Truques e técnicas

Como deixar o bolo fofinho

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Redatora e editora no TudoReceitas. 1 março 2021
Como deixar o bolo fofinho

Quando você olha aquelas vitrines de padarias com aqueles bolos fofinhos e molhadinhos você chega a se perguntar qual é o truque? Como conseguir um bolo fofinho que seja fácil de fazer? Acredite, por mais clichê que possa parecer, o amor é uma das chaves para esse sucesso, concorda?

Se a paixão pela confeitaria já é um ingrediente garantido na sua cozinha, junte a vontade de aprender e você já tem meio caminho andado. Agora, você só precisa conhecer alguns truques e técnicas importantes para conseguir massas aeradas que se transformam em bolos fofinhos no forno. Continue lendo este post do TudoReceitas e veja como fazer um bolo fofinho com sucesso!

Também lhe pode interessar: Como deixar o bolo molhadinho

Índice

  1. Ingredientes, quantidades e temperatura ambiente
  2. Como deixar o bolo fofinho
  3. O tamanho da forma para um bolo fofinho
  4. Assar corretamente é um segredo para o bolo fofinho
  5. Como fazer um bolo fofinho, rápido e fácil
  6. Como fazer um bolo fofinho e macio sem fermento
  7. Como fazer um bolo fofinho sem ovos
  8. Como fazer um bolo fofinho de chocolate
  9. Como fazer um bolo de limão fofinho
  10. Como fazer um bolo de laranja fofinho
  11. Como fazer um bolo fofinho usando o liquidificador
  12. Por que o meu bolo não fica fofinho e macio?
Ver mais >>

Ingredientes, quantidades e temperatura ambiente

Pode até parecer óbvio, mas é fundamental respeitar as medidas dos ingredientes ao máximo. Mesmo assim, é importante saber que todo bolo perfeito inclui na sua receita ingredientes sólidos e líquidos, apesar do fato de que a proporção entre elas possa variar, dependendo do tipo de receita. No geral, o líquido mais utilizado é o leite, que pode ser de origem animal ou vegetal, sendo que também é possível encontrar receitas que levem creme de leite, água ou suco.

Por outro lado, para conseguir um bolo fofinho, é essencial incluir algum tipo de gordura como azeite, manteiga ou óleo. Isso vai depender dos ingredientes disponíveis e o sabor desejado. Se a ideia é fazer um bolo com um sabor mais intenso, optamos pelo azeite de oliva, mas se queremos algo mais suave, podemos usar o óleo de girassol ou manteiga.

Por último, na hora de separar os ingredientes para deixar o bolo fofinho, é fundamental que estejam à temperatura ambiente. Quando estão frios, a massa não costuma ficar igual porque não retém tanto o ar, com exceção do creme de leite quando batido.

Existe alguma ordem dos ingredientes para deixar o bolo fofinho?

Não existe uma ordem pré-determinada aplicável a todas as receitas para deixar o bolo fofinho e macio. Pode ser que em algumas receitas o ideal seja primeiro bater os ovos com açúcar enquanto em outras o ideal é usar a manteiga como o primeiro ingrediente. De qualquer forma, algumas dicas que servem para todas as receitas são:

  1. Adicione os ovos um de cada vez para que se integrem bem à massa e absorvam ar suficiente.
  2. Deixe o ingrediente líquido para o final. Apesar de muitas receitas indicarem a farinha como último ingrediente, a verdade é que um dos segredos para deixar o bolo fofinho e macio é deixar o leite ou líquido utilizado como último ingrediente. Como já comentamos, deve estar em temperatura ambiente - caso esteja gelado, você pode esquentá-lo por alguns segundos no micro-ondas.
Como deixar o bolo fofinho - Ingredientes, quantidades e temperatura ambiente

Como deixar o bolo fofinho

Pode parecer óbvio pensar que uma boa massa é sinônimo de um ótimo bolo mas, então, como deve ser essa massa perfeita? A resposta é: aerada. Para que um bolo caseiro fique fofinho no forno, é importante incorporar todo o ar possível à massa durante o seu preparo. Uma massa com menos ar não cresce igual, o famoso 'bolo solado'. A seguir, explicamos como introduzir ar à masa do bolo:

1. Separe as gemas das claras

Ao separar as gemas das claras conseguimos bater a clara em neve para incorporar mais ar e volume à massa. A clara em neve deve ser adicionada no final do processo, fazendo movimentos leves e envolventes. Já em relação às gemas, elas também precisam ser batidas energicamente para incorporar todo o ar possível. Assim, conseguimos aquelas gemas bem amarelinhas e espumosas.

2. Sempre peneire a farinha

Peneiras a farinha pode até parecer um passo dispensável, mas saiba que é um dos mais importantes. Ao peneirar a farinha incorporamos ar e desfazemos aqueles grumos. Isso deixa a massa muito mais aerada, suave e homogênea - essas características são imprescindíveis para conseguir um bolo fofinho. A única exceção fica por conta da farinha integral, que não deve ser peneirada. Neste caso, o ar pode ser incorporado com varetas manuais ou um garvo, mexendo-a bem antes de incorporá-la na massa.

E qual é a melhor farinha para fazer um bolo perfeito? A farinha de trigo do tipo 'suave' é uma das que tem menor porcentagem de glúten. Hoje em dia, você também pode encontrar farinhas preparadas, chamadas de 'farinha especial para bolos' cuja composição já inclui o fermento. Mas, caso você não encontre essas opções, também pode optar pelo fubá (farinha de milho) ou a farinha de arroz.

3. Utilize algum propulsor

Os ovos agem como impulsores quando incorporam o ar no seu batimento, mesmo assim, existem alguns truques para conseguir uma incorporação extra de ar durante o preparo. Alguns dos truques mais conhecidos são o uso de fermentos do tipo pó Royal, refrigerantes ou bicarbonato de sódio.

Seguindo essa linha de raciocínio, você pode até pensar que se adicionar uma quantidade extra desses ingredientes o seu bolo ficará mais fofinho, só que NÃO! Essa história é um mito e respeitas as medidas é fundamental. Portanto, se a receita pede media colher de chá de fermento, você não deve utilizar mais do que o indicado. No caso de utilizar a farinha especial para bolos, não é necessário adicionar algum desses propulsores.

4. Se a receita tem creme de leite, bata-o

O creme de leite batido também ajuda a incorporar mais ar à massa. Então, se a receita pede creme de leite, você pode adicioná-lo batido, como se fosse um chantilly sem açúcar. Incorpore-o por último e misture-o com movimentos envolventes.

5. Utilize batedeira ou liquidificador

Um dos truques infalíveis para deixar o bolo fofinho é utilizar a batedeira ou liquidificador. Essas ferramentas permitem incorporar mais ar à massa de maneira simples e rápida. Essa receita de bolo de laranja fofinho de liquidificador é um ótimo exemplo.

Como deixar o bolo fofinho - Como deixar o bolo fofinho

O tamanho da forma para um bolo fofinho

Se nos damos ao trabalho de pesar todos os ingredientes para conseguir uma ótima massa, por que não damos atenção à forma? É claro que o tamanho da forma influencia diretamente sob a aparência final do bolo. Se a quantidade de massa preparada for para um bolo pequeno e usamos uma forma grande, o resultado final, obviamente será um bolo achatado.

Sempre que a receita não indica o tamanho da forma, o ideal é confirmá-la com cozinheiro ou cozinheira para que se possa calcular a forma adequada de acordo com a quantidade de ingredientes. No geral, 300 gramas de farinha (cerca de 1 xícaras) costumam render bolos de tamanho médio, sendo que uma forma de 25 cm de diâmetro costuma ser a mais adequada. Se não temos certeza, o melhor truque é colocar a massa na forma e observar até onde ela chega. Para deixar o bolo fofinho sem que a massa vazar da forma enquanto assa saiba que, ainda crua, ela deve ultrapassar, no máximo, um dedo da metade da forma.

Assar corretamente é um segredo para o bolo fofinho

Conhecer o nosso forno é parte essencial do processo de como deixar o bolo fofinho e macio. É por isso que muitas vezes uma mesma receita pode gerar bolos diferentes em fornos diferentes. A temperatura ideal para assar um bolo é de 180ºC, só que nem todos os fornos assam da mesma maneira, é por isso que destacamos a importância de conhecer o produto que estamos trabalhando. Um termômetro de cozinha pode comprovar a temperatura com exatidão.

Além da temperatura, saber utilizar bem o nosso forno também tem um papel crucial na textura do bolo. Preste atenção nestes truques para deixar o bolo fofinho e macio:

  • Pré-aqueça o forno à 180ºC, enquanto prepara a massa, com calor vindo de cima e de baixo.
  • Na hora de assar o bolo, ative apenas o calor que vem de baixo. Isso faz com que a massa suba corretamente evitando que a parte de cima fique dourada enquanto o miolo ainda está cru.
  • Não abra o forno durante os 30 minutos iniciais. As mudanças de temperatura desestabilizam a massa e fazem com que, automaticamente, ela perca o volume que tinha. Uma vez passados esses minutos, você pode começar a checar o estado do bolo.
  • Pode-se ativar o calor vindo de cima cerca de 10 minutos antes do bolo terminar de assar para que a parte de cima fique mais douradinha ou até crocante.
  • Cinco minutos antes de terminar o tempo de cocção, recomenda-se apagar o forno para evitar a mudança brusca de temperatura ao ser retirado do forno. Na verdade, ele pode até ficar dentro do forno semiaberto para que o calor saia lentamente.

Uma vez que esteja fora do forno, esperamos esfriar para desenformá-lo e apoiamos sobre uma grelha para que termine de esfriar. Se essa eta for ignorada, corre-se o risco do bolo ficar úmido por baixo.

Como deixar o bolo fofinho - Assar corretamente é um segredo para o bolo fofinho

Como fazer um bolo fofinho, rápido e fácil

Agora que você já sabe como deixar o bolo fofinho e macio, é hora colocar esses truques em prática com receitas simples e gostosas. Nossa primeira sugestão é essa receita de bolo de liquidificador, super rápida:

Ingredientes

  • 125 g de manteiga
  • 125 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 60 ml de leite
  • 125 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 60 ml de azeite
  • 1 pitada de essência de baunilha

Modo de fazer

  1. Adicione a manteiga e o açúcar no liquidificador e bata. Lembre-se que todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.
  2. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata sem parar. Como a receita é feita no liquidificador, podemos pular a etapa de separar as claras das gemas.
  3. Incorpore o azeite de oliva, a essência de baunilha e continue batendo.
  4. Passe a farinha, já misturada com o fermento, pela peneira, adicione metade dessa quantidade ao liquidificador e continue batendo para que se integre.
  5. Adicione a outra metade e não pare de bater,
  6. Agora, acrescente o leite.
  7. Acomode a massa em um forma retangular de 26 cm de comprimento e asse com o forno pré-aquecido por 35 a 40 minutos, até que esteja pronto.

Como fazer um bolo fofinho e macio sem fermento

Se você prestou atenção aos truques anteriores, já percebeu que, sim, é possível fazer um bolo fofinho e macio sem fermento já que, no lugar dele, podemos acrescentar bicarbonato de sódio. Se você também não tem bicarbonato, aposte em bater as claras em neve e peneirar a farinha - esses truques podem ser o suficiente para incorporar ar à massa. Lembre-se que os ovos também atuam como propulsores e as gemas, portanto, devem estar bem batidas.

Nós sugerimos a nossa receita de bolo fofinho sem fermento.

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho e macio sem fermento

Como fazer um bolo fofinho sem ovos

Nós já explicamos que os ovos funcionam com impulsores, mas o que acontece quando eliminamos eles da receita? Será necessário encontrar substitutos tão eficazes quanto. Para fazer bolos perfeitos sem ovos, podemos substituí-los por iogurte, que também aporta proteína e suavidade à massa, além do sabor. Pode ser iogurte natural ou de sabores.

Outros substitutos dos ovos são as sementes de chia ou linhaça que, quando misturadas com água, simulam a textura do ovo. Para isso, devemos diluir uma colher e meia de sementas para 60 ml de água fervente, deixar em repouso por alguns minutos e utilizar a solução.

Algumas sugestões de bolos fofinhos sem ovo são:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho sem ovos

Como fazer um bolo fofinho de chocolate

Acertar no bolo fofinho de chocolate não é nada de outro mundo, só é preciso prestar atenção em alguns fatores que podem influenciar a textura. Por exemplo, se usamos chocolate derretido é importante saber que esse ingrediente deixa a massa mais densa e pode acarretar em um bolo mais compactado e, ainda assim, delicioso. É por isso que para deixar o bolo de chocolate fofinho, recomenda-se o uso do cacau em pó peneirado, iogurte de chocolate ou uma mistura de ambos ingredientes (iogurte natural e cacau em pó).

Algumas receitas de bolo de chocolate fofinhos são:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho de chocolate

Como fazer um bolo de limão fofinho

Para alcançar um bolo de limão fofo não é necessário fazer mais nada para além dos truques mencionados ao longo do artigo. Contudo, se quisermos um bolo com bastante sabor de limão, além de adicionar o suco, recomendamos acrescentar raspas de limão, já que que proporcionam muito mais aroma do que o líquido. Também podemos acrescentar um iogurte de limão, que aumentará a intensidade limão no bolo e a fofura.

Sem mais delongas, essas são as nossas sugestões de receitas de bolos de limão:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo de limão fofinho

Como fazer um bolo de laranja fofinho

Assim como no caso anterior, para realçar o sabor do bolo, recomendamos adicionar a casca de laranja ralada, além do suco. Você também pode bater os ingredientes no liquidificador para adicionar mais ar à massa, ou usar batedeira.

Muito além das vitaminas e mineiras, quando adicionados em temperatura ambiente os sucos fazem com que a massa retenha mais ar e, portanto, o bolo seja mais fofo. Essa é a razão pela qual os bolos deste tipo têm sempre bastante volume. Além disso, fornecem umidade e suculência, o que resulta num bolo perfeito. Como truque, aconselhamos a optar por receitas que acrescentam azeite, o que, como já dissemos, o torna ainda mais fofo.

As nossas sugestões de receitas de bolos fofinhos de laranja são:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo de laranja fofinho

Como fazer um bolo fofinho usando o liquidificador

O liquidificador pode economizar o esforço em alguns processos e também serve para fazer um bolo fofinho. Neste caso, basta seguir as instruções mediante receita e não tem erro, mas recomendamos peneirar a farinha e o fermento previamente. Este é um truque aplicável a todas as receitas.

Confira essas receitas de bolo de liquidificador incríveis:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho usando o liquidificador

Por que o meu bolo não fica fofinho e macio?

Nem sempre conseguimos um bolo perfeito de primeira! Às vezes porque não conhecemos o forno, não sabemos todos os truques, preparativos ou porque não temos uma forma adequada. É importante continuar tentando e considerar todas as dicas que foram dadas seguindo cada detalhe: retirar os ingredientes da geladeira com antecedência, bater bem a massa, pesar os ingredientes, verificar a capacidade da forma ou pré-aquecer o forno.

De qualquer forma, esses outros artigos também podem ser úteis na hora de entender o que aconteceu e o que pode ser melhorado:

Como deixar o bolo fofinho - Por que o meu bolo não fica fofinho e macio?

Se gostou do artigo Como deixar o bolo fofinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lucinda lopes da silva
Gostei munto
1 de 11
Como deixar o bolo fofinho