menu
Partilhar

Como deixar o bolo fofinho

 
Por Julia Latorre, Redatora e editora no TudoReceitas. 1 março 2021
Como deixar o bolo fofinho

Quando você olha aquelas vitrines de padarias com aqueles bolos fofinhos e molhadinhos você chega a se perguntar qual é o truque? Como conseguir um bolo fofinho que seja fácil de fazer? Acredite, por mais clichê que possa parecer, o amor é uma das chaves para esse sucesso, concorda?

Se a paixão pela confeitaria já é um ingrediente garantido na sua cozinha, junte a vontade de aprender e você já tem meio caminho andado. Agora, você só precisa conhecer alguns truques e técnicas importantes para conseguir massas aeradas que se transformam em bolos fofinhos no forno. Continue lendo este post do TudoReceitas e veja como fazer um bolo fofinho com sucesso!

Também lhe pode interessar: Como deixar o bolo molhadinho

Ingredientes, quantidades e temperatura ambiente

Pode até parecer óbvio, mas é fundamental respeitar as medidas dos ingredientes ao máximo. Mesmo assim, é importante saber que todo bolo perfeito inclui na sua receita ingredientes sólidos e líquidos, apesar do fato de que a proporção entre elas possa variar, dependendo do tipo de receita. No geral, o líquido mais utilizado é o leite, que pode ser de origem animal ou vegetal, sendo que também é possível encontrar receitas que levem creme de leite, água ou suco.

Por outro lado, para conseguir um bolo fofinho, é essencial incluir algum tipo de gordura como azeite, manteiga ou óleo. Isso vai depender dos ingredientes disponíveis e o sabor desejado. Se a ideia é fazer um bolo com um sabor mais intenso, optamos pelo azeite de oliva, mas se queremos algo mais suave, podemos usar o óleo de girassol ou manteiga.

Por último, na hora de separar os ingredientes para deixar o bolo fofinho, é fundamental que estejam à temperatura ambiente. Quando estão frios, a massa não costuma ficar igual porque não retém tanto o ar, com exceção do creme de leite quando batido.

Existe alguma ordem dos ingredientes para deixar o bolo fofinho?

Não existe uma ordem pré-determinada aplicável a todas as receitas para deixar o bolo fofinho e macio. Pode ser que em algumas receitas o ideal seja primeiro bater os ovos com açúcar enquanto em outras o ideal é usar a manteiga como o primeiro ingrediente. De qualquer forma, algumas dicas que servem para todas as receitas são:

  1. Adicione os ovos um de cada vez para que se integrem bem à massa e absorvam ar suficiente.
  2. Deixe o ingrediente líquido para o final. Apesar de muitas receitas indicarem a farinha como último ingrediente, a verdade é que um dos segredos para deixar o bolo fofinho e macio é deixar o leite ou líquido utilizado como último ingrediente. Como já comentamos, deve estar em temperatura ambiente - caso esteja gelado, você pode esquentá-lo por alguns segundos no micro-ondas.
Como deixar o bolo fofinho - Ingredientes, quantidades e temperatura ambiente

Como deixar o bolo fofinho

Pode parecer óbvio pensar que uma boa massa é sinônimo de um ótimo bolo mas, então, como deve ser essa massa perfeita? A resposta é: aerada. Para que um bolo caseiro fique fofinho no forno, é importante incorporar todo o ar possível à massa durante o seu preparo. Uma massa com menos ar não cresce igual, o famoso 'bolo solado'. A seguir, explicamos como introduzir ar à masa do bolo:

1. Separe as gemas das claras

Ao separar as gemas das claras conseguimos bater a clara em neve para incorporar mais ar e volume à massa. A clara em neve deve ser adicionada no final do processo, fazendo movimentos leves e envolventes. Já em relação às gemas, elas também precisam ser batidas energicamente para incorporar todo o ar possível. Assim, conseguimos aquelas gemas bem amarelinhas e espumosas.

2. Sempre peneire a farinha

Peneiras a farinha pode até parecer um passo dispensável, mas saiba que é um dos mais importantes. Ao peneirar a farinha incorporamos ar e desfazemos aqueles grumos. Isso deixa a massa muito mais aerada, suave e homogênea - essas características são imprescindíveis para conseguir um bolo fofinho. A única exceção fica por conta da farinha integral, que não deve ser peneirada. Neste caso, o ar pode ser incorporado com varetas manuais ou um garvo, mexendo-a bem antes de incorporá-la na massa.

E qual é a melhor farinha para fazer um bolo perfeito? A farinha de trigo do tipo 'suave' é uma das que tem menor porcentagem de glúten. Hoje em dia, você também pode encontrar farinhas preparadas, chamadas de 'farinha especial para bolos' cuja composição já inclui o fermento. Mas, caso você não encontre essas opções, também pode optar pelo fubá (farinha de milho) ou a farinha de arroz.

3. Utilize algum propulsor

Os ovos agem como impulsores quando incorporam o ar no seu batimento, mesmo assim, existem alguns truques para conseguir uma incorporação extra de ar durante o preparo. Alguns dos truques mais conhecidos são o uso de fermentos do tipo pó Royal, refrigerantes ou bicarbonato de sódio.

Seguindo essa linha de raciocínio, você pode até pensar que se adicionar uma quantidade extra desses ingredientes o seu bolo ficará mais fofinho, só que NÃO! Essa história é um mito e respeitas as medidas é fundamental. Portanto, se a receita pede media colher de chá de fermento, você não deve utilizar mais do que o indicado. No caso de utilizar a farinha especial para bolos, não é necessário adicionar algum desses propulsores.

4. Se a receita tem creme de leite, bata-o

O creme de leite batido também ajuda a incorporar mais ar à massa. Então, se a receita pede creme de leite, você pode adicioná-lo batido, como se fosse um chantilly sem açúcar. Incorpore-o por último e misture-o com movimentos envolventes.

5. Utilize batedeira ou liquidificador

Um dos truques infalíveis para deixar o bolo fofinho é utilizar a batedeira ou liquidificador. Essas ferramentas permitem incorporar mais ar à massa de maneira simples e rápida. Essa receita de bolo de laranja fofinho de liquidificador é um ótimo exemplo.

Como deixar o bolo fofinho - Como deixar o bolo fofinho

O tamanho da forma para um bolo fofinho

Se nos damos ao trabalho de pesar todos os ingredientes para conseguir uma ótima massa, por que não damos atenção à forma? É claro que o tamanho da forma influencia diretamente sob a aparência final do bolo. Se a quantidade de massa preparada for para um bolo pequeno e usamos uma forma grande, o resultado final, obviamente será um bolo achatado.

Sempre que a receita não indica o tamanho da forma, o ideal é confirmá-la com cozinheiro ou cozinheira para que se possa calcular a forma adequada de acordo com a quantidade de ingredientes. No geral, 300 gramas de farinha (cerca de 1 xícaras) costumam render bolos de tamanho médio, sendo que uma forma de 25 cm de diâmetro costuma ser a mais adequada. Se não temos certeza, o melhor truque é colocar a massa na forma e observar até onde ela chega. Para deixar o bolo fofinho sem que a massa vazar da forma enquanto assa saiba que, ainda crua, ela deve ultrapassar, no máximo, um dedo da metade da forma.

Assar corretamente é um segredo para o bolo fofinho

Conhecer o nosso forno é parte essencial do processo de como deixar o bolo fofinho e macio. É por isso que muitas vezes uma mesma receita pode gerar bolos diferentes em fornos diferentes. A temperatura ideal para assar um bolo é de 180ºC, só que nem todos os fornos assam da mesma maneira, é por isso que destacamos a importância de conhecer o produto que estamos trabalhando. Um termômetro de cozinha pode comprovar a temperatura com exatidão.

Além da temperatura, saber utilizar bem o nosso forno também tem um papel crucial na textura do bolo. Preste atenção nestes truques para deixar o bolo fofinho e macio:

  • Pré-aqueça o forno à 180ºC, enquanto prepara a massa, com calor vindo de cima e de baixo.
  • Na hora de assar o bolo, ative apenas o calor que vem de baixo. Isso faz com que a massa suba corretamente evitando que a parte de cima fique dourada enquanto o miolo ainda está cru.
  • Não abra o forno durante os 30 minutos iniciais. As mudanças de temperatura desestabilizam a massa e fazem com que, automaticamente, ela perca o volume que tinha. Uma vez passados esses minutos, você pode começar a checar o estado do bolo.
  • Pode-se ativar o calor vindo de cima cerca de 10 minutos antes do bolo terminar de assar para que a parte de cima fique mais douradinha ou até crocante.
  • Cinco minutos antes de terminar o tempo de cocção, recomenda-se apagar o forno para evitar a mudança brusca de temperatura ao ser retirado do forno. Na verdade, ele pode até ficar dentro do forno semiaberto para que o calor saia lentamente.

Uma vez que esteja fora do forno, esperamos esfriar para desenformá-lo e apoiamos sobre uma grelha para que termine de esfriar. Se essa eta for ignorada, corre-se o risco do bolo ficar úmido por baixo.

Como deixar o bolo fofinho - Assar corretamente é um segredo para o bolo fofinho

Como fazer um bolo fofinho, rápido e fácil

Agora que você já sabe como deixar o bolo fofinho e macio, é hora colocar esses truques em prática com receitas simples e gostosas. Nossa primeira sugestão é essa receita de bolo de liquidificador, super rápida:

Ingredientes

  • 125 g de manteiga
  • 125 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 60 ml de leite
  • 125 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 60 ml de azeite
  • 1 pitada de essência de baunilha

Modo de fazer

  1. Adicione a manteiga e o açúcar no liquidificador e bata. Lembre-se que todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.
  2. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata sem parar. Como a receita é feita no liquidificador, podemos pular a etapa de separar as claras das gemas.
  3. Incorpore o azeite de oliva, a essência de baunilha e continue batendo.
  4. Passe a farinha, já misturada com o fermento, pela peneira, adicione metade dessa quantidade ao liquidificador e continue batendo para que se integre.
  5. Adicione a outra metade e não pare de bater,
  6. Agora, acrescente o leite.
  7. Acomode a massa em um forma retangular de 26 cm de comprimento e asse com o forno pré-aquecido por 35 a 40 minutos, até que esteja pronto.

Como fazer um bolo fofinho e macio sem fermento

Se você prestou atenção aos truques anteriores, já percebeu que, sim, é possível fazer um bolo fofinho e macio sem fermento já que, no lugar dele, podemos acrescentar bicarbonato de sódio. Se você também não tem bicarbonato, aposte em bater as claras em neve e peneirar a farinha - esses truques podem ser o suficiente para incorporar ar à massa. Lembre-se que os ovos também atuam como propulsores e as gemas, portanto, devem estar bem batidas.

Nós sugerimos a nossa receita de bolo fofinho sem fermento.

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho e macio sem fermento

Como fazer um bolo fofinho sem ovos

Nós já explicamos que os ovos funcionam com impulsores, mas o que acontece quando eliminamos eles da receita? Será necessário encontrar substitutos tão eficazes quanto. Para fazer bolos perfeitos sem ovos, podemos substituí-los por iogurte, que também aporta proteína e suavidade à massa, além do sabor. Pode ser iogurte natural ou de sabores.

Outros substitutos dos ovos são as sementes de chia ou linhaça que, quando misturadas com água, simulam a textura do ovo. Para isso, devemos diluir uma colher e meia de sementas para 60 ml de água fervente, deixar em repouso por alguns minutos e utilizar a solução.

Algumas sugestões de bolos fofinhos sem ovo são:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho sem ovos

Como fazer um bolo fofinho de chocolate

Acertar no bolo fofinho de chocolate não é nada de outro mundo, só é preciso prestar atenção em alguns fatores que podem influenciar a textura. Por exemplo, se usamos chocolate derretido é importante saber que esse ingrediente deixa a massa mais densa e pode acarretar em um bolo mais compactado e, ainda assim, delicioso. É por isso que para deixar o bolo de chocolate fofinho, recomenda-se o uso do cacau em pó peneirado, iogurte de chocolate ou uma mistura de ambos ingredientes (iogurte natural e cacau em pó).

Algumas receitas de bolo de chocolate fofinhos são:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho de chocolate

Como fazer um bolo de limão fofinho

Para alcançar um bolo de limão fofo não é necessário fazer mais nada para além dos truques mencionados ao longo do artigo. Contudo, se quisermos um bolo com bastante sabor de limão, além de adicionar o suco, recomendamos acrescentar raspas de limão, já que que proporcionam muito mais aroma do que o líquido. Também podemos acrescentar um iogurte de limão, que aumentará a intensidade limão no bolo e a fofura.

Sem mais delongas, essas são as nossas sugestões de receitas de bolos de limão:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo de limão fofinho

Como fazer um bolo de laranja fofinho

Assim como no caso anterior, para realçar o sabor do bolo, recomendamos adicionar a casca de laranja ralada, além do suco. Você também pode bater os ingredientes no liquidificador para adicionar mais ar à massa, ou usar batedeira.

Muito além das vitaminas e mineiras, quando adicionados em temperatura ambiente os sucos fazem com que a massa retenha mais ar e, portanto, o bolo seja mais fofo. Essa é a razão pela qual os bolos deste tipo têm sempre bastante volume. Além disso, fornecem umidade e suculência, o que resulta num bolo perfeito. Como truque, aconselhamos a optar por receitas que acrescentam azeite, o que, como já dissemos, o torna ainda mais fofo.

As nossas sugestões de receitas de bolos fofinhos de laranja são:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo de laranja fofinho

Como fazer um bolo fofinho usando o liquidificador

O liquidificador pode economizar o esforço em alguns processos e também serve para fazer um bolo fofinho. Neste caso, basta seguir as instruções mediante receita e não tem erro, mas recomendamos peneirar a farinha e o fermento previamente. Este é um truque aplicável a todas as receitas.

Confira essas receitas de bolo de liquidificador incríveis:

Como deixar o bolo fofinho - Como fazer um bolo fofinho usando o liquidificador

Por que o meu bolo não fica fofinho e macio?

Nem sempre conseguimos um bolo perfeito de primeira! Às vezes porque não conhecemos o forno, não sabemos todos os truques, preparativos ou porque não temos uma forma adequada. É importante continuar tentando e considerar todas as dicas que foram dadas seguindo cada detalhe: retirar os ingredientes da geladeira com antecedência, bater bem a massa, pesar os ingredientes, verificar a capacidade da forma ou pré-aquecer o forno.

De qualquer forma, esses outros artigos também podem ser úteis na hora de entender o que aconteceu e o que pode ser melhorado:

Como deixar o bolo fofinho - Por que o meu bolo não fica fofinho e macio?

Se gostou do artigo Como deixar o bolo fofinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como deixar o bolo fofinho
1 de 11
Como deixar o bolo fofinho

Voltar ao topo da página