Truques e técnicas

Como salvar comida salgada

Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 13 agosto 2021
Como salvar comida salgada

Você está cozinhando um prato maravilhoso e, ao provar, percebe que exagerou no sal? Não se preocupe, isso acontece com todos nós em algum momento. É por isso que aqui no TudoReceitas compartilhamos estas dicas eficazes para consertar o excesso de sal na comida!

Quando queremos cozinhar um ingrediente que já é salgado (como o bacalhau, a carne de sol e o camarão seco, por exemplo), precisamos dessalgar bem antes de iniciar o preparo da receita. Outras vezes erramos o sal no momento de cozinhar e, como nem sempre é possível tirar o sal direto da comida, a solução será disfarçar o gosto salgado. Para todos os cenários possíveis, existem vários truques que permitem consertar comida salgada! Continue lendo e descubra como salvar comida salgada com estas dicas práticas do TudoReceitas.

Índice

  1. O que fazer para tirar o sal da comida salgada? Dicas genéricas
  2. Como tirar o sal de sopa salgada
  3. Como consertar molho salgado
  4. Como tirar o sal de carne que ficou salgada
  5. Como dessalgar carne
  6. Como dessalgar bacalhau
  7. Como tirar sal do feijão
  8. Como tirar o sal do arroz
  9. Como tirar o excesso de sal do macarrão
  10. Como tirar sal de purê
  11. Dicas e receitas para temperar

O que fazer para tirar o sal da comida salgada? Dicas genéricas

Em vez de pensar que comida salgada não tem solução, preste atenção nas nossas dicas de como corrigir o excesso de sal! Existem algumas dicas do que fazer para tirar o sal da comida salgada que são válidas para determinados preparos (como sopas, guisados, feijoada, etc), mas a maioria funciona para qualquer receita! Veja:

Corrigir o excesso de sal com pão

Coloque um pedaço de pão (pode ser pão duro) no centro da panela, sem misturar com os demais ingredientes, e deixe por 10-15 minutos. O pão vai absorver uma parte do líquido e, com isso, o excesso de sal na receita. Retire o pão ao fim desse tempo e, se necessário, acrescente mais água ou caldo, para compensar os líquidos que o pão absorveu.

Corrigir o excesso de sal com batata

Devido à presença de amido, a batata pode ser uma solução para corrigir o excesso de sal numa sopa, refogado, feijão, estrogonofe e até mesmo no arroz! Ela vai absorver o sal em excesso, trazendo um sabor equilibrado ao prato. Corte 1-2 batatas cruas pedaços e adicione na panela, deixe cozinhar por 10 minutos e retire.

Adicionar um ingrediente doce

Quando sua receita fica salgada durante o preparo, experimente adicionar meia colher de chá de açúcar ou mel e misture. O gosto doce vai ajudar a equilibrar o gosto salgado! Em alternativa também poderá usar algum legume ou fruta naturalmente doce, como a cenoura, a batata doce, a abóbora e a maçã, cru ou em purê, dependendo do tipo de preparo.

Corrigir com um ingrediente ácido

Outro truque para corrigir o sal na receita é adicionar um ingrediente ácido, que também vai ajudar a equilibrar o sabor. Você pode, por exemplo, acrescentar suco de limão, vinagre, molho de tomate, leite de vaca, iogurte ou até vinho branco. A quantidade vai depender do quanto a comida está salgada, por isso adicione aos poucos e vá provando.

Solucionar com maisena (amido de milho)

Este truque funciona muito bem sobretudo em preparos caldosos ou cremosos, mas não exagere, pois o prato pode acabar ficando mais cremoso que o ideal! Dissolva 1 colher de chá de maisena em um pouco de água fria ou em temperatura ambiente e adicione na panela. Mexa e prove para conferir se o gosto salgado diminuiu. Se necessário, adicione um pouco mais de água ou algum outro ingrediente líquido para equilibrar a consistência.

Como tirar o sal de sopa salgada

Quando exageramos na quantidade de sal numa sopa, a grande vantagem é o fato do conteúdo ser principalmente líquido! O mesmo é válido para ensopados, moquecas, feijoadas e guisados. Esse fato facilita tirar o excesso de sal através de alguns truques simples:

  • Adicionar mais água ou caldoste é um truque bem simples e eficaz! Descarte uma porção do caldo salgado da sopa e troque pela mesma quantidade de água ou de caldo não salgado. Este truque resulta especialmente bem em preparos que você vai triturar ou bater no liquidificador em seguida, porque implica cozinhar os alimentos por um pouco mais de tempo, de modo a que a quantidade de sal que eles absorveram anteriormente seja libertada na água ou caldo que você trocou;
  • Acrescentar mais legumesutro truque é adicionar mais ingredientes na panela (podem e devem ser os mesmos que você já estava cozinhando, como batata, cenoura, chuchu, etc), sem acrescentar mais sal. Desse modo, uma parte do excesso de sal será absorvido por esses "novos" ingredientes, ajudando a equilibrar o sabor;
  • Adicionar macarrão ou arroz: o amido presente no macarrão e no arroz é um excelente aliado para reduzir o gosto salgado das receitas, por isso adicionar estes ingredientes na sua sopa, guisado ou feijoada vai permitir eliminar uma parte do sal! Tem ainda a vantagem de deixar o preparo mais nutritivo.

Veja, por exemplo, como fazer sopa de inhame com carne e macarrão.

Como salvar comida salgada - Como tirar o sal de sopa salgada

Como consertar molho salgado

Se você está preparando um molho e ele acabou ficando salgado, pode colocar em prática qualquer um dos truques citados nas dicas gerais acima. No entanto, o ideal é adaptar o truque ao tipo de receita de molho que você está preparando. Veja:

  • Se você estiver preparando um molho no fogão e ele contém manteiga ou creme de leite (como o molho branco ou o molho béarnaise, por exemplo), você pode aumentar apenas esse ingrediente (no caso da manteiga, use manteiga sem sal);
  • Quando estamos preparando um vinagrete ou algum outro molho que não vai no fogo, um truque para reduzir o sal é adicionar oréganos ou aumentar a quantidade de vinagre que, como vimos acima, ajuda a equilibrar o gosto salgado.
Como salvar comida salgada - Como consertar molho salgado

Como tirar o sal de carne que ficou salgada

Se você está se perguntando como consertar carne salgada, um dos seguintes truques fáceis com certeza ajudará:

  • Tempere com algum ingrediente doce ou ácido: tempere a carne com um pouco de açúcar, mel, suco de limão ou vinagre. Esses ingredientes vão ajudar a equilibrar o gosto salgado;
  • Adicione legumes enquanto está cozinhando: se estiver cozinhando carne de panela ou no forno, por exemplo, durante o cozimento adicione 1 batata ou 1 cenoura crua, descascada e picada. Esses legumes irão absorver o excesso de sal da carne e podem ser servidos juntos com ela;
  • Corte a camada exterior da carne: com sorte, apenas a parte exterior da carne estará salgada, pois é a que entra em contato com o sal em primeiro lugar. Isto funciona especialmente bem no caso de carnes grelhadas ou assadas. Fatie ou lasque uma camada em torno de toda a carne e termine de cozinhá-la, sem adicionar mais sal.

Você sabia que existem receitas de carne com muito sal que ficam uma delícia? Veja o exemplo da picanha no forno com sal grosso e da carne assada no forno com sal grosso.

Como salvar comida salgada - Como tirar o sal de carne que ficou salgada

Como dessalgar carne

O sal é um excelente ingrediente conservante e era bastante utilizado antes das geladeiras e freezers serem equipamentos comuns nas nossas cozinhas. Exemplo disso é a carne seca, carne de charque e carne de sol, que são salgadas para que se conservem por mais tempo. Nesse caso, o excesso de sal precisa ser eliminado antes do preparo. Existem vários truques para fazer isso, confira nossa matéria sobre como preparar carne seca!

Como salvar comida salgada - Como dessalgar carne

Como dessalgar bacalhau

Outro alimento que compramos já salgado e precisamos dessalgar é o bacalhau, tão popular em dias de festa como o Natal e a Páscoa! Dessalgar bacalhau não tem segredo, apenas exige planejamento. Confira aqui nossas receitas de como preparar bacalhau e assista o vídeo abaixo, em que mostramos como dessalgar bacalhau facilmente!

Como tirar sal do feijão

Feijão é um dos ingredientes base da alimentação brasileira, por isso é natural que já tenha acontecido em algum momento você colocar sal a mais no feijão ou na feijoada! Nesse caso, como tirar o excesso de sal do feijão? As dicas são simples:

  • Substituir a água do cozimento: quando você percebe que exagerou no sal, descarte pelo menos metade da água ou do caldo do cozimento do feijão. Assim, boa parte do sal será eliminada junto com esse descarte! Adicione a mesma quantidade de água antes de colocar para ferver novamente;
  • Dessalgar o feijão com batata: cozinhe o feijão junto com 1 batata crua, descascada e picada por 15-20 minutos, ela vai funcionar como uma "esponja" e absorver o excesso de sal. Também poderá adicionar um pedaço de pão, de preferência duro, no lugar da batata. Retire a batata e o pão após cozinhar;
  • Dessalgar o feijão com cebola: a cebola é outro legume que pode ser usado para eliminar o excesso de sal do feijão! Simplesmente coloque uma cebola inteira e com casca (bem lavada!) na panela. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia, ela vai absorver o sal durante esse tempo, depois você pode descartá-la ou usá-la no preparo de sopa, por exemplo;
  • Adicionar suco de limão: algumas gotas de limão podem ajudar a eliminar o excesso de sal do seu feijão, graças ao ácido cítrico presente na fruta! Basta pingar algumas gotas de suco de limão no feijão e deixar ferver bem com a panela destampada, pois o sal será eliminado através do vapor.

Tem feijão sobrando? Prepare esta deliciosa sopa de feijão light que fica pronta em 15 minutos, é super leve e pode ser adaptada com o ingrediente que você desejar.

Conselhos: que tal aproveitar a água descartada do feijão para preparar arroz, por exemplo? Cozinhe o arroz nessa água sem acrescentar sal e sirva junto com o feijão!

Como salvar comida salgada - Como tirar sal do feijão

Como tirar o sal do arroz

O arroz é talvez o alimento mais difícil de corrigir o sal, principalmente devido à sua textura. Mas não desanime: na cozinha quase tudo tem uma solução! Confira estes truques para tirar o sal do arroz cozido:

  • Lavar o arroz: se estivermos falando de arroz branco simples, enxague-o com água filtrada usando uma peneira. Isso pode ser feito imediatamente depois de cozinhar o arroz ou se forem sobras de arroz;
  • Adicionar suco de limão: arroz com limão é uma combinação que funciona - inclusivamente o risoto de limão siciliano é um prato bem popular! Por isso, se você exagerou na quantidade de sal na hora de temperar o arroz, acrescente algumas gotas de limão e misture cuidadosamente;
  • Acrescentar leite: este truque para tirar o sal do arroz é útil se você estiver preparando um arroz cremoso, como o arroz à Piamontese ou um risoto à carbonara, por exemplo! Adicione 1-2 colheres de sopa de leite no preparo, prove e, se necessário, acrescente mais leite. Deixe cozinhar mais um pouco, evitando que o arroz passe do ponto;
  • Adicionar pão ou batata: mais uma vez, o pão ou a batata podem salvar sua comida salgada! Adicione alguns pedaços de batata crua ou de pão duro na panela do arroz, enquanto ainda está cozinhando, e retire no momento de servir.
Como salvar comida salgada - Como tirar o sal do arroz

Como tirar o excesso de sal do macarrão

Você está cozinhando macarrão para preparar uma receita deliciosa e percebeu que pegou pesado no sal? Não se preocupe, agora mesmo lhe mostraremos como recuperar macarrão salgado sem desperdício! Você pode seguir os mesmos truques indicados acima de como corrigir o sal no arroz, ou optar por estas alternativas:

  • Água gelada: coloque o macarrão já cozido num escorredor e enxague com água fria abundante. Prove o macarrão e, se necessário, repita até deixar de estar salgado. Este truque também ajuda a conseguir um macarrão mais firme;
  • Creme de leite ou molho branco: se você cozinhou um macarrão bem básico, apenas em água e sal, escorra e misture creme de leite nele, sem temperar, ou envolva-o num molho branco caseiro preparado sem sal. Isso vai ajudar a disfarçar o gosto salgado do macarrão! Veja como fazer macarronada com molho branco e frango.
Como salvar comida salgada - Como tirar o excesso de sal do macarrão

Como tirar sal de purê

Sim, você também pode salvar o purê que ficou salgado! A dica é para como dessalgar o purê de batata, no entanto também se aplica a outros purês (purê de inhame, de abóbora, etc). É bem simples: simplesmente cozinhe e amasse a mesma quantidade de batata, tal como se estivesse preparando novamente o purê mas, desta vez, sem colocar sal. Quando estiver pronto, adicione no purê que está salgado e misture muito bem, para que o purê salgado se misture no purê sem sal, equilibrando assim o sabor!

Como salvar comida salgada - Como tirar sal de purê

Dicas e receitas para temperar

Agora que você conhece as principais dicas e truques de como tirar sal da comida que ficou salgada, vale a pena descobrir um pouco mais sobre como temperar os alimentos, de modo a evitar o excesso de sal no futuro. Existem várias especiarias e ervas aromáticas que você pode usar para temperar comida em vez de usar sal, vale a pena explorar essas opções e adaptar de acordo com o seu paladar. Confira estas nossas dicas e receitas para temperar:

Como salvar comida salgada - Dicas e receitas para temperar

 

Se gostou do artigo Como salvar comida salgada, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rita
Como tirar o sal de lasanha ?
1 de 10
Como salvar comida salgada