Truques e técnicas

Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 16 setembro 2022
Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente

Nem muito duro e nem muito macio! Este é o macarrão al dente, que refere-se ao ponto intermediário de cozimento. A expressão vem do italiano "ao dente", porque quando é cozido dessa forma, o macarrão precisa ser mastigado com os dentes. Bem literal, não?!

Aqui no Brasil, começamos a usar "al dente" por volta de 1950, segundo o dicionário Houaiss, mas em outros países também se usa a expressão sem traduzi-la do italiano.

Apesar do macarrão parecer uma comida bem fácil de preparar - apenas tirar da embalagem e colocar em água fervente - a maioria das pessoas não acerta o ponto certo. Quando o macarrão fica duro demais, ele fica sem sabor e ruim, mas quando passa do ponto al dente e fica mole demais, o macarrão é digerido muito rápido pelo organismo e sentimos fome novamente.

Entendeu por que é importante preparar a massa sempre no ponto al dente?! Mas e você? Gosta de macarrão al dente? Saiba que é perfeito para um jantar, com um clima mais intimista, acompanhado de um bom vinho! Que tal?!

Aqui, no Tudo Receitas, vamos ensinar a preparar o macarrão al dente para essa e outras ocasiões!

(fotos: Unsplash)

Também lhe pode interessar: Como deixar o bolo molhadinho

Índice

  1. Como saber se o macarrão está al dente
  2. Tipos de macarrão para comer al dente
  3. Como fazer macarrão al dente
  4. Massa al dente: receitas

Como saber se o macarrão está al dente

Para saber se o macarrão está no ponto intermediário al dente – levemente macio, mas ainda com certa resistência – o tempo de cozimento vai depender do tamanho e da espessura da massa e se ela é fresca ou não.

Você pode provar um pequeno pedaço para checar se está al dente, mas também indicamos um teste bem prático chamado “teste da parede”.

Esse teste da parede funciona melhor com os macarrões do tipo longo, como o talharim e o espaguete. Funciona da seguinte forma: jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha, se ele escorrer, está al dente. Mas se ele grudar, quer dizer que está macio demais e passou do ponto.

Se cair muito rapidamente da parede, significa que ainda precisa de mais tempo de cozimento. O que achou desse teste? Prático, não!?

Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente - Como saber se o macarrão está al dente

Tipos de macarrão para comer al dente

O macarrão al dente pode ser feito com qualquer tipo de massa, tanto as mais curtas, que geralmente têm entre 5 a 6 cm de tamanho, e inclui o farfalle, o fusilli, o penne, o rigatoni, o elbow, a concha; e as massas mais longas, que podem ser cilíndricas ou tubulares, como o o espaguete, o cabelo de anjo, o bucatini ou em tiras, como o fettuccine, ou tagliatelle, o pappardelle e o linguine ou bavette.

Portanto, escolher a massa do macarrão al dente vai de acordo com o seu gosto!

Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente - Tipos de macarrão para comer al dente

Como fazer macarrão al dente

O segredo para acertar o macarrão al dente está na quantidade de água.

O ideal é que 1 litro seja fervido para cada 100g de massa. Por isso, primeiro, ferva a água, e só acrescente sal e o macarrão depois que já estiver em ebulição. Não aconselhamos acrescentar óleo, porque ele impermeabiliza a massa, impedindo que o molho penetre posteriormente. Se for possível, mexa de vez em quando, para a massa não grudar no fundo da panela.

Outro detalhe importante é o tipo de massa. As massas frescas ficam prontas mais rápidas do que as industrializadas, sobretudo, as de grano duro.

O tempo de cozimento varia dependendo do tipo de massa e do fabricante, mas para massas secas é normalmente entre 6 e 12 minutos. Para as massas mais comuns, como o espaguete, fica pronto entre 8 e 9 minutos.

Massa al dente: receitas

Vamos colocar literalmente a mão na massa?! Confira as receitas que selecionamos para você preparar o seu macarrão al dente:

  1. Receita de Macarrão al dente à carbonara: a clássica receita italiana de macarrão com toucinho ou bacon para você preparar al dente.
  2. Receita de Macarrão ao alho e óleo com tomates tostados e limão: uma receita simples, mas com um toque cítrico. Fica muito bem acompanhando um vinho branco!
  3. Receita de Farfalle com legumes e atum: esse macarrão do tipo "borboleta" fica uma delícia com legumes e atum, além de ser bem leve. O ponto al dente vai ajudar a manter a saciedade de sua fome.
  4. Receita de Macarrão alla Norma al dente: esta é uma típica receita do sul da Itália, a Sicília, preparada com molho de tomate, berinjela frita e ricota salgada.
  5. Receita de Macarrão al dente com shimeji: o cogumelo shimeji acompanha muito bem o macarrão. Além de leve, o cogumelo é muito nutritivo. Confira a receita.
  6. Receita de Macarrão al dente à bolonhesa: uma clássica receita de espaguete, que não pode faltar na sua lista! Não se esqueça do teste da parede para checar o ponto al dente, que é ótimo para fazer com o espaguete!
  7. Receita de Macarrão com brócolis e queijo: uma massa bem saborosa, que fica pronta em 30 minutos. O tipo de massa escolhida fica de acordo com sua preferência.
  8. Receita de Macarrão al dente ao molho de camarão: perfeito para uma ocasião especial, o fettuccine com camarão é bem saboroso al dente.
  9. Receita de Fettuccine al dente com Molho Gorgonzola: esse macarrão com apenas mais dois ingredientes - gorgonzola e creme de leite - dá um resultado fantástico, que você precisa provar!
  10. Receita de Fettuccine al dente ao molho de limão siciliano: Esta é uma receita com um molho típico italiano, que leva nozes e parmesão,e também ideal para vegetarianos.
Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente - Massa al dente: receitas

Se gostou do artigo Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Macarrão al dente: o que é? Como deixar a massa al dente