para guardar alimentos principalmente na geladeira, de suas tampas. A ideia inicial é ganhar mais espaço, mas pode acontecer de essa medida deixar tudo confuso e fazer com que se perca as tampas correspondente - se tudo não tiver uma ordem.

Use o tamanho como critério e agrupe os menores dentro dos maiores. Assim fica mais fácil na rotina da cozinha, sem problemas de não achar a tampa de um pote quando precisar!

Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis - Potes organizados com tampas

Utensílios de cozinha de silicone

Por ser um material bastante flexível e resistente, o silicone passou a ser mais usado nos materiais de cozinha, tornando-se muito popular. Como são maleáveis e podem ser usados em altas ou baixas temperaturas - do forno ao freezer - sem serem danificados e sem absorver demais a temperatura, são mais práticos para o dia a dia na cozinha.

Outra vantagem dos utensílios de cozinha de silicone é que são fáceis para serem lavados e higienizados: não é difícil remover os restos de comida como os de metal ou de madeira, não deixando que bactérias permaneçam nos utensílios. Quem cozinha muito, entende bem desse benefício em relação à louça, até porque eles também não riscam ou arranham panelas de inox ou alumínio.

Além disso, costumam ter várias opções de cores, sendo muito mais divertidos para decorar sua cozinha. E você, tem algum na sua casa?

Leia mais artigos de conselhos de cozinha:

Se gostou do artigo Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis, sugerimos que entre na nossa categoria de Conselhos de compra.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis
1 de 7
Como organizar utensílios de cozinha: 10 dicas imperdíveis

Voltar ao topo da página ↑